terça-feira, 18 de agosto de 2015

Facebook e as mortes de Lula e Dilma

Por Mauro Santayana, em seu blog:



O Instituto Lula pediu ao Facebook que retire da rede a página em que centenas de usuários de direita e extrema direita pedem a morte do ex-presidente da República, na qual aparece também, em um comentário, a mórbida, macabra, montagem acima, mas nenhuma atitude foi tomada pela empresa até agora.

Como quase sempre ocorre do ponto de vista da comunicação, e de sua própria defesa, a assessoria de Lula errou estrategicamente e errou feio.

Páginas como essa, e a da comunidade MORTE À DILMA, que também está no ar, não devem ser eliminadas, até mesmo porque as mesmas ameaças continuarão a ser replicadas em outros lugares, ad aeternum.

É preciso que elas continuem acessíveis, para que possam ser imediatamente identificados - basta fazer umprint - pelos advogados de Lula e da Presidente da República, os indivíduos que estão ameaçando sua vida e sua integridade física, para que sejam denunciados, um por um, e judicialmente interpelados, processados e responsabilizados pela justiça.

Se isso tivesse sido feito, desde o início, nos últimos anos, com base em uma atitude de tolerância zero - (ver O PT, O PSDB E A ARTE DE CEVAR OS URUBUS) - a cada ataque, insulto, calúnia recebidos, como fazem aliás outros homens públicos e partidos - nem Lula, nem Dilma nem o PT estariam na situação em que se encontram do ponto de vista da opinião pública.

Quem cala, consente.

Seja qual for sua situação ou posição ideológica, quem é injustamente citado ou ameaçado na internet precisa aprender que na rede a responsabilidade direta e primária é a individual, de quem está fazendo a ameaça ou publicando caluniando terceiros, mesmo que sites e portais, ou redes como o Facebook possam eventualmente também ser processados, mais tarde, por permitir esse tipo de ação ou iniciativa.

3 comentários:

Unknown disse...

Tenho a mesma opinião. Romário por exemplo, agiu certo. Cortou o mal pela raiz. Acho que o PT no poder tem uma compreensão equivocada do republicanismo. E tolerante com o desrespeito. Pagamos todos Muito caro por este erro.

Helena disse...

Concordo com o Miro. Paginas como estas devem ser mantidas e servem inclusive para denunciar e propagar a existencia da intolerancia e do odio, para que todos estejamos atentos sempre aos ataques 'a liberdade de expressao e 'a democracia!

Unknown disse...

Fico preocupado ao ver esta leniência dos achacados, no caso o PT, o Lula e a Dilma com relação a seus achacadores. Fazem ouvido de mercadores, sob uma pretensa capa de "Republicanismo". Isto é um republicanismo inconsequente. Não é somente a eles que estes achacadores despudorados impingem estes achaques. É a todo o eleitor do PT que sempre a ele deu o seu voto de confiança. Todos nós levamos as punhaladas dirigidas ao PT, ao Lula e à Dilma. Acho que seria bom que os três pensassem sobre isto. Já passou, e muito, da hora de se dar um basta em tudo isto. Chega desta postura servil e medrosa. PT, Lula, Dilma, pensem nisto. Nós, seus eleitores merecemos mais atenção. Larguem esta falsa indolência e saiam em defesa das suas idéias e processem quem os calunia, pois eles caluniando vocês estão, também, caluniando e achacando a todos os seus eleitores.