quarta-feira, 4 de maio de 2016

Marcha na Paulista contra mídia golpista

Do site da UJS:

Na próxima quinta (05), o FNDC, a Frente Brasil Popular e diversos movimentos sociais ligados a pauta da democratização da comunicação realizarão uma aula pública seguida de uma caminhada até a antena da Rede Globo, na Avenida Paulista, para marcar a luta contra o golpismo levado a cabo pela grande mídia, e principalmente pela própria emissora carioca.

A concentração acontece às 18 horas, no vão livre do Masp, na capital paulista. A antena da Rede Globo fica na própria avenida.

De acordo com o apresentação do evento no Facebook (aqui), a convocação é feita para “todos e todas para denunciar o papel da mídia privada na construção do golpe em curso no país”. O texto ainda apresenta que “o principal eixo das manifestações populares será a denúncia do monopólio privado nas comunicações – representado principalmente pelas Organizações Globo. Devemos discutir com a sociedade que o monopólio no setor fere a democracia, a liberdade de expressão e o direito à comunicação”.

Segundo Renata Mielli, coordenadora do FNDC, “esse monopólio é obstáculo à liberdade de expressão, da diversidade e da pluralidade na mídia. Nós temos veículos de comunicação que divulgam e noticiam apenas um ponto de vista, sem permitir o contraditório. Acusam, julgam e condenam as pessoas sem qualquer espaço de defesa, a serviço de um projeto conservador aliado a direita brasileira. Então isso não está de acordo com o verdadeiro papel que os meios de comunicação deveriam cumprir, que é atuar em prol do interesse público, criar um ambiente de diálogo, plural, para que a sociedade a partir de vários pontos de vista possa construir o seu pensamento critico sobre os fatos, sobre os acontecimentos. Hoje nós temos uma mídia totalmente centralizada no eixo Rio-São Paulo. A regionalização da nossa cultura, a produção regional não tem qualquer espaço nos meios de comunicação brasileiros, então o objetivo do ato é justamente denunciar o porque monopólio é golpe. Mostrando esse papel político que a mídia vem cumprindo, mas também como a mídia atua para invisibilizar pautas e segmentos sociais. Esse é o objetivo da nossa atividade do dia 5″.

Sobre a importância desse ato ocorrer nesse momento, Mielli aponta que “estamos em meio a um golpe institucional, que está em curso no país, a sociedade vai percebendo a parcialidade dos meios de comunicação, então acho que é um momento propicio para denunciar de forma mais ampla o monopólio e mostrar que é preciso construir regras a partir de legislações no país para garantir uma mídia mais democrática, porque sem uma comunicação democrática nós não temos como avançar na consolidação da democracia no Brasil”.

0 comentários: