domingo, 14 de junho de 2015

O ponto fora da curva no Congresso do PT

Por Bepe Damasco, em seu blog:

As decisões da plenária final do V Congresso do PT refletem a preocupação da cúpula do partido em não melindrar e criar constrangimentos para o governo da presidenta Dilma. Também com esse objetivo foi nítida a intenção da direção de baixar a temperatura dos debates ao longo de todo o congresso, talvez receosa de perder o controle do processo. Ficou a impressão de que os dirigentes optaram por não correr os riscos provenientes de um evento com forte ebulição política.

O resultado final do Congresso do PT

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Meu comentário na véspera da abertura dos trabalhos terminava assim:

"Para o PT, o melhor que pode acontecer em Salvador é não acontecer nada".

E foi exatamente o que se viu nos três dias do 5º Congresso Nacional do PT, em Salvador, na Bahia. Terminou tudo em zero a zero.

Malafaia, Feliciano e os anticristos

Por Paulo Fonteles Filho, em seu blog:

Há mais de dois mil anos, Roma, a cidade eterna, tinha os domínios do mundo. Escravizava povos e sociedades, tinha o terrível Herodes a seu serviço, muitos serviam de espiões, milhares de crianças foram mortas porque se anunciava o Messias.

Toda criança morta, não importa se judeu ou árabe era pela simples ameaça do Messias. Decerto que o sorriso de uma criança é uma ameaça para um tirano e isso vale para aqueles tempos, como para os atuais.

Ódio ao PT atinge 12% do eleitorado

Da revista Fórum:

O instituto Vox Populi realizou uma pesquisa inédita para medir o tamanho do ódio ao Partido dos Trabalhadores. O levantamento mostrou que ele atinge 12% do eleitorado, considerado um índice relativamente pequeno, diante do massacre midiático em torno do assunto.

Segundo os dados divulgados, a rejeição ao partido não se distribui de maneira homogênea. Em termos regionais, atinge o ápice no Sul (onde alcança 17%) e o mínimo no Nordeste (onde é de 8%). É maior nas capitais (no patamar de 17%) que no interior (4% em áreas rurais). E é mais comum entre homens (14%) do que entre mulheres (10%).

Livro: "A CIA contra a Guatemala"

Do site Vermelho:

Como parte da campanha de solidariedade à nação maia, será lançado no próximo dia 23 de junho, em São Paulo, o livro A CIA contra a Guatemala: movimentos sociais, mídia e desinformação (Editora Papiro, 160 páginas, selo Barão de Itararé), do jornalista Leonardo Wexell Severo, com fotos de Joka Madruga.

Compondo o coletivo ComunicaSul, Leonardo e Joka visitaram a Guatemala em 2013 ao lado da assessora sindical Leandra Perpétuo, da professora Monica Fonseca Severo e do cineasta Caio Plessmann. O farto material coletado em mais de dois ml quilômetros de viagens por fazendas, fábricas e portos se transformou num vídeo, que será lançado ainda este ano.

O futebol feminino não sai na mídia

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

Noite de terça-feira (9), Montreal, Canadá. Abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino. A seleção brasileira estreia com vitória de 2 x 0 sobre a Coreia do Sul. Mais do que isso, registra dois feitos históricos. No início do 2º tempo, Marta, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo, balança a rede em cobrança de pênalti, atinge a marca 15 gols em mundiais e se torna a maior artilheira da história campeonato. Antes disso, ainda no 1º tempo, Formiga, 37 anos, 20 de seleção brasileira, abre o placar e se transforma na jogadora mais velha a marcar gol em mundiais.

As críticas à entrevista de Dilma no Jô

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A mídia política não surpreende. É previsível como um jogo de sinuca comprado.

A entrevista de Dilma no Jô, por exemplo.

Você sabia, muito antes de ela ir ao ar, que só haveria cacetadas. Os textos, a rigor, poderiam ser escritos sem que os jornalistas perdessem seu tempo precioso vendo o programa.

Não importa o nível das perguntas de Jô e nem o conteúdo das respostas. Só virão pedradas.

Delegado tucano quer investigar Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No momento em que a mídia antipetista promove forte ofensiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base em criminalização de doações da empresa Camargo Correa ao instituto criado por ele em 2011, descobre-se que um dos braços desse aparato difamatório, a revista Época, tratou de simplesmente retirar da internet matéria que mostra que tal empresa também doou recursos para criação do Instituto Fernando Henrique Cardoso.

A imoralidade dos juízes e promotores

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A reportagem de Raphael Gomide e Lívia Salles, na Época, – se a apuração dos dados está correta, o que é provável, porque compatível com os dados parciais que, aqui e ali, começam a ser divulgados – mostrando que a média salarial dos juízes e promotores estaduais – vejam bem, média! – supera os R$ 40 mil mensais não é escandalosa simplesmente porque somos um país pobre, onde faltam recursos para dar ao serviço público a qualidade devida como, sobretudo, porque corrompeu moralmente o senso de equilíbrio do poder contra o qual cidadão algum pode insurgir-se, senão dentro daquela que deixou de ser uma magistratura para, antes disso, ser uma corporação de privilégios.

A atitude corajosa de Jô Soares

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

O ar désolé de William Waack no Jornal da Globo ao anunciar a próxima atração era uma pista para o que viria a seguir: o apresentador Jô Soares em um encontro para lá de amistoso com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada. E “o gordo” já começou dizendo a que vinha: fazer uma entrevista-desagravo à presidente, que está sendo alvo, disse, de uma campanha “absurda” por parte de gente que não se conforma com o resultado da eleição.

Meninas do Piauí e jornalismo justiceiro

Por Maria Carolina Trevisan, na revista Brasileiros:

A violência sofrida pelas meninas de Castelo do Piauí, a 199 quilômetros de Teresina, é uma atrocidade – e deve ser punida. Dar tratamento jornalístico para uma história como essa é delicado, especialmente porque as quatro vítimas e os quatro agentes das agressões são adolescentes (e um homem de 40 anos foi preso).

Futebol e a mudança necessária na TV

Por Mário Augusto Jakobskind, no jornal Brasil de Fato:

A série de denúncias sobre pagamentos de propinas a diretores da Fifa e ainda o envolvimento da empresa de marketing esportivo de J. Awilla, uma figura com fortes vínculos com a Rede Globo, merecem aprofundamento investigativo. É hora também de investigar o que se passa na cúpula do futebol brasileiro.

Beto Richa e a censura à blogosfera

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Tarso Cabral Violin é advogado, professor de Direito Administrativo,autor do Blog do Tarso e presidente da Associação de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná -ParanáBlogs.

Nas eleições municipais de 2012, ele divulgou duas enquetes sobre os candidatos à Prefeitura de Curitiba. Na época, a Resolução 23.364 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dizia: para divulgar enquetes era necessário informar “que não se trata de pesquisa eleitoral, e sim mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado”.

Regulação contra a "gangue da mídia"

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“A mídia não é um partido. A mídia é uma gangue, é formação de quadrilha”. A frase é do jornalista Palmério Dória, um dos debatedores do 3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná. Além dele, o conselheiro da TeleSur Beto Almeida e a secretária-geral do Barão de Itararé Renata Mielli falaram, neste sábado (13), sobre o poder sem limites da mídia hegemônica brasileira e a luta pela democratização do setor.