domingo, 20 de março de 2016

Torcidas vão aos estádios pela democracia

Por Ivan Longo, na revista Fórum:



O ato era de Juristas pela Democracia, mas a presença e a fala na noite desta quinta-feira (17) de Alex Miduim, ex-presidente da Gaviões da Fiel e atual vice-presidente da Associação Nacional de Torcidas Organizadas, chamou a atenção da plateia, que lotou o Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e dos próprios juristas.

De acordo com Miduim, as torcidas organizadas de São Paulo e de todo o país estarão presentes nos atos pela democracia que serão realizados hoje em diferentes capitais.

“As arquibancadas de São Paulo e de todos os 27 estados do país estarão em plena manifestação em defesa da democracia amanhã. Não vamos nos amedrontar”, disse o líder de torcida. Recentemente, a Gaviões da Fiel vem levando aos jogos faixas e cartazes contra o monopólio da Globo nas transmissões do futebol, e também contra as investidas do deputado Fernando Capez (PSDB), que desde a época de promotor tenta, segundo ele, criminalizar as organizadas, e contra a chamada “máfia das merendas” do governo estadual de São Paulo (cujas investigações envolvem o nome de Capez).

“O recado é o seguinte: nobre presidente da Assembleia Legislativa, senhor Capez. Pode continuar montando os seus inquéritos para querer colocar os líderes de torcida dentro do sistema carcerário. Pode continuar. Nós não vamos parar”, afirmou.

Segundo Miduim, dirigentes de torcidas estão se organizando para agregar suas ações à luta social. “No jogo de quarta-feira a Gaviões tentou levantar uma faixa em defesa da democracia. A polícia do nosso estado, de uma maneira arbitrária, não solicitou a retirada das faixas. Ela ‘desceu o cacete’ nos torcedores. As torcidas organizadas de todos os estados estarão junto com os movimentos sociais”.

0 comentários: