segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O agressor de Sabatella e o caso Banestado

Da revista Fórum:

Um dos agressores da atriz Letícia Sabatella na manifestação em Curitiba no último domingo (31) foi identificado: Gustavo Abagge. Ele é um dos que bradava “contra a corrupção” no protesto da direita e que chamou a atriz de “puta” e a mandou para Cuba.

Depois que Abagge foi reconhecido, o jornalista Bob Fernandes divulgou uma informação que vem repercutindo com força nas redes sociais: o sujeito é filho de Nicolau Elias Abagge, presidente do Banestado em 1998, época do desfalque bilionário de sonegação que foi noticiado pela CartaCapital em edição extra, na época, como “a maior lavagem de dinheiro do mundo”.

O caso foi arquivado pelo juiz Sérgio Moro na época e ninguém foi preso. Ao pai do agressor de Sabatella, a pena sugerida foi de dez anos de prisão.

Confira, abaixo, a íntegra da postagem de Bob Fernandes sobre o caso.

*****

“Leio que Gustavo Abagge é o cara que chamou Leticia Sabatella de “puta” na manifestação de Curitiba. Gustavo seria filho de Nicolau Elias Abagge, ex-presidente do Banestado, do Paraná.

Na farra das contas CC-5 este banco, entre outros, tornou-se símbolo de lavanderia de dinheiro porco; sonegado, na melhor das hipóteses. Por ele, e outros, fortunas – me lembro de certo Bilhão – eram enviadas para paraísos fiscais.

Quem conheceu as listas de dinheiro enviado pra fora via gambiarras nas CC-5 sabe que muitos do que agora bradam, e vários dos que mancheteiam contra a “córrupissão” estavam
naquela farra.

Conheci tais listas porque em 34 páginas escrevi, em Maio de 98, a única edição extra de Carta Capital, “Brasil: a maior lavagem de dinheiro do mundo”. Tratava desse tema, toda a edição.

Lembrar daquela longa apuração e ver certos tipos pontificando sobre “ética” nas ruas, mídias e redes, provoca engulhos: como conseguem ser tão cínicos, tão hipócritas?

Mas voltando à Sabatella, aos zurros curitibanos, e ao cara que é filho do cara, uma constatação: a neurociência avançou barbaridades, a farmacopéia idem, mas o velho e bom Freud ainda explica muito…”

2 comentários:

Cezar Gouvêa disse...

A internet supera qualquer avaliação.
Um fascista produz uma agressão brutal e covarde a uma mulher, cujo grande pecado foi uma visita ao Papa denunciando o golpe havido no Brasil. Sua cara desprezível é exibida em um vídeo na internet e ele é imediatamente identificado por sua ligação com o MAIOR escândalo de desvio de recursos de nossa história.
É um exemplo de como deveria ser a justiça: não falha e não tarda!

Unknown disse...

Vê-se nessa matéria a impacialidade do bravado juiz Sérgio Moro. Ao PT e aos seus simpatizantes, cadeia e xingamentos. Hoje esse Hitler disfarçado de juiz, quer herói e salvador. Mas esquece que arquivou a maior lavagem de dinheiro no banestado.