segunda-feira, 20 de julho de 2015

Zuzu Angel: Quem é essa mulher?

http://www.zuzuangel.com.br/
Por Bepe Damasco, em seu blog:

Quem é essa mulher
Que canta sempre esse estribilho?
Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar
Quem é essa mulher
Que canta sempre esse lamento?
Só queria lembrar o tormento
Que fez meu filho suspirar
Quem é essa mulher
Que canta sempre o mesmo arranjo?
Só queria agasalhar meu filho
E deixar seu corpo descansar
Quem é essa mulher
Que canta como dobra o sino?
Queria cantar para o meu menino
Que ele não pode mais cantar

(Angélica, letra e música de Chico Buarque de Holanda em homenagem a Zuzu Angel)


Assisti, mais uma vez, na noite de sábado, pela TV a cabo, ao filme sobre a  saga da estilista Zuzu Angel em busca da localização do corpo do seu filho, Stuart Edgar Angel Jones, assassinado pela ditadura militar. Por isso, resolvi começar esta semana ensolarada homenageando uma mulher da têmpera, da fibra e da coragem de Zuzu, que pagou com a própria vida por ter acuado a ditadura, na luta comovente de uma mãe para dar um sepultamento digno ao filho.

FNDC condena golpismo midiático

Do site do FNDC:

O Conselho Deliberativo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) aprovou, neste sábado (18/7), moção "Em Defesa da Democracia e do Estado de Direito". O texto critica a forma como setores conservadores da sociedade, como a mídia privada, parcelas do Judiciário e partidos de oposição, têm tentado criar um clima artificialmente favorável a uma interrupção do mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Eduardo Cunha e o silêncio do PSDB

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O PSDB tem um velho problema crônico de não se posicionar diante de certos casos de repercussão nacional - uma atitude que, paradoxalmente, escancara suas intenções.

O silêncio do maior partido de oposição em torno de Eduardo Cunha está longe de ser um episódio isolado.

Apenas para citar alguns eventos recentes em se verificou essa mudez: a execução do brasileiro Marco Archer na Indonésia, o espancamento dos professores pelo governador do Paraná Beto Richa e a cafajestada de Bolsonaro com a colega Maria do Rosário.

Pan-2015: Para que serve a "Veja"?

Por Celso Fonseca, no site R7:

As irmãs Luana Vicente e Lohaynny Vicente, de 21 e 19 anos, tiveram uma infância pobre nas vielas da comunidade do morro da Chacrinha, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Ainda bem crianças viram o pai, chefe do tráfico do morro, ser morto num confronto com a polícia. O que vem a seguir é daquelas improváveis histórias brasileiras, que parecem escritas como fábulas de superação.

Lula, a caça que de fato importa

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

O enredo que vem sendo rabiscado desde 2003 agora começa a tomar forma. No epílogo desejado por seus autores, o ex-presidente Lula sai da História, do lugar assegurado por sua trajetória e por oito anos de governo que mudaram o Brasil, tomba como réu em um processo desonroso, torna-se inelegível e o povo brasileiro não repete a ousadia de colocar na Presidência alguém saído de onde ele saiu: da pobreza, do Nordeste, da classe operária, do compromisso com os mais pobres e com um Brasil de todos.

Cunha tenta um golpe em causa própria

Por Antonio Lassance, no site Carta Maior:

Se ainda não ficou claro o que Cunha quer ao falar em impeachment de Dilma, é bom deixar claro. Mais do que irritação, retaliação ou revanche, Cunha mira em Dilma para acertar Rodrigo Janot, o Procurador-Geral da República.

Janot é responsável pela peça de acusação contra a Cunha, com base na qual o Supremo Tribunal Federal (STF) selará o destino do deputado. As conclusões de Janot podem levar não apenas à perda do mandato de Cunha, mas à cassação de seus direitos políticos e à decretação de sua prisão.

Metrô de SP: Mídia oculta a corrupção

Telesur: 10 anos pela integração

Por Beto Almeida

A Telesur - TV latino-americana, fruto da visão estratégica de Hugo Chávez, com o apoio de outros países - completa 10 anos de jornalismo transformador e de integração dos povos no dia 24 de julho, simbólica data do natalício de Simon Bolivar! Estruturar, manter no ar, qualificar e expandir a programação e o alcance, são vitórias da Revolução Bolivariana e do processo de integração da América Latina, levando ao mundo uma mensagem de que sim é possível fazer um jornalismo que não seja prisioneiro da ditadura de mercado, do consumismo ou da ideologia guerreira que o imperialismo impõe aos meios de comunicação no mundo.

Cunha e golpistas não vão dar trégua

Por Altamiro Borges

A partir desta segunda-feira (20), o Congresso Nacional entra em recesso por duas semanas. A folga dos deputados e senadores, porém, não deve aliviar o clima de tensão política no país. O “achacador” Eduardo Cunha, abatido com a denúncia de que recebeu US$ 5 milhões em propina, está totalmente ensandecido. Ele já avisou que seu maior desejo é “explodir o governo Dilma”. Já a oposição demotucana ficou atordoada com a queda do seu aliado – #CadeAécio, perguntam os internautas –, mas não desistiu da sua tática de “sangrar” Dilma e “matar” Lula. Setores da mídia, que já tinham escolhido Eduardo Cunha como seu novo “mosqueteiro da ética” – depois do triste fim de carreira do demo cassado Demóstenes Torres –, também não vão abandonar a sua cruzada golpista.

A "caixinha" do Pastor Everaldo

Por Altamiro Borges

No terreno nebuloso da política, os moralistas mais histéricos geralmente costumam esconder as suas imoralidades mais abjetas. Na disputa presidencial do ano passado, o exótico Pastor Everaldo posou de vestal da ética. No início da campanha, ele até garantiu os holofotes da mídia com a sua pregação agressiva e pontuou bem nas pesquisas. Na sequência, o "pastor" velhaco foi desmascarado e acabou sendo abandonado até pelos fiéis da sua igreja. A Convenção Geral das Assembleias de Deus decidiu apoiar a também evangélica Marina Silva. Agora, em plena briga pelo comando do seu partido, PSC, ele sofre novos abalos, sendo denunciado por fazer "caixinha" com os funcionários do seu gabinete. Vale conferir a fofoca publicada nesta sexta-feira (17) pela coluna "Expresso" da revista Época: