domingo, 7 de agosto de 2016

Mídia abafa as vaias e o “Fora Temer”


As sonoras vaias ao Judas Michel Temer na abertura das Olimpíadas, nesta sexta-feira (6), já sumiram da mídia chapa-branca. Bem diferente do tratamento dado à presidenta Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo, em 2014, quando ela foi alvo de palavrões. Durante vários dias, o assunto foi capa dos jornais e motivo de comentários sarcásticos nas emissoras de tevê. Alguns “calunistas” mais escrotos até justificaram o “vai tomar no c...”. Agora, as vaias foram abafadas! Da mesma forma subserviente, a imprensa golpista evita noticiar os protestos pelo “Fora Temer” que ocorrem em quase todas as competições olímpicas. Ela também oculta a onda de repressão aos manifestantes, com prisões e truculência.

O objetivo da mídia é naturalizar o “golpe dos corruptos” como se nada de anormal estivesse ocorrendo no Brasil. Na TV Globo, o apresentador Galvão Bueno, com seu o régio salário, chegou a afirmar que o Maracanã presenciou “vaias e alguns aplausos” para Michel Temer. Haja cinismo e servilismo! Num jogo combinado, o ministro dos Esportes, o camaleônico Leonardo Piciani, disse que “as vaias foram isoladas e também houve aplausos”, e garantiu que “não houve clima de hostilidade ao presidente”. Para o bem da verdade, a sorte é que a sonora vaia foi registrada pelos ativistas digitais e também repercutiu na imprensa internacional. Do contrário, elas nem teriam existido. Seria tudo “paz e alegria” na era Temer!

Este esforço midiático para naturalizar o “golpe dos corruptos” já ficou visível na passagem da tocha olímpica pelas cidades brasileiras. Em muitas delas ocorreram protestos – em duas, inclusive, a tocha foi apagada. A imprensa chapa-branca evitou cobrir estes “ensaios” para não esquentar ainda mais a manifestação programada pelos movimentos sociais na abertura das Olimpíadas. Nas redações, conforme relato de Keila Jimenez, do site R7, os protestos já eram previstos, gerando até certo clima de apreensão entre os jornalistas: “Repórteres fogem e TVs temem protestos e agressões na chegada da tocha olímpica”, registrou em 4 de agosto.

Segundo seu relato, a TV Globo chegou a interromper a transmissão do cortejo em função dos protestos. “Escalada para cobrir o trajeto da tocha em Duque de Caxias, o repórter Edson Vianna encerrou um link antecipadamente por causa dos manifestantes contrários aos Jogos do Rio. O repórter se abrigou em um dos carros da emissora. Outros repórteres de outras emissoras também estão sendo abordados de forma ostensiva por alguns manifestantes mais inflamados durante a chegada da tocha”. Ainda segundo a jornalista, os protestos contra o Judas Michel Temer ocorreram desde o início do revezamento da tocha olímpica, no dia 3 de maio, em Brasília.

Nas marchas pelo “Fora Dilma”, organizadas por seitas fascistas, a mídia privada deu total cobertura. Os jornalões chegaram a divulgar o roteiro dos protestos e a TV Globo até alterou a sua grade de programação para convocar os “midiotas”. Os palavrões contra Dilma na abertura da Copa do Mundo excitaram os "calunistas" de aluguel. Agora, porém, a imprensa chapa-branca faz de tudo para ocultar as vaias olímpicas ao Judas Michel Temer e para esconder a violenta repressão aos manifestantes. A mídia tem partido, ou melhor, ela é o principal partido da direita no Brasil. E ainda tem gente que acredita na “imparcialidade e na neutralidade” da imprensa burguesa!

*****

Leia também:




0 comentários: