quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O fascista do MBL que agrediu a senadora



Por Altamiro Borges

A senadora Vanessa Grazziotin, que foi agredida pelo troglodita Paulo Demchuk - militante da seita golpista Movimento Brasil Livre (MBL) -, continua recebendo a solidariedade de lideranças políticas e dos movimentos sociais. Nesta semana, várias entidades do Paraná divulgaram um manifesto em repúdio ao advogado, que atacou a parlamentar comunista do Amazonas durante um voo de Brasília para Curitiba, em 31 de agosto passado - logo após a aprovação no tribunal de exceção do Senado do impeachment da presidenta Dilma. Aos poucos, graças às redes sociais, a sociedade também vai conhecendo melhor o perfil do criminoso que agrediu a senadora.


Segundo matéria do site Vermelho, "Paulo Demchuk é um contumaz agressor de mulheres, crianças, juízes e quem cruzar seu caminho, de acordo com o Ministério Público do Paraná. No último dia 30 de agosto, por exemplo, o promotor de Justiça Dicesar Augusto Krepsky ofereceu denúncia contra Demchuk, que, conforme relato, teria desferido chutes e pontapés contra um casal e atingido até um bebê de dez meses com spray de pimenta" - como mostra o vídeo acima. A matéria ainda acrescenta: "Descontrolado e voraz, ele é conhecido no meio jurídico como um homem que não controla os seus impulsos. Agressivo, ele acumula queixas de agressões físicas e verbais em sua carreira".

"Nem mesmo magistrados parecem merecer o respeito do advogado. Não são poucas as queixas que recaem contra ele por desacato e ofensas a magistrados nos tribunais. Respondendo a processos pesados por estelionato, fraudes processuais e agressões físicas e verbais, Demchuk é um homem que se coloca acima da lei e legitima o que ele chama de “direito de hostilizar”. Um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL) e do movimento separatista ‘O Sul é Meu País’, Paulo Demchuk voltou as manchetes policiais nas últimas semanas após agredir a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba".

"Repetindo os seus dias de fúria, como corriqueiramente fez nos últimos anos, o advogado avançou contra a senadora promovendo uma constrangedora sessão de insultos e ofensas verbais, além de tentativas claras de agressões físicas que não foram consumadas graças a intervenção de terceiros. 'Defendo o direito de hostilizar', repetiu Paulo à imprensa, como num mantra diabólico em defesa de seu ódio. Em meio aos seus devaneios separatistas e um ódio claro às minorias e, principalmente àqueles que lhe oferecem resistência a seus atos ilícitos, Paulo Demchuk afunda em pesados processos que lhe acusam desde estelionato, a fraudes e agressões, ao tempo em que brada por um Brasil livre de corrupção. Demechuck aguarda julgamento".

Reproduzo abaixo o manifesto de repúdio das entidades do Paraná ao fascista do MBL:

*****

As entidades do movimento de mulheres, feministas e de Direitos Humanos do Paraná vem a público manifestar seu repúdio a atitude do advogado Paulo Demchuk que em atitude de completo destempero e com violência agrediu a Senadora Vanessa Grazziotin que desembarcava no aeroporto em São José dos Pinhais para visitar sua mãe que reside na capital paranaense.

As entidades clamam pelo resgate aos fundamentos da Constituição que é o respeito do princípio da dignidade humana. É preciso que defendamos uma sociedade que consiga viver na pluralidade, aceitarmos e respeitarmos as ideias contrárias e assegurarmos que essas ideias possam se manifestar. Os atos de violência depõem contra o Estado Democrático de Direito e a Constituição e são intoleráveis.

A violência contra a senadora Vanessa é na prática a violência contra as mulheres, e se constitui em uma prática machista e covarde, e deve receber a reprovação das entidades e da sociedade em geral.

Neste caso, o que causa ainda mais indignação é constatar que o agressor é membro da Comissão de Ética da OAB – Paraná, representante de uma organização política o qual deveria ter maior dever ético e moral em observar as leis o respeito e os bons costumes.

Ante a tal fato horrendo as entidades signatárias condenam veementemente a atitude agressiva e covarde do advogado Paulo Demchuk e colocam-se solidárias à Senadora Vanessa Grazziotin.

Diante da gravidade do episódio, o qual deve envergonhar a Cidade de Curitiba e o Estado do Paraná, conclamamos no sentido de apurar os fatos e punir rigorosamente o referido advogado que, no nosso entender, perdeu a condição ética e moral.

Chega de violência contra a mulher!

Por uma cultura de paz!

Curitiba, 12 de setembro de 2016.

ASSINAM:

- UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES – UBM – Paraná
- MARCHA MUNDIAL DE MULHERES – MMM
- REDE DE MULHERES NEGRAS DO PARANÁ
- REDE FEMINISTA DE SAÚDE DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS – Regional Paraná.
- FÓRUM POPULAR DE MULHERES DO PARANÁ
- ONG MARIA DO INGÁ PELOS DIREITOS DA MULHER
- CASA LATINO AMERICANA – CASLA
- COLETIVO DE ADVOGADOS (AS) PELA DEMOCRACIA
- SERVIÇO DE PAZ E JUSTIÇA – SERPA
- MOVIMENTO MULHERES PELA DEMOCRACIA – PARANÁ
- UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA – PARANÁ
- UNIÃO PARANAENSE DE ESTUDANTES
- UNIÃO PARANAENSE DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS
- SINDIPETRO
- SINDISAÚDE
- SENGE – PARANÁ
- CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL- CTB – PARANÁ.
- COLETIVO DE MULHERES DA CUT – PR
- FETEC – PARANÁ
- GRUPO DIGNIDADE
- CEPAC CENTRO PARANAENSE DA CIDADANIA
- ESPAÇO PARANAENSE DA DIVERSIDADE LGBT
- INSTITUTO BRASILEIRO DE DIVERSIDADE IBDSEX
- DOM DA TERRA AFRO LGBT
- ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DA PARADA DA DIVERSIDADE – APPAD
- ALIANÇA JOVEM – LGBT
- FÓRUM PARANAENSE DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS

0 comentários: