terça-feira, 2 de junho de 2015

O 'clamor' alimentado pela imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Muito frequentemente, leitores de jornais questionam este observador sobre as razões pelas quais a mídia tradicional do Brasil perdeu diversidade e adotou nos últimos anos um viés tão radicalmente conservador e tão homogêneo que chega a se caracterizar como um verdadeiro partido político. A resposta nunca é simples, mas a própria imprensa oferece exemplos que ajudam a entender como se deu esse processo de perda de qualidade e degeneração da atividade jornalística.

Ação da PF contra Pimentel foi política

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A investigação da Polícia Federal que levou a uma operação de busca e apreensão na residência de Carolina Oliveira, mulher do governador Fernando Pimentel, de Minas Gerais, é uma história exemplar de interferências externas, de caráter político, sobre o trabalho policial.

Em 7 de outubro de 2014, logo após a vitória espetacular de Fernando Pimentel - em primeiro turno - na disputa pelo governo de Minas Gerais, quando derrotou o longo reinado do PSDB de Aécio Neves, duas denúncias anônimas chegaram à Polícia Federal em Brasília. Uma através do Ministério Público. A outra, através da própria polícia.

"New York Times" é pura propaganda

Por Noam Chomsky, no site Carta Maior:

Uma reportagem de primeira página é dedicada às falhas jornalísticas expostas pela principal revista acadêmica de crítica da mídia em uma matéria publicada na revista Rolling Stone sobre um estupro em um campus americano. A derrapagem jornalística é tão grave que também é o tema da principal reportagem na editoria de negócios, com uma página interna inteira dedicado à continuação das duas matérias. Em tom de choque, ambas fazem referência a vários crimes já cometidos pela imprensa: alguns casos de invenção, logo desmascarados, e casos de plágio ("numerosos demais para citar"). O crime específico da Rolling Stone foi "falta de ceticismo", que é, "em muitos aspectos, o mais insidioso" entre as três categorias.

Sergio Moro foi patrocinado pela CBF

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Essa vai para a série: ironias da vida.

Sabe aquele novo justiceiro da Globo e da coxinhada? Aquele que manda prender sem provas. Condena sem provas. E persegue até cunhada inocente.

Pois bem, foi patrocinado pela CBF corrupta de Ricardo Teixeira.

O PIG legislativo de Eduardo Cunha

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Pelos corredores, os funcionários, que morrem de medo de se pronunciar publicamente, já apelidaram a TV Câmara de “TV Cunha”. Desde que o deputado federal Eduardo Cunha assumiu a presidência da Casa, em fevereiro, a programação da TV é outra. O que mais chama a atenção é o destaque dado ao presidente todos os dias em todos os programas, sobretudo às sextas-feiras, quando acontece o chamado Câmara Itinerante. Ao assumir, o próprio Cunha anunciou no twitter que a TV passaria por “profundas mudanças”. E que mudanças.

A pesquisa fajuta contra Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

As eleições de 2014 ficaram marcadas por uma torrente de pesquisas eleitorais fajutas que o tempo tratou de mostrar que foram feitas sob encomenda para enganar a sociedade e influir no processo eleitoral. Nesse aspecto, três institutos sobressaíram: Veritá, Sensus e Paraná.

O instituto Veritá, por exemplo, a 5 dias da eleição presidencial em segundo turno, publicou uma pesquisa absolutamente maluca em que Aécio Neves aparecia com sólida vantagem sobre Dilma Rousseff – fora da margem de erro.

A quem interessa desmoralizar o SUS?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ontem, o advogado gaúcho Marcelo Santos, no Facebook, fez um post emocionado sobre seu pai:

Esse remédio abaixo (Valcyte -cloridrato de valganciclovir) é comercializado pela bagatela de R$ 12.000,00 (doze mil reais), são 60 comprimidos, que custam R$ 200,00 cada um.

Meu pai precisou tomar esse medicamento porque adquiriu uma bactéria e teve que tomar um comprimido por dia, por 14 dias. Hoje estamos devolvendo o medicamento que poderá servir a outro paciente.

STF dá uma mãozinha para Marta Suplicy

Por Altamiro Borges

Na terça-feira passada (26), a direção estadual do PT de São Paulo ingressou na Justiça Eleitoral com o pedido do mandato da senadora Marta Suplicy. Alegou que, por razões oportunistas e eleitoreiras, ela traiu os seus eleitores e que a cadeira pertence aos partidos políticos, conforme determina a legislação em vigor. Curiosamente, numa agilidade nunca vista no sempre lerdo Poder Judiciário, um dia depois o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a perda de mandato em razão da troca de legenda não se aplica aos cargos majoritários (presidente, governadores, prefeitos e senadores) – mas apenas aos mandatos proporcionais (deputados e vereadores). Marco Aurélio Mello nem escondeu a quem a sentença intempestiva beneficiaria. “Marta Suplicy deve estar de alma lavada, para dizer o mínimo”, brincou o ministro do Supremo.

Valcke e o traseiro sujo dos 'coxinhas'

Por Altamiro Borges

Muita gente que saiu às ruas nas marchas golpistas, vestindo a camiseta da CBF, exigindo o "padrão Fifa" para o Brasil e rosnando pelo impeachment da presidenta Dilma, já deve estar com a sensação de que levou um baita chute no traseiro. A prisão de vários mafiosos do futebol – que não contou com a ajuda da Polícia Federal contra os cartolas amigos, nem do carrasco Sérgio Moro, frequentador dos convescotes da CBF, e nem do "jornalismo investigativo" da Rede Globo – complicou de vez o falso discurso ético dos tais "coxinhas". Agora, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que ganhou os holofotes da mídia ao esbravejar que o Brasil merecia um "chute no traseiro" na preparação da Copa do Mundo e virou herói dos direitistas, também apareceu na lista dos metidos na roubalheira.

Ronaldo está na marca do pênalti

Protesto de coxinhas da CBF vira piada