quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O chocolate estragado de João Doria

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Ao dizer a jornalista Monica Bergamo que pretende levar chocolates para Lula na prisão da Lava Jato, o novo prefeito de São Paulo, João Doria, produziu um desastre político.

Exibiu um exibicionismo que repete o comportamento absurdo do Ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que antecipou a prisão de Antonio Palocci.

Também apresentou um traço atrasado de sua formação política, reproduzindo, com três séculos de atraso, o barbarismo da população que no século XVIII comparecia a cenas de execução e tortura de prisioneiros, em praça pública, para pedir mais sangue ao carrasco.

Num país onde a separação entre poderes é clausula pétrea da Constituição, não cabe a um prefeito especular sobre decisões - de gravidade reconhecida - que estão nas mãos da Justiça, que deve examinar cada acusação e cada denúncia com isenção e serenidade.

Pela sua postura, Doria só contribuiu para jogar água no moinho de quem critica a Lava Jato como uma operação seletiva, que não se empenha em apurar denuncias contra colegas de seu partido, o PSDB, com o mesmo cuidado dispensado ao Partido dos Trabalhadores.

É curioso notar que o novo prefeito tenha se manifestado num momento em que a Lava Jato encontra-se em situação particular. Reportagem de Bela Megale, na Folha de S. Paulo, revela que a Polícia Federal está cogitando suspender as delações premiadas. O argumento é que elas criam uma “sensação de impunidade” junto a população, na medida em que facilitam a soltura de criminosos depois que os acordos são fechados.

A diferença entre a Lava Jato e as demais investigações sobre corrupção política, inclusive a AP 470, consiste na prisão preventiva, primeiro passo para as delações premiadas.

É ali, no silêncio terrível de uma cela, que a operação negocia uma garantia constitucional - a liberdade, direito de toda pessoa que não tenha sido condenada - em troca de informações. Foi assim que nasceram as delações premiadas, 66 até agora. O sujeito não aguenta a solidão, a incerteza sobre seu futuro, pressão da família, a dor no olhar dos filhos, a vergonha evidente no rosto de tantas pessoas queridas – e fala.

É bizantino perguntar se estamos falando de tortura. Claro que é – como sabe toda pessoa que conhece rudimentos de psicologia. Emoção machuca, e muito. O medo produz marcas doloridas, incuráveis – ainda que sejam invisíveis.

Na época da evolução humana em que as crianças eram castigadas e punidas com severidade, uma das alternativas às punições físicas – as terríveis surras de cinto, as chineladas – era o quarto escuro, trancado à chave. Que nome dar a isso?

Cronologicamente, essa preocupação com a "sensação de impunidade" surgiu depois que se revelou que, na mesma representação da Polícia Federal que trouxe os diálogos e mensagens que levaram a Antônio Palocci à carceragem da PF em Curitiba, onde é mantido na prisão por tempo indeterminado, pode-se encontrar uma exaustiva quantidade de indícios comprometedores sobre a cúpula do PSDB paulista, no período dos governos de Geraldo Alckmin e de José Serra.

Mergulhados em tratativas da Odebrecht, uma das principais responsáveis pelo metrô paulista, vários personagens chamam a atenção pelos apelidos, pelo volume dos recursos recebidos, pelo desembaraço. Da mesma forma que a Polícia Federal acredita ter identificado Palocci nos indícios que apontam para um certo “Italiano”, temos ali, nas tratativas sobre o PSDB, caminho que podem levar a um certo “Santo”, ao “Careca”, e outros personagens tratados por apelidos, em negociações que envolvem, basicamente, duas linhas do metrô de São Paulo. A conversa diz respeito a reajustes e pagamentos clandestinos.

Pergunto: vamos saber quem são? O que disseram? Um dia eles vão aparecer na TV, algemados, mão nas costas, com aquele ar de quem não está entendendo mais nada?

Vamos saber quem reage com frieza, quem se apavora? Podemos sentir pena, raiva? Seremos tentados, discretamente, a visitar as famílias?

Dificilmente. Por que? Desde o mensalão PSDB-MG é errado imaginar um tratamento igual para crimes semelhantes e até identicos. José Serra e Aécio Neves já foram citados em delações premiadas da OAS e da Ocbrecht. "Citado não é investigado," lembrou João Dória, na mesma entrevista. Tecnicamente, a distinção é correta.

Mas o errado é não investigar. A “sensação de impunidade” vem daí, quando é possível concluir que há um tratamento diferenciado entre suspeitos do mesmo crime. Dias antes da prisão de Guido Mantega na porta de um hospital, a Justiça se mostrava incapaz de entregar uma notificação a Pimenta da Veiga, ex-ministro de FHC, pela falta de um endereço correto. Em 2003, Pimenta recebeu quatro cheques de Marcos Valério em sua conta bancária e até agora a Justiça não lhe deu uma sentença por isso.

Embora a repórter Julia Duailibi já tenha exposto o espírito anti Lula e anti petista da equipe de delegados que dirige a Lava Jato, numa agressividade que não permite dúvidas, estamos falando de algo maior do que uma opinião política.

É uma espécie de tabu, uma força invencível, um limite cultural, imposto e internalizado na formação de todos os brasileiros por uma hierarquia social sólida como poucas no mundo. Estamos falando de uma engrenagem em perpétuo movimento para se reproduzir através de gerações e preservar privilégios e vantagens acumuladas ao longo da história – como se viu no domingo, num massacre de classe através de uma disputa eleitoral, no mais recente lance de um esforço para recompor a velha ordem levemente arranhada na última década e meia. O objetivo é mostrar que ninguém, em especial os de baixo, pode esquecer quem é que manda de verdade, ao contrário do que muitas pessoas puderam imaginar depois que um certo líder metalúrgico entrou no Planalto pela porta da frente.

1 comentários:

Anônimo disse...

O grande problema foi o "republicanismo" submisso e covarde do Lula e da Dilma, que se mostrou suicida.
Um país não é um Sindicato, onde se agrada o Patrão, para obter algumas vantagens para os empregados.
Não dá para domesticar os "escorpiões" !!!
Quem deixou a PolíCIA Federal solta, para grampear e chantagear todos, acabou dando um tiro no próprio pé.
Quem não enfrentou, não governou, e foi golpeada e golpeado.
Hoje, a Justiça está DETONADA e é TUCANA !!!
E o pior de tudo, este GOLPE SOFT é MADE IN U$A ...