quinta-feira, 9 de junho de 2016

Fórum-21 promove "ato contra o golpe"


Do site do Fórum-21:

O Fórum 21 convida a todas e todos para o ato “Contra o golpe, pelo povo brasileiro” que acontece na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, às 15 horas, no Teatro do Maksoud Plaza. O evento contará com as presenças, já confirmadas, da presidenta Dilma Rousseff, do brazilianista James Green (Brown University); de Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional; e Guilherme Boulous, da coordenação nacional do MTST.

Frente à quebra da ordem constitucional e do retrocesso das conquistas sociais e democráticas, em curso no país, o ato “Contra o golpe, pelo povo brasileiro” será um espaço de manifestação de repúdio contra os interesses das elites financeira, econômica e midiática que pretendem assaltar as riquezas e o patrimônio público brasileiro.

As elites jamais aceitaram que o movimento social dos anos 70 e 80 introduzisse direitos sociais na Constituição de 1988. Esses direitos representam cerca de 10% do PIB. O golpe inclui, assim, interesses longamente sedimentados na busca da oportunidade para arrombar a Carta Cidadã e retirar dali o que acreditam lhes pertencer.

Querem abrir novos espaços para a oferta privada de serviços de educação e saúde, privatizar o patrimônio público, avançar sobre o pré-sal e, também, sobre a previdência social. É uma disputa por recursos públicos.

A resistência ao golpe não saiu do sofá ou das periferias apenas para devolver a nação ao lugar em que estava antes de ser abalroada pelos guardiões do mercado. A demanda que está no ar requer profunda revisão na política econômica adotada em janeiro de 2015, quando o governo apostou na aliança com personagens, setores e forças que cortariam sua cabeça, sem pudor, 16 meses depois.

Entre os algozes figuram o vice-presidente da República, o presidente afastado da Câmara, expoentes do Supremo Tribunal Federal e a mídia, ademais do empresariado engasgado em subsídios oficiais. Esse retrospecto não endossa projetos exclamativos que descartam a negociação, entre interesses contrapostos, por definição, na longa marcha para se construir uma verdadeira democracia social no país.

Ao contrário.

É a capacidade de liderar essa travessia que está em jogo nos dias que correm. Ela inclui requisitos não contemplados anteriormente. O economista Ianis Varoufakis, ex-ministro das finanças da Grécia, que experimentou na carne as feridas de uma negociação com o capital globalizado, extraiu desse convívio uma lição oportuna para o Brasil:

‘Só tem algo a negociar quem está preparado para romper’.

Confiram a agenda do evento:

14h30: Atividades culturais

15h: Ato “Contra o golpe, pelo povo brasileiro”

Local: Teatro do Macksoud Plaza (Alameda Campinas, n.135 – entrada lateral), São Paulo.

O Ato Contra o Golpe pelo Povo Brasileiro, será transmitido AO VIVO, pela TVT, TV Perseu Abramo, TV Carta Maior e todos os demais veículos da mídia alternativa que assim pretenderem.

0 comentários: