quarta-feira, 2 de março de 2016

Os pedalinhos da mídia golpista

Por Eliz Brandão, no site Vermelho:

A ânsia da grande mídia em dissecar a imagem do ex-presidente Lula está enterrando de vez o conceito de “imparcialidade” em que os grupos de comunicação tentaram se sustentar por décadas perante a opinião pública. Mas este "convencimento" se torna cada vez mais difícil quando se trata de destruir a imagem de Lula e, é aí que os "pedalinhos" da mídia começam a aparecer.

Nesta incansável busca, na tarde desta terça-feira (1º/3), a reportagem do jornal O Globo procurou a assessoria de imprensa do Instituto Lula a respeito da "reportagem" já divulgada pela revista anti-Lula conhecida como Veja sobre pedalinhos no sítio que o ex-presidente frequenta com a família em Atibaia. E a resposta veio imediatamente: “Já explicamos várias vezes que o ex-presidente e dona Marisa frequentam o sítio, que é de propriedade de amigos da família. Os proprietários do sítio constam na escritura e não são empresas offshore no Panamá”.

A troca de mensagens que foi publicada pelo Instituto Lula revelou ainda o questionamento sobre a mansão dos Marinho em Paraty: “Aguardamos que a brava reportagem de O Globo que persegue pedalinhos de crianças investigue quem seria o real proprietário da mansão construída em área de proteção ambiental na praia Santa Rita, em Paraty. Haverá alguma nota ou reportagem do Globo sobre essa polêmica propriedade?”, ironizava a mensagem.

Talvez a resposta do Instituto Lula tenha surtido algum efeito vergonhoso e que por isso, não foi mencionado nas manchetes da abertura do Jornal Nacional, entretanto, o editor do noticiário dedicou parte dos seus 39 minutos de duração para tratar do assunto. Foram 3 minutos e 17 segundos dedicados ao tema: Dois pedalinhos que estão no sitio de amigos do ex-presidente e sua família em Atibaia terem o nome escrito dos dois netos do ex-presidente Lula.

A reportagem mostrou que “teve acesso” à nota fiscal dos pedalinhos e que eles custaram cerca de R$ 5 mil reais. No fim da reportagem, os apresentadores não ficaram acanhados em dizer a resposta do Instituto, "que os dois pedalinhos estão no sítio de amigos do ex-presidente por que não faz sentido levarem para o apartamento deles”.

A Bem da Verdade

Para amenizar os ataques que Lula vem sofrendo da imprensa, o ex-presidente lançará um site “A Bem da Verdade”, que reunirá todas as ações, cíveis e criminais, movidas por Lula contra qualquer pessoa, principalmente jornalistas e personalidades que realizam algum tipo de ofensa contra ele. Calúnia, difamação e injúria são considerados crimes descritos nos artigos 138 a 140 do Código Penal Brasileiro.

Em abril de 2015, Lula já havia lançado uma página no portal do Instituto Lula chamado “mistos sobre Lula” onde explicava e respondia de forma didática questões como: Lula recebe aposentadoria por invalidez? É verdade que está morrendo de câncer? O filho dele é dono da Friboi?

0 comentários: