segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Lava-Jato e a caça ao guerreiro

Por Emiliano José, na revista Caros Amigos:

Diante de um espetáculo burlesco como o oferecido pelos procuradores da Lava Jato nas últimas horas, onde as provas são deixadas de lado em favor do objetivo político de inviabilizar Lula para 2018, a gente, por mais calejado esteja com a partidarização do sistema de justiça, queda estupefato, tomado de vergonha alheia. Até onde vão? É muito evidente o lado especificamente político dessa incrível perseguição à maior liderança política brasileira. O sistema de justiça quer destruí-lo, aniquilá-lo, quebrá-lo, para além de condená-lo e prendê-lo, se puder.

E não se dá nem um tempinho. Tudo como previsto. A crônica de uma perseguição anunciada. Há pressa, um olho no padre, outro na missa. Um olho no cronograma do processo, outro no calendário eleitoral. Afinal, os inimigos de Lula sabem: o massacre judicial-midiático não o impede de continuar na ponta de todas as pesquisas eleitorais, e quanto mais o atacam, mais ele cresce.Sintomático: a cena midiática da denúncia sem provas é montada logo após o governo golpista ter jogado carga ao mar. Cunha descartado como peça agora inútil, o terreno estava limpo para a continuidade acelerada do cerco a Lula, existente desde sempre, e intensificada recentemente com vistas às próximas eleições presidenciais.

O povo não é bobo.

Penso em Tancredo Neves, no célebre discurso de outubro de 1954, sempre volto a ele, perguntando sobre por que tanta perseguição ao presidente Getúlio Vargas. Tinha certeza o velho político de inegável vocação democrática: as razões não eram pessoais. Deviam-se às reformas levadas a cabo pelo governo dele, à Petrobras, à política soberana desenvolvida, ao salário mínimo recuperado, às medidas favoráveis aos trabalhadores.

Tudo isso pode ser repetido ad nauseam em relação a Lula, cujas políticas inegavelmente mudaram a vida dos mais pobres, agora atacadas frontalmente pelo governo golpista de Temer. Reflito, e minha reflexão me leva a pensar na origem de Lula. No quanto há de pessoal no ódio devotado a ele pelas camadas dominantes, por setores do sistema de justiça, pela mídia hegemônica, por setores das camadas médias.

Lula agride os bem-pensantes, os homens brancos engravatados de paletó preto, os jornalistas acomodados à ideologia da Casa-Grande, àquela parcela das camadas médias cuja repulsa a pobres é visceral. Ele é uma irrupção vinda das camadas mais pobres, sem eira nem beira, sem paletó preto gravata e diploma, inaceitável para um País cuja história está marcada a ferro e a fogo por quase 400 anos de escravidão.

Um nordestino pobre não tinha o direito de chegar à presidência da República.

Além disso, não se vergar, não se curvar aos costumes dominantes, não assumir os trejeitos da Casa-Grande, e desenvolver políticas voltadas àquela gentinha tão desprezível, de operários aos catadores de papel. Não tinha o direito de inventar Bolsa Família, Prouni, Pronatec, espalhar universidades públicas, institutos federais, essa baboseira toda. Claro, se não ganharam no voto, vai na tora mesmo, vai no golpe.

• Está certo, o problema é essencialmente político. Mas, é um problema político muito especial. Lula é o primeiro estranho no ninho a chegar à presidência da República, sempre ocupada por homens engravatados de paletó preto.

• Não tem jeito: recorro às lições da história para tentar explicar as pretensões dos inimigos de Lula, desejos contidos que sejam.

• Lembro da Revolução dos Alfaiates, dos quatro condenados à morte: João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino Santos Lira, Lucas Dantas do Amorim Torres e Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga. Foram enforcados na Praça da Piedade, dia 8 de novembro de 1799. Mortos para dar o exemplo, descartado um monte de gente da elite envolvida na conspiração. Sempre assim.

• Os quatro foram esquartejados.

• Pedaços dos corpos expostos em lugares públicos para serem vistos por todos.

• De modo a horrorizar, um efeito-demonstração do terror.

• Durante cinco dias, a população de Salvador olhou nos olhos mortos dos quatro mártires, para suas cabeças despregadas dos corpos, alternando sentimentos de compaixão e indignação.

• Terror, consciente.

• Dia 13 de novembro, as cabeças cortadas, outras partes dos corpos foram retiradas e enterradas, única forma de acabar com o odor exalado pela putrefação dos restos retalhados dos cadáveres.

• A Coroa portuguesa não podia, ou não queria, deixar florescer a ideia da revolução democrático-burguesa, cuja influência crescia na esteira da Revolução Francesa.

• E a Revolução dos Alfaiates, com negros e pobres participando, insinuava uma igualdade que suprimisse a escravidão,

• Não podem esquartejá-lo.inaceitável para a Coroa e também para as elites locais. Da mesma forma, inaceitável tenha Lula iniciado um processo de ascensão dos pobres no Brasil, conferindo-lhe, além da melhoria das condições de vida, o estatuto de cidadãos, pois milhões estavam excluídos de tudo quando ele ascendeu à presidência da República.

• Querem, mas não podem.

• O ódio saltando das redes, os olhos siderados de alguns dos integrantes do sistema de justiça, a visão messiânica-salvadora emergindo com absoluta nitidez, indicam o quanto desejariam isso. Por ódio de classe – não economizemos as palavras, não escondamos a luta de classes, tão óbvia, cristalina nos dias atuais desse Brasil aviltado por um golpe.

• Impossível isso, o sistema de justiça em cumplicidade absoluta com a mídia hegemônica tradicional, e esta destila ódio diário a Lula, regozija-se com seu sofrimento, impossível isso e trata-se então de minar a resistência de Lula, naturalizá-lo como corrupto, quebrá-lo por dentro atacando sua honra de homem probo, honesto, incapaz de se locupletar no poder, como o fizeram tantos, e não cabe nominar, por desnecessário.

• Estão torturando-o, inegavelmente, e a tortura evidencia-se em sua face nordestina, de trabalhador marcado pelas intempéries da vida, para delícia da mídia e do sistema de justiça.

• Suas lágrimas, na última entrevista, revela o homem atingido no âmago de sua existência severina, cuja trajetória singular o coloca como uma liderança política reconhecida em todo o mundo e no seu País, e como alguém cujo zelo com o dinheiro público é inegável – é só olhar suas posses para observar isso, mas as provas, ora as provas.

• É a subjetividade dele a primeira a ser atacada, pouco a pouco, primeiro negando, não, não há nada contra ele, só se houver. Depois, um canequinho, depois um barquinho, um triplexzinho, e provas? Ora provas, pra que te quero? Vamos falando, vamos naturalizando a possibilidade da prisão, vamos desconstruindo o símbolo, o imaginário em torno dele.

• Lembro outra vez da história.

• Os oficiais da República do Galeão, em 1954, querendo atingir Getúlio, disseram ao jornalista Pompeo de Souza: vamos convocar o presidente! Pompeo retrucou: é impossível, é ilegal. Oficiais indignados com a observação, Pompeo, cérebro da mídia golpista de então, tranquilizou-os: sigam dizendo, vai calando na opinião pública, vai desgastando Getúlio.

• Fazer sangrar, faca amolada, passa uma vez, o sangue corre, um filete, outro, o corpo acostumado às durezas da vida vai aos poucos sentindo, a alma vai sendo atingida no fundo. A faca chega à mulher, aos filhos, aos amigos, tentando destruir a todos. Terror. Tortura. Daí, se a faca, se essa tortura não basta, rapidamente os procuradores ocupam a ribalta para oferecer a denúncia inepta, como juristas, intelectuais, milhares qualificaram o espetáculo burlesco dos últimos dias.

• Estão tentando cindi-lo, esquartejá-lo, salgar partes de sua alma e expô-las em praça pública.

• Quebrá-lo por dentro – insista-se.

• Fosse um fraco, fosse um homem branco de paletó preto, pertencesse à elite, e Lula já teria sido domado, já teria desistido de tudo, abandonado a vida política, largado as multidões apaixonadas por ele. E o deixariam em paz, talvez.

• Chora, mas não cede. Já ouviu propostas, quando da primeira ofensiva contra ele, em 2006, de cumprir o mandato e não disputar a reeleição. Não deu bola, e venceu as eleições. E depois foi decisivo na eleição de Dilma duas vezes.

• E eles se exasperaram, deram o golpe, e agora querem esquartejá-lo.

• Fosse um fraco, e as lágrimas seriam sinal de debilidade.

• Não o são.

• São a expressão verdadeira do sofrimento decorrente de tantas calúnias.

• Homem chora, e Lula está muito longe de ser dado a cenas teatrais.

• Chora porque está sofrendo.

• Mas, Lula é como a vegetação da caatinga. Caatinga, sua conhecida. Sertões. Verga, mas não quebra. Nunca teve caminho fácil. Certamente, não imaginava tal perseguição a essa altura da vida, já ultrapassado os 70 anos, já com netos.

• Mas, quem veio das vidas secas, enfrentou borrascas violentas, passou por ditaduras, não teme batalhas.

• O povo o reconhece.

• Por isso, malgrado tudo, continua a despontar como liderança em todas as pesquisas de opinião para 2018.

• Está aí, para além do profundo ódio de classe exibido pelos dominantes, a causa básica desse circo de horrores a cercá-lo.

* Emiliano José é jornalista e escritor.

1 comentários:

Anônimo disse...

Miro, aqui, só entre nós:
O Lula só deixou de ser O CARA, quando resolveu defender a Petrobrás, os BRICS, o Banco dos BRICS. o Mercosul e o Acordo Nuclear com o Irã (para ódio de Israel e dos seus Banqueiros de Wall Street e da City of London).
Enquanto ele só mantinha o Banco Central nas mãos dos Banqueiros Mundiais e Nacionais e dava uma esmola para os pobres, devido os preços altos do petróleo e dos minérios, tudo ia relativamente bem ...
Agora é tentar salvar o que ainda for possível:
ELEIÇÕES GERAIS JÁ !!!