segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Cunha, PSDB e a cartada golpista

Por Altamiro Borges

Em seu perfil no Facebook, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) postou nesta segunda-feira (12) uma mensagem bastante preocupante. Sempre bem informado e com posições críticas ao governo federal, ele adverte que a marcha golpista para derrubar a presidenta Dilma Rousseff segue em curso. O perigo é iminente e grave. Vale conferir alguns trechos do seu alerta:  

O prêmio "caixa-d'água" para Alckmin

Por Altamiro Borges

Nesta terça-feira (13), na Praça do Patriarca, região central de São Paulo, vários movimentos sociais e entidades ambientalistas, reunidas no Coletivo de Luta pela Água, realizam uma singela homenagem ao governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Na ocasião será entregue ao tucano o "Prêmio Falta de Água", como uma resposta irreverente à decisão da Câmara Federal de agraciar o "picolé de chuchu" com o Prêmio Lúcio Costa, concedido "por seus méritos na gestão da crise hídrica em São Paulo". O ato terá início às 16 horas e servirá para mostrar a revolta da população com a grave crise do setor.

Cunha esconde algum podre de FHC?

Por Altamiro Borges

Saiu na coluna da jornalista Mônica Bergamo na Folha deste domingo (12):

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não digeriu por completo as declarações de Fernando Henrique Cardoso sobre suposto pedido de parlamentares para que ele ocupasse uma diretoria da Petrobras no governo do tucano. O ex-presidente afirmou em um livro que negou o pedido porque o parlamentar "tinha trapalhadas".

"Fernando Henrique não precisa de escada em mim para poder promover o livro dele", diz Cunha. "Mas eu, por questão de educação, não vou remeter a fatos pretéritos da época em que eu estava na Telerj." O peemedebista presidiu a telefônica do Rio nos governos de Fernando Collor e no início do de Itamar Franco, em que FHC foi chanceler e ministro da Fazenda.

Carlos Sampaio, líder tucano, é uma fraude

Por Altamiro Borges

Desde a derrota nas eleições presidenciais de outubro passado, o PSDB tem apostado na instabilidade política - o que contribui, inclusive, para a desestabilização da economia, com seus efeitos destrutivos no cotidiano dos brasileiros. Quatro dias após a divulgação do resultado das urnas, a sigla questionou a votação e pediu uma auditoria. Esta atitude, amplificada pela mídia golpista, atiçou os "midiotas" que saíram às ruas berrando pelo impeachment de Dilma. Agora, porém, o próprio PSDB informa que sua auditoria interna confirmou que não houve fraudes na eleição. Será que o cambaleante Aécio Neves e o xerife Carlos Sampaio, os dois principais líderes desta cruzada insana, pedirão desculpas à sociedade pelos prejuízos causados? Será que a mídia também fará autocrítica?

Mídia salvará o demo Agripino Maia?

Por Altamiro Borges

O coronel José Agripino Maia, presidente nacional do DEM e senador pelo Rio Grande do Norte, já foi alvo de inúmeras acusações de falcatruas. Mas o demo sempre conseguiu sair ileso e ainda posa de paladino da ética. Nas recentes marchas pelo impeachment da Dilma, organizadas por grupelhos fascistas, ele fez questão de desfilar trajando camisetas "contra a corrupção" e de tirar selfies com os seus admiradores golpistas. Agora, porém, Agripino Maia volta a ser investigado por ações suspeitas. Neste domingo (11), veio à tona a denúncia de que o senador solicitou um jatinho da OAS, uma das empreiteiras denunciadas na midiática Operação Lava-Jato. Será que a mídia vai novamente abafar o caso, salvando o demo de ser enviado para o inferno?

Carta de despedida para Eduardo Cunha

Por Tadeu de Brito Oliveira Porto, no blog O Cafezinho:

“Prezado Eduardo,

Ou melhor, Dudu. Nesse altura do jogo, acho que estamos íntimos o suficiente para tratamentos mais carinhosos e esse apelido lhe cai incrivelmente bem, devida a sua habilidade por repetir coisas!

E é bom que começamos nossa carta assim, de uma maneira mais suave, com ternura e proximidade, pois o que vamos te falar não será fácil.

Dudu, você está fora!

Os retrocessos do Acordo Transpacífico

Por Fernando Damasceno, no site da CTB:

A mídia brasileira, em sua tradicional sanha por desqualificar a política internacional do governo brasileiro, tem procurado demonstrar os prejuízos que o país sofrerá ao não fazer parte do Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP, na sigla em inglês para Trans-Pacific Partnership).

Nada de novo nessa relação obsessiva entre os grandes conglomerados midiáticos e os governos Lula e Dilma. Um detalhe, no entanto, tem ficado de fora da análise que vem sendo feita sobre o chamado TPP: os graves prejuízos que a classe trabalhadora e o sindicalismo dos 12 países (Austrália, Brunei, Chile, Peru, Nova Zelândia, Japão, Estados Unidos, Canadá, Malásia, México, Cingapura e Vietnã) que pretendem assinar o Acordo terão, em nome do livre-comércio e de um pretenso desenvolvimento.

"Imprensa joga pesado para barrar Lula"

Por Helder Lima e Marilu Cabañas, na Rede Brasil Atual:

Brasil e Estônia são os únicos países que não taxam milionários, afirmou o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, durante gravação do primeiro programa Entrevista Coletiva, parceria do coletivo Jornalistas Livres e da TV dos Trabalhadores – TVT, que deve estrear em breve. O diplomata fez uma análise da conjuntura política econômica do país e criticou o ajuste fiscal. Para ele, o ajuste fiscal promovido pelo governo federal mina as bases do Partido dos Trabalhadores.

O que sabe Eduardo Cunha sobre o PSDB?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Segundo a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF, no período compreendido entre junho de 2006 e outubro de 2012 o deputado federal pelo PMDB do Rio de Janeiro, Eduardo Cosentino da Cunha. “solicitou para si e para outrem e aceitou promessa de vantagem indevida” no valor total de 40 milhões de dólares.

A propina derivaria de intermediação de Cunha para que ocorresse contratação pela Petrobrás de fornecimento de navios-sonda do estaleiro coreano Samsung Heavi Indústries ao custo de mais de um bilhão de dólares.

O filho de Lula e os filhos da 'Veja'

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:


Ex-Veja, Lauro Jardim estreia hoje em O Globo com uma nota daquele tipo bem comum à revista do “produzam a noticia que estou fechando a edição”.

(Aliás, a foto “gostosão” na primeira página fez-me lembrar quantas vezes ouvi naquela redação que “jornalista não é notícia”. Mas mudaram os tempos e não mudei eu.)


Uma lei para garantir o rentismo

Por José Carlos Ruy, no site Vermelho:

Um dos mais enfáticos lutadores contra a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - oficialmente Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000) foi o então deputado comunista Sérgio Miranda (1947-2012).

A lei foi criada por Fernando Henrique Cardoso para atender às imposições do FMI. E Sérgio Miranda, que foi um dos maiores conhecedores das questões fiscais e orçamentárias no Congresso Nacional, denunciou incansavelmente o caráter neoliberal daquela lei cujo objetivo não declarado era garantir apenas o pagamento da montanha de juros para remunerar a ganância rentista e especulativa.

Carta de um militante do PT a Dilma

Por Conceição Lemes, no site Viomundo:

Frequentemente, eu, Conceição Lemes, e o jornalista Artur Scavone conversamos sobre política. Nas últimas semanas, o tema foi a crise política e a angústia que anda corroendo todos nós.

Na última sexta-feira 9, ele me enviou um e-mail, cujo texto era uma carta aberta à presidenta Dilma Rousseff, que ele começa carinhosamente com “Querida companheira Dilma”.

- Não é muito piegas? - perguntou-me.

O golpe e o poder das ideias

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

O país vive horas cruciais. O assalto conservador ao poder joga uma cartada de vida ou morte contra o relógio político nos próximos dias.

À medida em que apodrece a reputação de seus centuriões, e os savorolas da ética entram em combustão explosiva - caso dos homens-tocha Cunha, Agripino, Nardes, Aéreo Neves etc, - resta-lhes apostar tudo no estreito espaço de tempo entre a desmoralização absoluta e a capacidade residual de articular o golpe.

"Golpe paraguaio" está em curso no Brasil

Por Rui Falcão, no site do PT:

A torcida é grande e os golpistas estão animados. Mas a democracia não é jogo de futebol e o voto popular não pode ser desprezado só porque os derrotados não se conformam com o resultado das urnas. Quem perdeu vai ter que esperar outra eleição, em vez de conspirar o tempo todo, torcer contra a economia do País e apostar no quanto pior melhor, na esperança de encurtar o mandato legítimo da presidenta.

Taxa de câmbio e o catastrofismo da mídia

Por Jorge Armindo Aguiar Varaschin, no site Brasil Debate:

O discurso de terror novamente se instalou no debate econômico nacional. Tempos atrás, era a inflação seu principal objeto. Nos últimos dias, no entanto, o tom foi mais além: o câmbio, segundo alguns, ultrapassou todos os “recordes” de desvalorização do real frente ao dólar. A crise política conjugada com o ajuste fiscal empurra a economia para baixo, dando novo fôlego àqueles que cultivam cenários pós-apocalípticos ou de fim de mundo. Estão, como sempre, à procura de seus próprios zumbis.

Mídia legitima os abusos machistas

Por Carolina de Assis e Dodô Calixto, no site Opera Mundi:

A exploração da imagem de mulheres na mídia é uma das preocupações da pesquisadora Roz Hardie, diretora da ONG britânica Object. Para a feminista, que participou do I Seminário Internacional Cultura da Violência contra Mulheres, a circulação de conteúdo que representa o feminino como objeto nos meios de comunicação favorece a proliferação de ideias que mulheres "desejam ou merecem violência".

Orgulhos e vergonhas dentro da crise

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Tarso Genro, no site Sul-21:

Para tentar uma reflexão que incida mais sobre o médio prazo, tomado como os três anos de mandato que restam ao segundo governo da Presidenta Dilma, vamos considerar que aqueles quadros políticos dos diversos partidos, que ainda não foram julgados, são - por enquanto - “acusados”, independentemente do acúmulo de provas que existam contra os mesmos. Vamos lembrar, também, que as diversas investigações e processos penais em andamento, abrangem, indistintamente, nos Estados, no Governo Federal e nos Municípios, embora os destaques da mídia sejam sempre especialmente contra o PT, todos os partidos políticos. E vamos considerar, também, o fato político mais importante deste último período: que o chefe da oposição, que até ontem tinha toda a confiança e estímulo de Aécio, Fernando Henrique, Agripino, Bolsonaro, cultuado por vastos setores da classe média alta (somos todos Cunha!) e incensado pela mídia por ser um instrumento de combate ao PT e a Dilma - este personagem - “caiu”.

Youssef e o escândalo do ICMS paulista

Por Henrique Beirangê, na revista CartaCapital:

O doleiro Alberto Youssef já citou 200 personagens em seus cerca de 500 depoimentos prestados à força-tarefa da Lava Jato. São horas de diálogos gravados sob os olhos e ouvidos atentos de advogadas, delegados e procuradores da República. Youssef falou da participação de políticos, empreiteiros, lobistas e doleiros no esquema de fraudes que envolvem a Petrobras e outros órgãos federais. Apesar da extenuante rotina de inquirições em Curitiba, quase diárias, Youssef parece ter decidido contar apenas parte da história de suas negociatas.