quarta-feira, 13 de abril de 2016

O golpismo avançou umas três casas

Por Renato Rovai, em seu blog:

O PP anunciou hoje sua saída da base do governo. Talvez essa tenha sido a maior derrota do Planalto desde que o processo de impeachment se iniciou.

Numa reunião da bancada, 37 deputados votaram a favor da cassação de Dilma e 9 contra. Uma goleada.

Ciro Nogueira, presidente do partido, prometia ao governo até 30 deputados. Pelo jeito vendia terreno no céu para os seus interlocutores e ao mesmo tempo negociava com Temer.

Acontece que o governo não tem escolha, vai ter que continuar negociando com o PP e tentar transformar esses 9 deputados em pelo menos 15. Sem ao menos essa quantidade de votos do PP será muito difícil deter o impeachment.

A situação se deteriorou durante o dia de hoje e provavelmente isso teve a ver com o áudio de Temer. Que não foi nada ingênuo. Ao contrário, foi calculado.

O vice, como já apontei aqui ontem, deu recados ao mercado, aos empresários e aos partidos. Assumiu compromissos de desregulamentação da economia, de reforma trabalhista e previdenciária. E, como já observado por outros analistas, não falou nada de corrupção.

Como se estivesse dizendo, comigo essa história da Lava Jato acabou. A mídia vai sair de cena e vou controlar a PF. Quanto ao MP, deixem com o Janot.

Foi isso que os deputados entenderam. E é isso que pode derrotar Dilma.

Como já disse um certo filósofo, o jogo só acaba quando termina. Mas o golpismo avançou umas três casas nesta terça-feira.

2 comentários:

Anônimo disse...

E o PP veio com a conversa de que não queria negociar cargo para defender a permanência do governo Dilma antes da derrota dos golpistas,para não passar a ideia de que estava sendo comprado... Esperar o que de um partido que tem um Maluf, Esperidião Amin, Francisco Dornelles?

Elisa

Assis disse...

A questão central neste momento é que suas excelências estão mais sujas do que o chefe da quadrilha, coronel Cunha, por causa das inúmeras denúncias e o governo Dilma não sinalizou com o encerramento das investigações com a troca de comando na PF, MP, PGR e aposentadoria compulsória pro Moro, tudo que o Temer sinalizou que vai fazer! Apenas isso já reverteria o placar do impeachment. Eles estão com medo e o governo não soube aproveitar a ocasião (fortuna) a seu favor! Achou que cortar na própria carne iria saciar a fome de poder dos abutres golpistas, quanta falta de virtù!