quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Por que apoiar a imprensa independente?

Do site Opera Mundi:

A consolidação da imprensa independente no Brasil durou mais de uma década. Hoje, temos projetos de jornalismo internacional, jornalismo investigativo, jornalismo ativista, jornalismo regional e uma vasta blogosfera que tem pautado temas como política nacional, movimentos culturais da periferia, cultura regional, luta de movimentos sociais, como os movimentos negros e feministas.

Todo esse florescimento, no entanto, corre o risco de retroceder. O setor de publicidade privada continua a ser bastante avesso a diversificar seus investimentos e a direcionar uma parte deles para a audiência desses projetos. Além disso, como é sabido, o governo federal bloqueou a publicidade nos sites independentes e suspendeu diversos editais para a mídia livre.

No atual momento político do país, no entanto, é preciso garantir um grande espectro de vozes no debate. Impeachment, eleições, votação de projetos polêmicos pelo Congresso, continuidade e rumos do Mercosul. Esses são alguns dos temas que, pautados pela imprensa independente, têm mudado o rumo da narrativa hegemônica dos grandes veículos de comunicação.

Para que essa continue sendo uma realidade, diversos projetos estão com campanhas de assinaturas ou “vaquinhas virtuais”, o chamado crowdfunding. A seguir, listamos alguns dos projetos mais interessantes, sem a intenção de sermos excludentes, e dizemos por que é importante apoiá-los:

Opera Mundi

Trata-se de um projeto único na imprensa brasileira, de acompanhamento da mídia e acontecimentos internacionais sob uma perspectiva latino-americana e brasileira.

Link para a campanha: www.operamundi.uol.com.br/apoio

Outras Palavras:

Porque é seguramente um dos melhores sites de análise da conjuntura brasileira e mundial. Fez uma extensa cobertura sobre os acontecimentos de 2013 e, desde então, uma série de previsões que se confirmaram, infelizmente.
Link para a campanha: http://www.outraspalavras.net/outrosquinhentos/


Revista Caros Amigos

A revista “Caros Amigos”, criada em 1997, é o mais longevo projeto de mídia independente construído no Brasil após a redemocratização.

Link para a campanha: http://www.carosamigos.com.br/index.php/contribua

Carta Maior

O site, focado essencialmente em análises políticas, tem ajudado a construir, desde 2001, uma narrativa antineoliberal no país.

Link para a campanha: http://www.cartamaior.com.br/pages/sejaparceiro

Barão de Itararé

O Centro de Estudos da Mídia Independente Barão de Itararé é um dos principais responsáveis pela consolidação da blogosfera progressista no país, com formulações e eventos de formação de blogueiros.

Link para a campanha: http://www.baraodeitarare.org.br/

Revista Fórum

Nascida no Fórum Social Mundial, em 2001, a revista traz uma das mais interessantes coberturas sobre as cidades brasileiras.

Link para campanha: http://www.revistaforum.com.br/socio/


Diálogos do Sul

Fundada em 2011, a revista se reivindica como herdeira da revista internacionalista “Cadernos do Terceiro Mundo” que circulou no Brasil e nos países em desenvolvimento entre os anos 1974 e 2005. É publicada em português e espanhol.

Link para campanha: http://operamundi.uol.com.br/dialogosdosul/apoie-a-dialogos/


Observatório da Imprensa

O Observatório da Imprensa é, há anos, um dos espaços mais importantes que questionamento dos monopólios midiáticos do país e de suas práticas.

Link para a campanha: http://www.kickante.com.br/campanhas/crowdfunding-observatorio-da-imprensa


Socialista Morena

Cynara Menezes é uma jornalista com longa trajetória e que não se acomodou no conforto da grande mídia, preferindo o combate e a vida independente.

Link para a campanha: http://www.socialistamorena.com.br/apoie/

Nocaute • O Blog do Fernando Morais

Nocaute é o blog do Fernando Morais, um dos mais respeitados jornalistas e militantes brasileiros. O blog propõe a elaboração de uma série de reportagens especiais com o dinheiro arrecadado.  No momento, o blog não está com campanha aberta, mas é bom ficar de olho quando abrir novamente:

Link para a campanha: http://www.nocaute.blog.br

1 comentários:

Dilma Coelho disse...

Olá.
Gostaria de ajudar todos os blogs que leio. Hoje ajudo o Carta Maior, já ajudei por várias vezes o Eduardo Guimarães, o Cafezinho, o Auler. É preciso descobri um meio para ajudar, pelo menos, a um grupo. Talvez uma cooperativa. Sou aposentada e não dá para ajudar a todos.
Vocês precisam descobrir um meio que nos permita ajudar a todos. É dificil, mas...