terça-feira, 10 de novembro de 2015

Um conselho precioso do ministro Cardozo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Na Folha, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo concede sua enésima entrevista para contar o que não fez. Novidade seria contar algo que fez à frente do Ministério. O que não fez em relação à questão indígena, ao Plano Nacional de Segurança, ao vazamento de informações falsas sobre a delação de Alberto Yousseff, ao maior golpe já cometido contra os consumidores (da Telexfree), é conhecido de todos: nada.

Mas falou algo relevante. A forma de alguém questionar atos é através de representações. E o PT não sabe representar.

Ao menor sinal de fumaça, o PSDB e procuradores representam contra Lula e o partido. Mas doze anos de poder não ensinaram à direção do PT a administrá-lo como a um partido nacional, com estrutura jurídica capaz de montar estratégias de ataque e contra-ataque.

O MPF só atua provocado. Há os casos de procuradores que atuam de ofício – isto é, por iniciativa própria, baseados em fatos divulgados pela mídia. Entrando com uma representação, o MPF é obrigado a distribuir o pedido, que é analisado por um segundo procurador, para saber de sua admissibilidade. Esse prerrogativa tem sido usada reiteradamente contra o PT, com o uso abusivo de representações baseadas em boatos ou em factoides plantados pela mídia.

Do lado da executiva do PT, não se vê uma iniciativa sequer.

Por exemplo:

1- Quando foi divulgada a íntegra da delação de Alberto Yousseff, constatou-se que a revista Veja mentira na capa que produziu nas vésperas das eleições. Por que o PT não entrou com uma representação contra ela?

2- Sabe-se que desde 2010 dorme na gaveta do Procurador Geral da República um inquérito contra Aécio Neves, pela manutenção de contas em Lincheinstein em nome de offshores abertas nas Bahamas. Ou seja, um caso clássico de lavagem de dinheiro. Por que o PT não entrou com nenhuma representação para exigir uma tomada de posição do PGR?

3- Até hoje o Ministro da Justiça não apresentou os resultados da tal sindicância aberta para apurar o vazamento da falsa delação para a Veja. Por que o PT não oficiou o Ministério da Justiça e entrou com uma representação junto ao MPF?

4- A CPMI de Cachoeira terminou sem o indiciamento de uma pessoa sequer. O próprio relatório recomendava o indiciamento de jornalistas que se aliaram a Cachoeira. O PT nada fez.

1 comentários:

brasilpensador.blogspot.com disse...

em sintese o PT esta cavando sua propria sepultura,eu ando por ai e nessas minhas andanças tenho visto quantas pesosas de classe pobre que hoje estao contra o PT devido as denuncias falsas feitas pelo globo mais io PT nao acordo para isso.