quarta-feira, 18 de maio de 2016

A obsessão doentia da 'Veja' contra Lula

Por Altamiro Borges

O ex-presidente Lula é, sem dúvida, o recordista das capas terroristas da “Veja”. Nesta semana, mais uma vez a revista do esgoto, obrada pela falida famiglia Civita, publicou uma matéria de capa contra o líder petista, que segue na dianteira nas pesquisas de opinião pública como o melhor governante da história do país. A ilustração é macabra e a manchete, “A ruína do PT”, é apocalíptica. A obsessão doentia visa exatamente detonar sua provável candidatura à Presidência da República em 2018. Vale conferir a incisiva resposta dos advogados do ex-presidente, que rechaça a matéria “absolutamente fantasiosa” do pasquim da direita nativa, que segue perdendo leitores e anunciantes:

*****

É inaceitável e absolutamente fantasiosa a reportagem de Veja, em circulação (edição14.05.2016 - "PGR não tem mais dúvidas de que Lula comandou trama contra a Lava Jato"). A defesa do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudia a campanha difamatória a que seu cliente está submetido e identifica essa matéria como mais um capítulo da campanha urdida e alimentada por alguns agentes públicos e setores da imprensa descomprometidos com a realidade dos fatos e com o Direito.

Veja afirma que teve acesso a peça processual elaborada pelo Procurador Geral da República anexada a processo que tramita sob segredo de justiça no Supremo Tribunal Federal. O ilegal vazamento desse documento mostra a tentativa de superar a sua evidente fragilidade jurídica. Põe-se em movimento uma mecânica perniciosa: a fantasiosa versão ganha ares de veracidade simplesmente porque estampada na imprensa!

O ex-Presidente Lula já esclareceu em depoimento prestado à Procuradoria Geral da República, em 08.04.2016, que jamais conversou com o ex-Senador Delcídio do Amaral ou qualquer outra pessoa, objetivando interferir na conduta do condenado Nestor Cerveró ou em qualquer outro assunto relativo à operação Lava Jato.

O acordo de delação premiada negociado entre o Ministério Público Federal e Delcídio do Amaral com a finalidade de permitir que este último saísse da prisão e tivesse as penas abrandadas não tem o condão de alterar essa realidade. Primeiro, porque delação premiada não é meio de prova, mas "meio de obtenção de prova", como já decidiu o Supremo Tribunal Federal (IQ 4.130-QO). Segundo, porque a narrativa apresentada por Delcídio como parte desse acordo em relação a Lula é mentirosa e incompatível com afirmações anteriores, emitidas de forma espontânea. Exemplo disso é a gravação feita por Bernardo Cerveró, divulgada pela imprensa, em que Delcídio não menciona qualquer atuação do ex-Presidente em relação a Nestor Cerveró ou à Lava Jato.

Os depoimentos prestados por Nestor Cerveró nos processos da Lava Jato deixam claro que quem de fato tinha temor das revelações era Delcídio, pois a ele vieram ser imputadas graves acusações.

O Procurador Geral da República também fez referência a chamadas telefônicas entre um número atribuído a José Carlos Bumlai e a outro que seria utilizado por Lula. No entanto, os extratos anexados na peça processual revelam apenas a existência de chamadas entre dois terminais. Não permitem concluir que as pessoas referidas efetivamente conversaram e muito menos saber o assunto tratado.

Também é citado um e-mail do Instituto Lula no qual é citada uma reunião agendada entre o ex-Presidente e Delcídio do Amaral. O documento apenas demonstra que Delcídio pediu uma reunião com Lula e nada mais. Lula já esclareceu em depoimento que seus contatos se restringiam à função de Delcídio como líder do governo.

O ex-Presidente já foi submetido a condução coercitiva que o privou da liberdade sem previsão legal, além de ter sofrido reprovável devassa em sua vida, na de seus familiares e até mesmo na relação com seus advogados. Nem mesmo esse abuso de autoridade permitiu a identificação de qualquer elemento que pudesse indicar a prática de um ato ilícito, como não poderia deixar de ser.

Não há, assim, justa causa para qualquer ação penal contra o ex-Presidente Lula, sendo reprovável essa iniciativa do Procurador Geral da República e o vazamento do documento embalado por tese mentirosa, como a divulgada por Veja.

Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins


*****

Leia também:



1 comentários:

Anônimo disse...

Pô Miro !!!
Você sabe (melhor do que eu) que a Veja é "editada" nos USA, pelo Tio SAM de Wall Street ... , já faz muito tempo !!!
Perguntas:
1) A Dilma já processou a Veja ???
2) O Lula já processou a Veja ???
3) Será que o Zé Dirceu, ainda acha, que dá para cooptar a Globo e o PiG em geral ???
Enquanto a "Esquerda" discute, a "Direita" age !!!
Só restou lutar por :
DIRETAS JÁ !!! JÁ !!!
... e rezar muito, para todos os Deuses e Deusas, deste nosso Universo muito louco !!!