segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Derrotados no STF jogarão na ilegalidade?

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Convém prestar atenção à postura dos adversários da ADI 4650, que proíbe doações eleitorais de pessoas jurídicas.

Inconformados com a derrota por 8 votos a 3 no Supremo, que extingue um privilégio assegurado pela legislação em vigor até aqui - alugar partidos e candidatos políticos para executar seus interesses a frente do Estado - eles nem esperaram pela publicação dos acórdãos para ameaçar chamar Alberto Yousseff e sua turma de doleiros de volta e já anunciam o retorno do Caixa 2.

Explico.

Em situações normais, as empresas deveriam usar os recursos disponíveis em seus cofres na distribuição de benefícios aos trabalhadores, em novos investimentos, em inovações tecnológicas e assim por diante. Mas não é assim no Brasil de nosso tempo, de mandatos a peso de ouro e dólar.

Nossos capitalistas praticam a acumulação política: retiram recursos de sua empresas para reforçar o cacife junto ao poder de Estado, esterilizando o poder real da maioria dos eleitores.

E, embora sejam capazes de se colocar na posição de vítimas quando fazem delações premiadas para o juiz Sérgio Moro, e até fazer olhares de escândalo quando os acusados são seus adversários políticos, que planejam exterminar de nossa vida política, a reação diante da aprovação ADI 2650 mostra que não querem abrir mão di$o.

Não querem disputar uma eleição onde 1 homem = 1 voto como disse Ricardo Lewandowski ao defender a ADI 4650 com uma atuação impecável.

Não suportam uma disputa menos desigual, onde ideias, coerência, carisma, sei lá, podem ter mais importância de que o dinheiro.

Querem seguir na posição de homens que valem 1 bilhão de reais.

Nos últimos anos, isso lhes permitiu, através do dinheiro, dar o mesmo tom à política, esterilizar o debate, nivelar a maioria dos partidos por baixo e amenizar os conflitos. Não é sempre que que todos os partidos têm ideias semelhantes. Há diferenças, muitas vezes. O problema é que todos acabam atrelados aos mesmos interesses e aí as diferenças, com frequência, se limitam ao supérfluo.

Este é o ponto em debate agora, quando se fala que a ACI 4650 irá estimular o caixa 2. Por favor. O caixa 2 é e sempre foi estimulado e mantido por quem tinha grandes interesses para esconder, longe dos impostos, ao arrepio da lei, em prejuízo dos brasileiros que necessitam dos serviços públicos. É obra para gente grande.

Ao falar na volta do Caixa 2, o recado político é claro.

Não é uma "análise" sobre oportunidades e riscos criados por uma mudança na legislação. É só um aviso. Já que não é possível manter seus privilégios como antes, a partir de agora farão a mesma coisa - na clandestinidade.

1 comentários:

luisdiascastro disse...

Enquanto isso, segue a novela Operação Lava Jato, criada isto sim por uma quadrilha composta pelo PIG (Globo, Veja, Época, Folha, Estadão), com o apoio do grande capital, tendo como personagens centrais: ministro Gilmar Mendes, juiz Sérgio Moro, e procuradores um tal de Magnol, ou Magnólia, e um outro com cara de ET, de barbicha branca, que diz com todas as letras que a corrupção foi criada no governo Lula. Tudo segue um script minuciosamente elaborado, que começou no final do primeiro mandato da Dilma, se estendeu durante toda a campanha presidencial, e segue a todo vapor desde o primeiro dia do segundo mandato da presidenta. O sucesso da novela Lava Jato até aqui é incontestável, conseguiu encurralar o Governo, o PT e suas principais lideranças Lula e Dilma, quando se pensa que vai arrefecer a operação mostra um vigor inesgotável que não a tiram das manchetes do dia. Os irmãos metralha Marinho estão a frente desta operação até porque é a Globo que dá visibilidade a Lava Jato e não a deixam sair do noticiário, o que eles mais queriam já conseguiram desmoralizar o PT, manter a Dilma sob a ameaça do Impeachment e o Lula sob a ameaça de prisão iminente. O próprio ministro Gilmar Mendes, no seu afã e ansiedade de criminalizar o PT, acabou entregando o esquema quando na leitura de seu extenso voto a favor das doações privadas disse "bendita Operação Lava Jato que possibilitou se chegar no esquema criminoso do PT de se perpetuar no poder". Com o desprestígio do Governo mais gente vai aderindo ao esquema, que tem na Lava Jato o seu carro-chefe, como o PMDB, que não deixa dúvida que trabalha nos bastidores pela derrubada de Dilma, assim como setores da indústria que sabotam qualquer tentativa da economia se reeguer, Fica difícil para o Governo e o PT reagir agora já que passa por um momento de baixa popularidade e não o fez quando estava em alta e surfava com o sucesso econômico, resta a nós esperar por um milagre ou um bala de prata para mudar esse quadro desfavorável, já que a novela do PIG não vai parar e o justiceiro Moro está acima da lei e prende petista em tempo recorde, como agora com Vaccari.