segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Lava Jato pode ter virado o fio

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Se havia alguma dúvida sobre o caráter politico da Lava Jato, a Operação Triple X desfaz qualquer dúvida, especialmente após as explicações dadas pelo Instituto Lula. É possível que, com os últimos exageros, a Lava Jato esteja virando o fio.

Lá, se mostra que as tais informações novas, que justificaram a autorização do juiz Sérgio Moro para deflagrar a operação, constam pelo menos desde agosto do ano passado na ação do Ministério Público Estadual (MPE) paulista sobre a Bancoop. Não havia novidade. Foram reavivadas pelos procuradores e pelo juiz Sérgio Moro apenas para criar um fato político na véspera da abertura dos trabalhos legislativos.

Mais que isso, há uma narrativa lógica – e fundamentada em documentos – para as relações do casal Lula com o tal tríplex. São explicações fornecidas há tempos, desde que o tal tríplex passou a frequentar o noticiário e que vieram agora embasadas em documentos.

Ou a Lava Jato desmonta esses argumentos ou não conseguirá uma explicação lógica para sua última ofensiva, a não ser a intenção de influenciar o jogo político.

Nos ambientes democráticos, a maior vulnerabilidade dos poderosos são os exageros cometidos no exercício do poder. De repente coloca-se um poder excessivo nas mãos de um grupo de procuradores, delegados e de um juiz de primeira instância, sem nenhum preparo institucional prévio, fruto apenas de um conjunto de circunstâncias políticas.

Pessoas que sabiam investigar e prender – e esbarravam, muitas vezes, nos obstáculos dos tribunais superiores – ganham o poder de, a partir do Paraná, influenciar o jogo político, abalar estruturas políticas e partidárias, criar comoção social, fazer valer suas preferências políticas. De repente, são bajulados, premiados, vestem-se a rigor para ganhar prêmios. Criam a mística dos heróis sem mácula e, para consumo externo, passam a acreditar nela.

A Lava Jato ganhou um poder excessivo. Com suas últimas investidas, a operação perdeu os limites e saiu dos trilhos.

A ênfase com que os vazamentos voltaram segue o calendário político. Trata-se de reavivar o tema para entregar o caldeirão fervendo ao Congresso reaberto, preparando o clima para a última investida pró impeachment.

O Ministro Jacques Wagner começa a ser bem-sucedido em sua tarefa de conciliação política. É o que basta para um comando de search nos depoimentos da Lava Jato, encontrando qualquer menção ao seu nome para alimentar o noticiário.

A bandeira do impeachment perde fôlego após a decisão do STF. Então, tratam de levantar o escândalo do Queen Marize, de 4 mil reais, e a Operação Tríplex para reavivar a fogueira do impeachment.

A equipe da Lava Jato já estava no tal sítio de Atibaia no mesmo momento em que chegava nas bancas a edição da Folha, com a tal manchete sobre o barco. Sequer deram um dia de prazo, para apagar as pistas do conluio jornalístico.

Hoje, no Estadão, mais vazamentos com a retumbante revelação – em manchete principal! – de que um lobista escreveu ao presidente de uma montadora estrangeira para investir no Brasil, pois ele teria boas relações com o presidente e com Ministros.

Como em geral costuma levar em média de 8 a 12 meses para cair a ficha da presidente e de seu Ministro da Justiça, sobre os eventos que afetam seu governo, um breve roteiro de como funciona a Lava Jato.

1- A força-tarefa da Lava Jato é uma organização integrada e disciplinada, que trabalha de forma cooperativa sob o comando do juiz Sérgio Moro.

2- Procuradores e delegados têm uma estratégia peculiar para se livrar da responsabilidade por vazamentos: esperam que a notícia vazada esteja em mais de um ponto. Estando, sempre haverá o recurso de atribuir o vazamento à outra parte.
3- Na Lava Jato, esse tipo de álibi não funciona. A Lava Jato atua como uma organização disciplinada, na qual todos os membros são solidários entre si. Basta ver a reação dos procuradores contra o delegado que ousou apontar irregularidades cometidas por delegados no episódio das escutas clandestinas na cela do doleiro Alberto Yousseff.
4- Para aumentar a eficácia dos trabalhos, houve uma espécie de divisão de tarefa. Os delegados da PF se incumbem de atuar nas sombras, providenciando os vazamentos selecionados para os jornais. 
5- Já os procuradores representam a imagem pública, atuando como porta-vozes da dignidade, da transparência e da legalidade da Lava Jato.
5- A rigor, não existe diferença entre os delegados Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima e o procurador Igor Romário de Paula (sic). Todos têm a mesma natureza e incidem na mesma fraqueza de se lambuzar com o excesso de poder e avançar para além das suas atribuições, interferindo no jogo democrático com operações dessa natureza.

3 comentários:

O democrata disse...

O que se conclui que estamos diante de um grupo, por sinal de funcionários públicos, que estão querendo dar um gople de Estado!!!! É isso?!!!!!

Anônimo disse...


[FORA DE PAUTA]

ATENÇÃO BRASIL DO BEM

CAMPANHA CÍVICA, DEMOCRÁTICA E HUMANITÁRIA - E PELA LEGALIDADE

Vamos, legitimamente, resgatar o líder político José Dirceu!
O José Dirceu é um preso político!
O enunciado acima é um axioma!
Tese insofismável!
O sofrimento e a desonra impostos a esse homem é sobremaneira desumano!
Não podemos mais conviver com esta barbaridade e iniquidade!
Ou aumentará o nosso grau de cumplicidade, insensibilidade, falta de gratidão e covardia!
Vamos nos organizar, criar abaixo-assinado, mobilizar a sociedade civil, a juventude, as universidades, os intelectuais, a OAB, a CNBB, as instituições vinculadas ao Direito, aos Direitos Humanos, à civilidade e à democracia; vamos levar representantes ao Vaticano, para conversar com o Santo Papa Francisco I; denunciar a perversidade atroz a todas as agências noticiosas internacionais, a todos os chefes de Estado do mundo...
(...)
José Dirceu já foi trucidado sob o escandaloso e ILEGAL 'domínio do fato' no julgamento de exceção do Mentirão, cumpriu a pena, estava preso em regime domiciliar, foi preso apesar de preso (sic)...
Levar em consideração a idade do apenado; considerar que apesar da idade longeva, o José Dirceu tem uma filha ainda criança - e uma mãe obviamente senil!
O que a (IN)Justiça deste país quer mais ainda arrancar desse homem!
Gostem dele ou não, o José Dirceu tem serviços prestados à nação!
É inequívoco!
É um intelectual!
Lutou contra a ditadura militar!
É um dos fundadores do maior Partido Político da América Latina.
Foi o alquimista que possibilitou a ascensão de um operário à Presidência da República!
E os avanços e conquistas que decorreram!
É um ser humano!
Quem viveu e não cometeu erros?
E agora - mais do que nunca - o José Dirceu confessa os seus pecados em juízo!
O que não se pode é imputar ao José Dirceu todos os crimes imagináveis, e sobrestá-los aos admitidos!
Respeitosa e humildemente, conclamo a todos e a todas brasileiros e brasileiras de coração bom e sentimento de justiça no sentido de fazermos vigílias nas proximidades do local onde o José Dirceu está, indevida e ILEGALMENTE, preso...

EM TEMPO:
pessoalmente, nunca vi o senhor José Dirceu - nem mesmo a anos-luz de distância!

ENTENDA

################

DIRCEU AO MORO: PRA QUE ME PRENDER?
O esforço que o Moro faz para enfiar a Petrobras em tudo!

publicado 01/02/2016

(...)
Disse o condenado:
- Dr Moro, independentemente de o senhor me condenar, o que não se justifica é a minha prisão. Eu lutei contra a Ditadura, fui preso, fui condenado pelo domínio do fato no mensalão e fui preso – e sempre cumpri as regras do processo e a disciplina da prisão. Não faz sentido me prender! Não tem razão de ser! E me prender em casa! Por que? Eu poderia estar na minha casa com a minha família e cumprir a minha obrigação.
Moro ficou constrangido e acabou com a oitiva.
Como se sabe, Moro prendeu Dirceu seis meses atrás.
Dirceu estava preso, ainda que em prisão domiciliar, mas preso.
Moro levou seis meses para ouvi-lo, como se fosse possível torturar o Dirceu psicologicamente...
(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/dirceu-ao-moro-pra-que-me-prender

marco guerra disse...

Nassif com toda a razao. lucidez e isso,so nao ve quem nao quer.