segunda-feira, 18 de abril de 2016

Até o taxista está desconfiado

Por Altamiro Borges

Atrasado para mais uma reunião, pego um táxi na República, região central da capital paulista. Como de costume, uso o banco da frente - não gosto da imagem do chofer. Também costumo sempre puxar conversa para sentir os humores das ruas. Mas nesta segunda-feira (18), após a aviltante aprovação do impeachment de Dilma, prefiro ficar calado. Afinal, os motoristas de táxi de São Paulo são famosos por suas opiniões reacionárias. Deve haver motivos sociológicos, mas prefiro acreditar na culpa das emissoras de rádio. Nos longos congestionamentos, eles consomem incontáveis horas de veneno de Reinaldo Azevedo, Marco Antonio Villa e de várias outras excrescências da mídia nativa.


O motorista, porém, resolve provocar o papo. "O que achou da votação do impeachment", questiona. Desconfiado, digo friamente que não gostei. Para minha surpresa, ele concorda: "Também não gostei. Achei uma baita palhaçada, uma sacanagem. Um monte de ladrão querendo derrubar a mulher sem apresentar qualquer prova. Aquele Cunha é um safado, um bandido. E o pior é ver estes corruptos falando em nome de Deus". Mais animado, pergunto: E qual seria o motivo destes deputados? A resposta é ainda mais surpreendente:

- Eu carrego muitos empresários no meu táxi. A conversa é sempre a mesma. Eles descem o pau no Bolsa Família, no salário mínimo, na lei dos direitos das empregadas domésticas. No aeroporto, eles reclamam que está cheio de pobres. Esta turma nunca gostou da Dilma, do Lula. E é essa turma que manda nos deputados, uma cambada de bandidos. Acho que derrubaram a Dilma para acabar com estes direitos. Eu não votei na Dilma, nem gosto do governo dela. Mas acho sacanagem tirar a mulher que foi eleita para sacanear ainda mais os pobres, que melhoraram um pouco de vida.

Já chegando ao meu destino, faço uma última pergunta: "Mas isto tudo a Globo não diz". O seu rosto se contorce e ele dispara vários palavrões contra a emissora dos filhos do Marinho:

- A Globo é a maior merda que existe no Brasil. Ela engana, mente, só faz putaria. Taxista que assiste a CBN, que deixa nesta rádio, é uma besta. É só ver o que esses filhos da puta fizeram com a nossa categoria na discussão sobre a Uber. A Globo tratou os taxistas como bandidos, como ladrões, como sujos e desonestos. Quando a Globo ataca a Dilma, eu defendo. E olha que eu não votei na mulher!

A viagem e a conversa terminam. Elogio o motorista por seu espírito crítico. Ele conseguiu escapar do envenenamento diário da CBN - a rádio que toca mentira - e da Jovem Pan - também batizada de Ku Klux Pan. Deixo o táxi esperançoso de que o nível de consciência dos brasileiros está crescendo!

*****

Leia também:

- A luta contra o golpe só começou

- Direita comemora muito cedo o golpe

- "Vamos derrotar o golpe nas ruas"

- Cunha e Globo consumam o golpe

- O golpe dos corruptos leva o Brasil ao caos

3 comentários:

luis barros disse...

Passei pela mesmíssima situação no Rio com um motorista do nordeste que ressabiado só soltou a língua quando disse ser contrário ao impeachement. Ele deu um exemplo empírico.No interior do Ceará antes neguinho ia andando léguas para encontrar os bois para pastar, depois do Lula vão de moto.

Anônimo disse...

Aqui em casa a surpresa foi com a nossa diarista. Ela se abriu conosco, quando percebeu que temos a mesma visão. Engraçado e triste esses tempos em que emudecemos para não criar problemas. Acho que muitos estão como nós, quietos, mas atentos.

Anônimo disse...

hj tb peguei um taxi para ir ao banco,os taxistas daqui a maioria escutam CBN,não falei nada,estava com a camisa do flamengo,ele falou vc morador de itapõa vila-velha-es não ta de amarelo?? falei não torço pela seleção da CBF,prefiro meu mengão e tenho simpatia pelo corinthians,mas os moradores de itapõa/praia da costa foram as ruas de amarelo hj,falei eu sou brasileiro,tenho orgulho do meu pais,como fugia do debate,ele disse: é depois do teatro ontem em brasilia,só uma coisa boa,tem 2 dias que a GLOBOnão fala em lava jato...