segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cunha, Aécio e Gilmar: os três patéticos

Por Altamiro Borges

Entre as várias figuras exóticas da política nacional, três têm se destacado nos últimos meses. Aécio Neves, o cambaleante tucano, até agora não se curou da ressaca das eleições presidenciais de outubro passado. Toda semana ele esbraveja, reúne-se com grupos fascistas e exige o impeachment de Dilma. Temendo ser atropelado pelo governador Geraldo Alckmin e até pelo eterno candidato José Serra, ele tem pressa. Outro que anda desesperado é o lobista Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal. Ele virou o herói dos fascistas mirins, mas foi denunciado na midiática Operação Lava-Jato e agora corre o risco de ser cassado. Por último, vale citar a figura sinistra do ministro Gilmar Mendes, que faz de tudo para transformar o STF num aparelho da oposição mais hidrófoba.

Alexandre Frota foi rifado por Aécio?

Por Altamiro Borges

Nas eleições presidenciais de outubro passado, o "ator" pornô Alexandre Frota entrou de cabeça na campanha do cambaleante Aécio Neves. Fez até vídeo para o tucano nas redes sociais. Já na semana retrasada, o veterano "artista" foi interrogado pelo Ministério Público sobre o episódio em que disse - no programa de Rafinha Bastos, da Band - que teria feito sexo na marra com uma mãe de santo. Na ocasião, ele foi alvo de protesto de várias organizações feministas, que exigiram punição exemplar ao "estuprador". Já Aécio Neves nem deu as caras para se solidarizar com o seu ativo cabo-eleitoral.

Artilharia midiática contra Flávio Dino




Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:


O bombardeio é diário, sem trégua. Com “denúncias” como esta:



Isso mesmo. O governador Flávio Dino é “acusado” de sentar-se ao lado do motorista pelo jornal O Estado do Maranhão, que integra o império midiático da família Sarney.

Hoje não tem água nem aula em SP

Por Camila Camilo, na Agência Pública:

Na saída da turma da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Enéas Carvalho de Aguiar, na Vila Sabrina, zona norte de São Paulo, mães e avós esperavam seus filhos e netos. Era final de junho, última semana antes das férias, e elas tinham uma reclamação na ponta da língua: a falta de água constante na escola. Márcia Brito, mãe de uma aluna do 3⁰ ano e avó de um aluno do 5⁰, era das mais indignadas. “Tem dias que eles são dispensados. A gente mal é avisado se vai ter reposição depois ou se ficarão com falta. Os dois reclamam do fedor no banheiro e contam que às vezes a professora pede para segurar o xixi. Não é um absurdo?” Talita Carrara, aluna no 9⁰ ano do Ensino Fundamental 2, que funciona à tarde, se queixa da mesma situação: “Tem dias que não temos aula porque ninguém consegue ficar aqui, o cheiro é muito forte”.

Frases polêmicas de "Bolsonaro Cristão"

Da revista Fórum:

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) é famoso por suas opiniões polêmicas e, muitas vezes, preconceituosas. Pensando em expor a contradição no discurso do parlamentar, que frequentemente recorre à religião para justificar suas posições, os estudantes Fernando Paladini e Guilherme Eufrasio Sousa Passos criaram o tumblr ‘Bolsonaro Cristão’.

Eduardo Cunha e a privataria tucana

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

A denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem uma surpresa. Na página 40 aparece a ligação da Operação Lava Jato com a privataria tucana, ao rastrear o caminho do dinheiro das propinas sobre contratos de construção de sondas pela Samsung para a Petrobras.

Desmontando o discurso do "Fora PT"

Por Cíntia Alves, no Jornal GGN:

Uma pesquisa realizada no último domingo (16) com manifestantes que participaram do ato contra o PT e pelo impeachment de Dilma Rousseff, na Avenida Paulista, resultou em dados que chamaram a atenção da doutora em Ciência Social e pesquisadora da Unifesp, Esther Solano. Em parceria com representantes da USP e Open Society, Solano coordenou uma equipe de entrevistadores que conversou com quatro centenas de insatisfeitos com o atual governo. Ao GGN, ela disse que ficou supresa ao detectar que nem todos que estavam na principal via de São Paulo concordam e seguem a mesma linha de pensamento político dos agitadores do protesto.

O STF e a chacina de São Paulo

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O Supremo Tribunal Federal dá início, hoje, ao julgamento da descriminalização do porte de drogas para uso próprio. Organizações contra e a favor da descriminalização - e sobre essa questão não há unanimidade sequer entre os próprios policiais - devem se manifestar.

Será debatido o princípio de que o porte de drogas, tipificado no Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), não deveria ser configurado crime, por não gerar conduta lesiva a terceiros, e o de que a tipificação ofende princípios constitucionais, como o da intimidade e o da liberdade individual.

Os idiotas perderam a modéstia

Por Patrick Mariano, na revista Caros Amigos:

Adílio Cabral dos Santos, 33 anos, vendedor ambulante de doces e balas nos trens do Rio de Janeiro, morreu na contramão atrapalhando o tráfego.

Ao fugir da fiscalização, junto com seus colegas de trabalho, foi atropelado por um trem, enquanto corria por entre os trilhos da estação Madureira. Ele caiu e lá ficou. Por ordem da empresa, outro trem que vinha em sua direção passou por cima de seu corpo para que não houvesse interrupção do fluxo.

Adílio dos Santos cumpriu sua sina. Sina de uma vida indigna de ser vivida para o capitalismo. 

As políticas atuais agravarão a crise

Por Paul Krugman, no site Outras Palavras:

Que está causando as quedas abruptas das bolsas de valores? O que elas significam para o futuro? Ninguém tem muitas respostas.

Tentativas de explicar as oscilações diárias nos mercados são normalmente insanas: uma pesquisa em tempo real sobre o crash de 1987 da bolsa de Nova York não encontrou evidência alguma para nenhuma das explicações que os economistas e jornalistas ofereceram para o fato. Descobriram, ao invés disso, que as pessoas estavam vendendo ações porque – você adivinhou! – os preços caíam. E o mercado de ações é um péssimo guia sobre o futuro da economia. Paul Samuelson brincou, certa vez, que os mercados haviam previsto nove das cinco recessões anteriores, e nada havia mudado a este respeito…

Grécia é esmagada pelos bancos

Do site Opera Mundi:

O ex-ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou neste domingo (23/08) que a “primavera” grega, representada pela chegada do partido de esquerda Syriza ao poder no começo do ano, foi “esmagada” “não por tanques, mas pelos bancos” e questionou: “para que enviar tropas se podem enviar a troika [Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI] cada mês?”.

"Paulinho devia deixar a Força Sindical"

Por João Carlos Gonçalves (Juruna)

Manter a unidade e a pluralidade da Central

O ato de sexta-feira, dia 21 de agosto de 2015, no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, quando a Força Sindical recebeu o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, descambou para uma cena lamentável: o que era para ser uma atividade institucional e imparcial, para conversar sobre as leis e medidas que estão em tramitação ou que já foram votadas, transformou-se num ato partidarizado, de apoio a um político que está sendo indiciado pelo Ministério Público.

Demissões e a morte do Estadão

Por Altamiro Borges

O jornal Estadão, da decadente e falida famiglia Mesquita, iniciou nesta sexta-feira (21) mais uma onda de demissões. Segundo apurou o sempre dócil Portal Imprensa, “o fotógrafo Carlos Pupo e os repórteres José Roberto Castro, Ana Kátia, Roseli Lopes, Eulina Oliveira e Ronald Lincoln Jr estão entre os desligados da empresa. A justificativa para as demissões seria a crise financeira que atinge o país e, consequentemente, o veículo”. A desculpa da empresa é das mais esfarrapadas. Há muito tempo que o Grupo Estadão atravessa grave crise – decorrente da explosão da internet, da perda de credibilidade dos seus veículos conservadores e também da péssima gestão do feudo familiar, como tão bem demonstrado no livro “Nascidos para perder”, do saudoso jornalista Mylton Severiano.

Desemprego em alta ameaça Dilma

Por Altamiro Borges

O Ministério do Trabalho divulgou na sexta-feira (21) dados alarmantes sobre a alta do desemprego no país. Como efeito já esperado do arrocho monetário (elevação dos juros) e fiscal (corte dos gastos públicos), as empresas demitiram 157,9 mil trabalhadores em julho - o quarto mês seguido de queda. Foi o pior desempenho do emprego com carteira assinada em julho da série, que teve início em 1992. O último ano em que havia sido registrada perda de vagas no mês foi em 1998, com o fechamento de 21,5 mil postos. Para piorar, os sinais de retração da economia indicam novos facões nos próximos meses. A presidenta Dilma, alvo de intensa campanha golpista da direita, deveria se preocupar mais com esta tragédia. Esta, sim, pode encurtar ou desgraçar de vez o seu segundo mandato!

O silêncio de Aécio e FHC sobre Cunha

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Tão tagarelas ao dar lições de moral nos últimos meses, FHC e Aécio estão mantendo um silêncio de vaca amarela sobre o caso Eduardo Cunha.

Tem um preço este mutismo de ocasião.

Cada palavra silenciada desmoraliza as pronunciadas contra o governo Dilma.