terça-feira, 3 de maio de 2016

Estudantes exigem CPI do Merendão

Fotos: Mídia Ninja

Do blog Viomundo:

O esquema de fraude na merenda do governo Geraldo Alckmin (PSDB) veio à tona em janeiro deste ano.

Segundo o Ministério Público paulista, uma cooperativa de agricultores, a Coaf, assinou ao menos R$ 7 milhões em contratos com 21 prefeituras, além do governo estadual, somente entre 2014 e 2015, para o fornecimento de alimentos e suco para a merenda.

Parte desse valor, no entanto, era usada no pagamento de intermediários e agentes públicos que atuavam no sentido de facilitar ou fraudar as licitações para beneficiar a cooperativa. Entre os investigados, o deputado Fernando Capez (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Apesar dos mais de 10 requerimentos à Comissão de Educação para investigar o caso, tudo está parado. Os governistas não dão quórum.

Além disso, até agora os parlamentares de oposição não conseguiram número suficiente de assinaturas para instalar a CPI da Máfia da Merenda. São necessárias 32 para o pedido ser protocolado, até o momento só tem 24.

Daí a ocupação do plenário por estudantes secundaristas. Eles reivindicam a instalação imediata da CPI do Merendão, como já é conhecida.

O deputado estadual João Paulo Rillo (PT) espero que o governo Alckmin dialogue com esses estudantes: “Eles estão nos dando hoje na Assembleia uma aula de cidadania” [assista aqui].

1 comentários:

Mario Silva disse...

Senhores deputados, vai ter merenda na CPI da Merenda, não faltem. Alquimim garante.