sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A violência da PM no Dia do Estudante

Por Rute Pina, no jornal Brasil de Fato:

Ao menos 15 secundaristas foram detidos e três publicamente agredidos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) nesta quarta-feira (11) durante o Ato Nacional Pela Educação Pública, que ocorreu neste Dia do Estudante na capital paulista.
Poucos minutos após o início da concentração, que aconteceu na Praça Roosevelt, região central da cidade, a PMSP reprimiu violentamente a manifestação. Tereza, de 15 anos, foi arrastada e agredida por oficiais homens, e Paulo e Felipe, de 16 e 18 anos respectivamente, também foram agredidos e detidos por desacato à autoridade.

Os três foram levados para a 4º Distrito Policial no Bairro da Consolação. Eles foram liberados por volta das 20h. O advogado ativista Guilherme Coelho afirmou que deverá protocolar um boletim de ocorrência na Corregedoria da instituição por abuso de autoridade e pedir exame de corpo delito dos adolescentes detidos.

Depois da repressão, os estudantes decidiram, em assembleia, permanecer com o ato, que seguiu rumo à Avenida Paulista, onde foram recebidos com mais truculência da PMSP.

Desta vez, outros 11 adolescentes foram levados à mesma delegacia e, depois, encaminhados ao 78º Distrito Policial, no bairro dos Jardins. Outro adolescente foi detido no centro da cidade, sob a alegação de pixação.

O Ato Nacional Pela Educação Pública foi convocado em pelo menos sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Paraná. Dentre as pautas, estava a crítica ao Escola Sem Partido, o Projeto de Lei 193/2016 de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), que objetiva a proibição de manifestações ideológicas e político-partidárias por parte de professores em sala de aula.

Confira a reportagem em vídeo [aqui].

2 comentários:

Anônimo disse...

QUE A POLÍCIA MILITAR TUCANA DE SP É VIOLENTA JÁ SABEMOS...ORA! BATER EM ESTUDANTES, PROFESSORES E NO PESSOAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS JÁ É ROTINA NO GOVERNO DE GERALDO ALCKMIN....ESSE É O JEITO TUCANO DE GOVERNAR...O PSDB NÃO GOSTA DE POVO...DETESTA CHEIRO DE POVO....PREFERE O CHEIRO DESSA ELITE CARCOMIDA, RABUGENTA, MESQUINHA E PRECONCEITUOSA.... ESPERO QUE A HORA DO PSDB ESTEJA CHEGANDO PARA ACERTOS COM O POVO DE SP....

Unknown disse...

NÃO PODEMOS ACEITAR ESSE TIPO DE SITUAÇÃO; HOJE POLÍCIA SÓ SERVE PRA BATER EM ESTUDANTE, TRABALHADORES CLASSISTAS, NEGROS E DEMAIS MINORIAS, ENQUANTO MARGINAIS QUALIFICADOS, OU SEJA, ARMADOS: ELES PASSAM É LONGE , MUIT6O LONGE.
TEMOS QUE ACABAR COM ESSA HIPOCRISIA, PAGAMOS ESSES CIDADÕES COM O SUOR DO NOSSO TRABALHO E O QUE RECEBEMOS É PORRADA. TEMOS QUE APRENDER A DAR PORRADA TAMBÉM. SERÁ QUE ESSES ELEMENTOS NÃO TEM FILHOS? SERÁ QUE ESSE FILHOS NÃO ESTUDAM OU TRABALHAM? CHEGA DE IGNORÂNCIA, CHEGA DE SAFADAGEM, VAMOS PRA RUA MEU POVO, NÃO VAMOS NOS INTIMIDAR, VAMOS MOSTRAR PRA ESSA MILÍCIA ARMADA COMO SE FAZ CIDADANIA.