quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Parque Augusta e o amiguinho do Doria

Por Altamiro Borges

A eleição do privatista João Doria (PSDB) representa um duro baque para os defensores da humanização da brutalizada cidade de São Paulo. O ricaço invasor de áreas públicas em Campos do Jordão já afirmou que pretende privatizar os parques, incluindo o Ibirapuera. Ele também manifestou a intenção de reduzir as ciclovias e de elevar o limite de velocidade nas avenidas da capital – para a alegria dos fanáticos da civilização do automóvel. Nesta sanha privatista, alguns amiguinhos do empresário-picareta deverão se dar bem. É que o revela uma reportagem publicada na Folha nesta quarta-feira (5).

“O futuro do parque Augusta, na região central de São Paulo, deverá passar por uma negociação da gestão João Doria (PSDB) com uma construtora próxima do prefeito recém-eleito, a Cyrela. A família do tucano é amiga da família Horn, que controla a empresa e que é uma das donas do terreno. A Cyrela chegou a realizar neste ano uma exposição para homenagear a carreira de artista plástica da mulher de Doria, Bia. A construtora divide a responsabilidade pelo terreno do parque com a empresa Setin. Ambas travam um embate pela área com a Promotoria e a gestão Fernando Haddad (PT)”.

Há muitos anos, os moradores da região lutam para transformar o terreno num parque aberto à comunidade. Ativistas inclusive chegaram a ocupar o local, promovendo várias atividades artísticas. Já as duas empresas pretendem construir um empreendimento imobiliário de luxo. O prefeito Fernando Haddad entrou na briga pelo espaço público e passou a negociar a compra do terreno. Já com o tucano João Doria, o terreno servirá à especulação imobiliária. Em entrevista ao jornal Estadão, o elitista já afirmou que o parque público está totalmente descartado. “A prefeitura não vai gastar dinheiro nisso... Quero deixar bem claro que não comprarei terreno para fazer parque ou praça”, afirmou o ricaço fascista.

Seus amiguinhos da Cyrela devem estar felizes. Eles apostaram no tucano e agora terão enormes lucros. Conforme lembra a matéria da Folha, “a amizade de Doria com a família Horn é antiga. Em um perfil do fundador da construtora, Elie Horn, publicado em 2006 na revista ‘Exame’, Doria opinou sobre o modo de vestir do amigo. ‘Seus ternos são a la Antonio Ermírio de Moraes’, disse à publicação. Em abril, João Doria e Bia posaram com o filho do fundador da empresa, Efraim, durante a exposição da construtora para comemorar os 14 anos de carreira da artista. O evento foi realizado em um empreendimento de luxo da empresa na Vila Olímpia. Elie Horn doou R$ 100 mil à campanha de Doria, a mesma contribuição que fez a Marta Suplicy, Celso Russomanno e Haddad”.

Quanto à população da região, carente de espaços públicos, ela que se dane! O egoísmo burguês venceu as eleições em São Paulo!

0 comentários: