segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Herdeiro do Itaú foi à marcha golpista?

Por Altamiro Borges

Numa nota minúscula, o site da Época postou uma curiosa informação na semana passada: "Roberto Setubal, presidente do Itaú, diz amiúde não haver razões para que Dilma sofra impeachment. Parece que Guilherme Setubal Souza e Silva, seu sobrinho, filho de Neca Setubal, pensa diferente. Ele conversa com movimentos anti-Dilma e participou, em março, de uma manifestação em que já se pedia o afastamento da presidente". A pergunta que fica é se o jovem ricaço também pagou mico nas marchas golpistas deste domingo (15), que foram um vergonhoso fiasco em todo o Brasil.

Homenagem a Vito Giannotti


Contra o terror, a política

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Convém prestar atenção às vozes que fazem o possível para manter um patamar mínimo de lucidez e racionalidade diante do inaceitável atentado terrorista de sexta-feira, em Paris. O risco é repetir a reação de George W Bush aos ataques de 11 de setembro de 2001: guerras colossais, que custaram US$ 4 trilhões, mataram centenas de milhares de seres humanos e ajudaram a derrubar a economia mundial, com custos impagáveis que se projetam até hoje no atual pântano planetário -- e nenhum problema resolvido.

A liberdade de falar sozinho

Por Luis Felipe Miguel, no Blog da Boitempo:

A recente aprovação do PLS 141/2011, relativo ao direito de resposta nos veículos de comunicação, despertou uma reação enfurecida das empresas de mídia, seja por meio das suas associações (ANJ, ABERT), seja por meio de editoriais e de artigos e entrevistas de seus porta-vozes formais e informais. Como sempre, no discurso deles, qualquer tentativa de regulação pública da atividade jornalística empresarial aparece como uma ameaça à liberdade de expressão.

Je Suis Paris... Bagdá, Tripoli e Damasco

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Foram lamentáveis e brutais, sob todos os aspectos, os atentados ocorridos em Paris, que acarretaram centenas de mortos e feridos inocentes, franceses e estrangeiros.

Nas horas que se seguiram, na frágil cobertura da TV estatal francesa, que parecia só dispor de uma equipe e entrava, ao vivo, em contato, por telefone, com o seu repórter que estava no interior da Boate Bataclan, o foco foi mantido na solidariedade e na reação das autoridades e do governo.

A pobreza de argumentos de Miriam Leitão

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Os colunistas da mídia têm que melhorar seus argumentos contra o direito de resposta se quiserem ser levados a sério.

Existe um lugar comum que provoca risadas tão logo lido: mordaça. Foi o que Míriam Leitão escreveu dias atrás.

Ora, isso coloca numa situação ridiculamente de vítima uma mídia que não tem limites e vive que mamatas do Estado há décadas.

Monopólios da mídia e a onda conservadora

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

A presidenta Dilma Rousseff sancionou na noite desta quarta (12) a lei que regulamenta o direito de resposta, uma conquista democrática da sociedade civil brasileira prevista na Constituição de 1988, mas suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2009, quando a corte cassou a Lei de Imprensa.

Mas não sem antes abrir mais uma concessão aos grandes oligopólios de mídia do país, em especial àquele que detém a maior emissora de TV da América Latina: Dilma vetou o artigo que permitia ao ofendido requerer o direito de fazer a retificação pessoalmente ou delegá-la a pessoa de sua escolha, quando se tratar de rádio ou TV.

Miriam Leitão e o direito de resposta

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

As duas são colunistas em jornais importantes: Vera Guimarães Martins, na Folha, Miriam Leitão, em O Globo.

Em seminário sobre imprensa, neste final de semana em Tiradentes, Miriam acalmou os jovens estudantes quanto ao receio de não terem liberdade para praticar jornalismo nos grandes jornais:

- Em trinta anos no Globo, jamais tive uma opinião minha censurada.

Os jovens jornalistas arregalaram os olhos; os veteranos, sorriram e trocaram olhares divertidos. Só jamais teve uma matéria censurada quem jamais ousou arrostar os limites impostos pelo jornal.

Marchas golpistas caem no ridículo

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Para quem esperava grandes "manifestações de protesto" contra o governo, fartamente comentadas pela imprensa durante as últimas semanas, o domingo foi frustrante. Às 10h49, o portal do Estadão já tinha jogado a toalha: "A manifestação marcada para a manhã deste domingo, 15, na Esplanada dos Ministérios reúne poucas pessoas. Boa parte dos que protestam no momento está ligada a movimentos de apoio à intervenção militar".

New York Times denuncia TV Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Que raro!

Uma resenha crítica à Globo na grande mídia! Observe o sucesso que faz. Quase mil comentários no site da UOL.

Nos Estados Unidos, isso é a coisa mais comum do mundo. Há programas de grande popularidade, que fazem críticas a programas pertencentes à mesma empresa.

Olavo de Carvalho é banido pelo Exército

Da revista Fórum:

O guru da direita Olavo de Carvalho foi banido da página do Exército Brasileiro, no Facebook, após publicar ofensas e xingamentos. Dessa vez, o filósofo resolveu voltar sua ira ao general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, que está no comando geral do Exército desde fevereiro. Na publicação, ele chamou o militar de “canalha”, “traidor nojento” e “inimigo do Brasil”.

França: O horror alimenta o horror

Por Wevergton Brito Lima, no site Vermelho:

O terrorismo, tanto o terrorismo de grupos quanto o terrorismo de Estado, merece o mais vivo repúdio de toda a humanidade. O que aconteceu em Paris, nesta noite de sexta-feira (13), é inaceitável sob qualquer ponto de vista.

O momento é delicado e a indignação exige de quem escreve maior cuidado com as palavras. Mais de uma centena de pessoas morreu, na maioria jovens.

Apesar disso, é necessário dizer algumas coisas duras sob o risco de sermos soterrados pela avalanche de mentiras e distorções com que a mídia empresarial tenta nos sufocar.

Sonegadores sabotam a CPI do HSBC

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

Marcada por falhas na condução das investigações, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que apura o caso das contas secretas mantidas por brasileiros no HSBC da Suíça se reúne neste início de semana para decidir se os trabalhos serão encerrados antes do tempo. Caso não sejam, serão continuados com o reconhecimento, por parte dos seus integrantes, de que não resultarão em muitas respostas desejadas no início das apurações. O grande problema por trás dessa polêmica é a blindagem que tem sido feita pelos senadores aos empresários envolvidos no escândalo e os cancelamentos propositais do número de deliberações e audiências públicas, para dificultar os procedimentos da comissão.

Do bar de Russomano ao posto da Lava-Jato

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço;

O Estadão dá com algum destaque, hoje, o fato de que Celso Russomano, líder do PRB na Câmara, aliado de Eduardo Cunha e aparente favorito na disputa pela Prefeitura de São Paulo é sócio do empresário Augusto Mendonça – delator premiado e pagador de propinas na Petrobras, segundo ele mesmo – num tal Bar do Alemão, em Brasília.

Não é crime ser sócio de ninguém e, portanto, a reportagem é, por enquanto, a estranha coincidência.

SUS sob ataque dos privatistas

Por Elgiane Lago, no site da CTB:

Em um momento de grave crise econômica mundial, onde as forças conservadoras e capitalistas avançam no mundo e geram uma grande crise política no Brasil, acontece no país a 15ª Conferência Nacional de Saúde (1 a 4 de dezembro, em Brasília).

É uma boa razão para se pensar a saúde no país, preocupação constante da população brasileira, e de convocar os movimentos sociais e sindicais a se levantarem em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que está sob forte ataque dos interesses do capital estrangeiro, privatistas e de toda uma elite que ainda não aceitou sequer a Lei Áurea, o que dirá o acesso de todo o povo a uma saúde pública, universal, gratuita e principalmente de boa qualidade.

A mídia abafou a "Lista de Furnas"

Por Raphael Coraccini, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:


A imprensa só se dispõe a falar sobre a Lista de Furnas para atacá-la, tratando as denúncias como falsas e como estratégia difamatória de vidas políticas de longa data e alto escalão. Essa é a avaliação que o jornalista Joaquim de Carvalho faz da ação da grande mídia no esquema de corrupção que achaca a estatal de energia. Carvalho é responsável pela série de reportagens publicadas no Diário do Centro do Mundo (DCM) sobre o esquema de corrupção envolvendo Furnas, suas fornecedoras e 156 políticos que foram beneficiados com propinas para as eleições de 2002.

A agonia prolongada da economia

Por Carlos Drummond, na revista CartaCapital:

A perspectiva de um segundo ano consecutivo de forte recessão, anunciada pelo Banco Central na sexta-feira 6, aumentou a pressão pela saída do ministro Joaquim Levy da Fazenda e movimentou a discussão do Orçamento de 2016. A última pesquisa Focus do BC, realizada entre executivos do sistema financeiro, indicou uma expectativa de quedas do PIB de 3,1% em 2015 e 1,9% em 2016, após quatro meses de declínio contínuo dessas previsões.

A França e o sequestro das boas intenções

https://latuffcartoons.files.wordpress.com
Por Diógenes Júnior, no site dos Jornalistas Livres:

Há uma tentativa da mídia, por sinal bem exitosa, de sequestrar o emocional das pessoas, comparando os atentados ocorridos no último dia 13 em Paris com os atentados de 11 de setembro nos EUA, vitimizando a França e relativizando os ataques que essa mesma França praticou contra a Síria e o Iraque, por exemplo.

Diante de duas tragédias, a proporção da cobertura midiática revela a desproporção de sua comoção.

A greve dos trabalhadores da EBC

Do site do FNDC:

O FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação vem por meio desta nota prestar solidariedade à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da EBC. Como entidade que tem atuado em defesa de uma comunicação pública forte há décadas no Brasil, o FNDC vem acompanhando o desenvolvimento da Empresa Brasil de Comunicação e incidindo de forma propositiva no sentido de torná-la uma referência que contribua para a promoção do direito à comunicação em nosso país, ampliando a diversidade e a pluralidade na mídia.

É urgente seguir avante!

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Nesse período de mais de dez meses do segundo governo de Dilma Rousseff viveu-se uma incessante marca pendular, de marchas e contramarchas, sem um desfecho, que levasse até mesmo à uma relativa normalidade política.

No entanto, o curso político deste mês de outubro – com manifestações mais amplas contrárias ao impeachment, intervenção do STF repondo os termos da legalidade, a reforma ministerial que criou novo clima, o próprio disparate jurídico que permeia o “novo” pedido de impedimento apresentado pelas forças conservadoras mais reacionárias e o afundamento político e moral do presidente da Câmara, parceiro primordial das forças anti-Dilma – tudo isso, levou de forma convergente a atenuar a investida pelo impeachment.