quarta-feira, 9 de março de 2016

A Globo merece um “Spotlight”

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Infelizmente, só agora consegui a gravação da minha rápida participação no ato de ontem, no Sindicato dos Jornalistas, contra a censura e as intimidações aos blogs.

O que disse, essencialmente, que o trabalho de esclarecimento que fizemos em relação à propriedade da mansão em Parati – que a Globo já admitiu, indiretamente, pertencer ao ex-genro da filha de João Roberto Marinho, como se depreende da nota enviada a este blog por eles próprios – não teve nada de mais em matéria de apuração.

Foi jornalismo e bem documentado, num processo de apuração coletiva do Diário do Centro do Mundo, O Cafezinho, Viomundo, a discretíssima Helena Sthephanowitz e (perdoem se esqueci alguém) este modesto blogueiro aqui. Com a preciosa ajuda, a começar pela do Paulo Henrique Amorim, de todos os que nos ajudaram a divulgar o que descobríamos.

Disse que o que mais me comoveu nas reações dos leitores foi a de um comentarista que disse que, em poucos dias, levantamos toda a história, sem quebra de sigilos bancários, telefônicos e fiscais, sem dedo-duros, sem colocar ninguém em cana para arrancar delações, sem busca e apreensão, sem atropelar o direito de quem quer que fosse.

Dentro dos limites da responsabilidade e da democracia, no caso deste blog, inclusive, dando o direito de responder, na íntegra, sem comentários desabonadores e edição do que era dito.

Temos jornalistas no Brasil, muitos e muito bons, inclusive nas redações dos grandes jornais que desfecham esta campanha de propaganda.

Melhores do que eu, sou capaz de apontar às dúzias.

O que não temos é uma imprensa independente, embora os grandes jornais vivam reclamando que independentes devam ser a Polícia Federal, o Ministério Público, o Judiciário ou o Banco Central, que decide o quanto de dinheiro a turma da bufunfa vai ganhar. Isso seria “republicano”

Mas não os seus repórteres. Estes não podem ser independentes.

Creio que falo em nome de todos os que se dedicam a este trabalho insano e perigoso: gostaríamos de estar fazendo isso em redações de jornal e de rádios e televisões.

Infelizmente, não podemos.

Mas vamos fazer. E hoje ainda mostrarei aqui que o domínio dos Marinho sobre aquela região vai muito além de ser ou não ser um ex-integrante de sua família o dono da mansão de Parati.

Por enquanto, apenas peço sua paciência para assistir o que disse ontem.

Haverá um improvável “Spotlight” tupiniquim.

Agora ou mais tarde.

E amanhã continuo a publicar o início, apenas o começo, da história da apropriação, pela Globo daquilo que pertence ao povo brasileiro, em particular aos mais humildes.

0 comentários: