quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Capitalismo não rima com democracia

Por Michael Löwy, no site Outras Palavras:

Vamos começar com uma citação de um ensaio sobre a democracia burguesa na Rússia, escrita em 1906, após a derrota da primeira revolução, de 1905:

“É profundamente ridículo acreditar que existe uma afinidade eletiva entre o grande capitalismo, da maneira como atualmente é importado para a Rússia, e bem estabelecido nos Estados Unidos (…), e a ‘democracia’ ou ‘liberdade’ (em todos os significados possíveis da palavra); a questão verdadeira deveria ser: como essas coisas podem ser mesmo ‘possíveis’, a longo prazo, sob a dominação capitalista?” [1]

PSDB mantém apoio a Cunha

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Defensor do impeachment e da renúncia da presidente Dilma, o PSDB já decidiu que dará sustentação a Eduardo Cunha, no período turbulento que se seguirá à denúncia do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, por suspeita de cobrança de propina.

“Haverá um custo mas mesmo denunciado ele nos será útil. Vamos lhe dar sustentação”. Este é o resumo do que disseram ontem vários tucanos da bancada da Câmara, lembrando que enquanto estiver no cargo Cunha terá o poder de mandar abrir o processo de impeachment contra a presidente Dilma. Não haverá decisão nem anúncio formal a este respeito, exatamente para reduzir o inevitável desgaste.

Os passos de Cunha até o cadafalso?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:



Diz o jornal O Globo que ainda hoje o Procurador Geral Rodrigo Janot encaminhará ao Supremo Tribunal Federal a denúncia contra Eduardo Cunha por corrupção e lavagem de dinheiro.

A Folha diz que será até amanhã.

Seja como for, é apenas o primeiro passo.

FHC, o conspirador-chefe

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Jeferson Miola, no site Carta Maior:

Fernando Henrique Cardoso, que usa a grife FHC, é o nome e sobrenome do conspirador-chefe. É ele quem concebe, articula e organiza a estratégia para desestabilizar e derrubar a Presidente Dilma. É ele, enfim, o cérebro, o autor intelectual da estratégia golpista.

Os líderes verdadeiros entram na história. São personagens transcendentes, que legam ao seu povo e à sua Nação obras civilizatórias, virtudes democráticas e valores morais que inspiram a humanidade.

Lula e a artimanha do Tinhoso

Da coluna "Notas Vermelhas", no site Vermelho:

A Revista Veja publicou, em sua última edição, dados bancários do ex-presidente Lula. Todo cidadão tem assegurado por lei o sigilo de sua movimentação bancária, que só pode ser quebrado por ordem judicial. No entanto, segundo a revista, as informações foram obtidas a partir de um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Beth Carvalho repudia golpistas

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

A cantora Beth Carvalho é filha de João Francisco Leal de Carvalho (cassado em 1964 pela ditadura militar) e Maria Nair Santos Leal de Carvalho.

Verdadeiramente progressista, Beth, a vida inteira, se alinhou com os movimentos sociais e políticos de esquerda. Sempre se posicionou ao lado de líderes como Che Guevara, Fidel Castro, Hugo Chavez, Leonel Brizola, João Pedro Stedile. Votou em Lula, em Dilma.

FHC agora dá uma de radical

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Pegou muito mal. Sempre tão preocupado com sua biografia e de como vai passar para a História, mais do que com qualquer outra coisa, FHC deixou de lado o bom senso e a moderação habituais para dar uma de surfista radical ao pedir a renúncia da presidente Dilma Rousseff.

O que deu no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do alto dos seus 84 anos, para sair dos confortos das palestras e dos diagnósticos sociológicos, para entrar de cabeça na rinha política, onde já pontificam os Aécios, Cunhas, Bolsonaros e Caiados?

Protesto do dia 20 e a política dos puros

Por Gilberto Maringoni, na revista Fórum:

As manifestações de protesto contra o ajuste fiscal, de oposição à direita e pela democracia, marcadas para esta quinta (20) em diversas cidades, está suscitando séria celeuma entre as próprias forças progressistas.

Ela é convocada por entidades, como o MTST, o MST, a CUT, a CTB, a UNE, a UBES e o PSOL.

Os eventos podem vir a ser ser um marco e um contraponto importante à escalada reacionária que toma conta da sociedade.

Quem irá às ruas e quais as bandeiras?

Por Breno Altman, em seu blog:

A mobilização prevista para acontecer nas próximas horas foi originalmente convocada, no caso de São Paulo, por um acerto bilateral entre a CUT e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), liderado por Guilherme Boulos.

Rapidamente teve adesão dos principais movimentos sociais e entidades sindicais.

Partidos de posições conflitantes – como o PT, o PCdoB e o PSOL – também acabaram, de uma forma ou outra, por se somar à iniciativa. Que em cada cidade ou estado é impulsionada por protagonistas distintos, correspondendo à capacidade maior ou menor de mobilização que cada organização possui.

Taxistas acusam Globo de apoiar Uber

Por Altamiro Borges

A vida da TV Globo não está fácil. É certo que os três filhos de Roberto Marinho, que não têm nome próprio, seguem na lista da Forbes dos maiores ricaços do planeta. Mas as nuvens estão carregadas e os sinais são cada vez mais preocupantes. Queda acentuada de audiência de vários programas; queda de faturamento em publicidade; queda de crebilidade na sociedade. Para piorar, como fruto do clima de ódio e intolerância chocado pelo próprio império global, os jornalistas da emissora são agora alvos constantes de hostilidades. Na marcha fascista de domingo (16), um repórter da empresa foi xingado e empurrado. Até a comentarista Cristiana Lôbo, uma venenosa inimiga do PT, foi atacada nas redes sociais. Outro sintoma do clima tenso é a recente revolta dos taxistas contra a Rede Globo.