terça-feira, 1 de março de 2016

UNE debate os desafios da conjuntura

Por Mariana Payno, no site da União Nacional dos Estudantes (UNE):


A diretoria plena da União Nacional dos Estudantes se reuniu nesta segunda-feira (29) na sede da Apeoesp, no Centro de São Paulo, com o objetivo de definir a pauta da mobilização estudantil para os próximos meses.

Na abertura do evento, os 86 diretores da entidade, vindos de todas as regiões do Brasil, participaram de um debate com representantes de diferentes movimentos e entidades.

A mesa foi pautada pelas lutas da esquerda brasileira no atual momento político e econômico do país, em que a crise deflagrada pelo neoliberalismo prejudica os trabalhadores e o conservadorismo avança no Congresso Nacional e nos setores médios da sociedade.

Cibele Vieira, da Federação Única dos Petroleiros (FUP) falou sobre a aprovação pelo senado do projeto de José Serra (PSDB-SP) para a nova partilha do pré-sal e pediu a união dos movimentos sociais em defesa do monopólio da estatal Petrobrás na exploração da reserva.

União que, aliás, foi unanimidade na fala de todos os convidados. “Os movimentos sociais têm que ter autonomia. Têm que fazer pressão, o chamado cogovernar. E têm que ter inteligência política para não fazer o jogo da direita. Essas três coisas só se conseguem com unidade”, disse Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Além dele e de Cibele, participaram da mesa Wanderson Pinheiro, da Unidade Popular pelo Socialismo, Pedro Campos, do Partido Pátria Livre, e Ricardo Gebrim, do Consulta Popular.

0 comentários: