sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dirceu deveria ser deixado em paz

Por Paulo Moreira Lima, em seu blog:

Aos intelectuais, jornalistas e celebridades acadêmicas que têm se dedicado, nos últimos dias, a manifestar a decepção repentina com José Dirceu depois que ele foi conduzido a prisão da Polícia Federal em Curitiba, gostaria de dizer, do alto de minha modéstia, que sinto vergonha por esse comportamento.

Ato em defesa da Rádio e TV Cultura

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Na segunda-feira (10), a partir das 9 horas, duplas sertanejas, ativistas de várias organizações, artistas, parlamentares, ex-funcionários e funcionários das emissoras de rádio e da TV Cultura realizarão um ato-show contra as demissões e a política de desmanche e privatizações da empresa. O protesto ocorrerá na Rua Cenno Sbrighi, 378, Lapa, em frente à sede da Cultura.

Contra bomba, flores no Instituto Lula

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

Movimentos sociais, partidos, centrais sindicais, ministros, prefeitos, vereadores e deputados foram hoje (7) à sede do Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul de São Paulo, para um "abraço" em repúdio ao atentado ocorrido na noite de 30 de julho, quando uma bomba foi arremessada em direção ao prédio. Militantes distribuíram flores brancas e vermelhas – uma delas foi parar no buraco provocado pelo artefato. "Não mexam com ele" foi a mensagem mais repetida, além das várias manifestações contra a violência.

Guerras e recessão: as promessas dos EUA

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

O mundo sofreu sua virada mais radical em muito tempo com a passagem da bipolaridade à hegemonia unipolar norteamericana. Poucas décadas foram suficientes para que saibamos que o fim da “guerra fria” não foi o fim das guerras mas, ao contrário, sua multiplicação, sob vorazes ofensivas imperiais norte-americanas. Civilizações inteiras foram destruídas – como as do Iraque, do Afeganistão, da Síria -, enquanto os EUA se reivindicam a responsabilidade de ser a polícia do mundo e guerras sem fim, focos de conflitos, se multiplicam

Conspirações avançam, mas faltam bases

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

No conjunto de fatos que indicaram o agravamento da crise política nas últimas horas, o que mereceu maior atenção dos agentes políticos e analistas políticos foi a frase do vice-presidente Michel Temer, de que o país precisa de “alguém que tenha a capacidade de reunificar a todos”. Concedendo-se a Michel o benefício da dúvida, a frase pode não ter sido um auto lançamento como alternativa de governo mas, no mínimo, ele ofendeu inadvertidamente a presidente Dilma Rousseff. Diz, nas entrelinhas, que a atual presidente não tem mais esta capacidade.

Romário cobra R$ 75 milhões da 'Veja'


Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:


Quem produziu o falso extrato de uma conta bancária inexistente do senador Romário na Suiça? Esta é a pergunta da hora.

Foi a própria Veja? Ou alguma “autoridade” vazou o “documento” para a revista?

Isso é crime - e crime grave!

PT ironiza os "paneleiros" na TV

Eduardo Cunha quer pôr fogo no circo

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"Está claro e nítido que o governo não tem base hoje", comemorou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ao final desta quarta-feira quente em Brasília, que viveu mais um dia de boi-bumbá, com a bruxa correndo solta.

Na volta do recesso, depois de ser denunciado por um delator da Lava Jato de receber propina de 5 milhões de dólares, Cunha assumiu de vez o comando da oposição ao governo. A pauta-bomba por ele anunciada revelou-se claramente logo nos primeiros dias de agosto: tornar o país ingovernável e acelerar o processo de impeachment.

Vito Giannotti será homenageado em SP

Por José Coutinho Júnior, no jornal Brasil de Fato:

E se eu morrer como resistente

Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus!

Adeus! Adeus!

E se eu morrer como resistente

Tu deves sepultar-me

E sepultar-me na montanha

Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus!

Adeus! Adeus!

E sepultar-me na montanha

Sob a sombra de uma linda flor

(Bella Ciao)


Uma das músicas favoritas do jornalista, escritor e militante Vito Giannotti (1943-2015) era Bella Ciao, hino do partido comunista italiano contra o fascismo e a opressão dos trabalhadores camponeses.

O panelaço a partir da minha Timeline

Por Renato Rovai, em seu blog:

Abri um post no início do panelaço no meu perfil pessoal do Facebook, com o seguinte texto:

“Povo lindo deste Brasil que tal dizer como estão as manifestações em cada canto. Começo por aqui. Na Vila Madalena o barulho é grande, mas talvez menor do que o da primeira vez. Há alguns ensandecidos gritando Fora Dilma e Fora PT e xingando de coisas que prefiro não escrever aqui. Uns tantos batendo panela. E outros piscando a luz. É grande, mas imaginei que seria pior.”