terça-feira, 29 de novembro de 2016

Festa de final do ano do Barão de Itararé


Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé anuncia a sua tradicional confraternização de fim de ano para recarregar as pilhas e não esmorecer diante do período de retrocessos e ataques à liberdade de expressão inaugurado pelo golpe judicial-midiático-parlamentar. O encontro ocorre no dia 8 de dezembro, a partir das 18 horas, no Café dos Bancários, situado na Rua São Bento, 413, no centro de São Paulo.

Além de denunciar o papel da mídia hegemônica na construção do processo ilegal de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e resistir à agenda de regressão imposta pelo novo governo, o Barão de Itararé teve um 2016 agitado. Uma das atividades realizadas pela entidade foi o 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que reuniu 400 pessoas em Belo Horizonte entre os dias 20 e 22 de maio, com direito à presença de Dilma Rousseff.

O Barão também concluiu, em 2016, o Ciclo de Debates Que Brasil é Este?, realizado entre outubro de 2015 e outubro de 2016. Foram diversos debates sobre os dilemas e desafios colocados em meio a tempos de crise política, econômica e social. O Ciclo de Debates A Imprensa e o Golpe, por sua vez, levantou, entre 22 e 29 de novembro, a discussão sobre os impactos do impeachment na economia, na política, na cultura e na sociedade após os os primeiros meses de governo Temer.

Durante a Olimpíada, realizada no mês de agosto no Rio de Janeiro, o Barão de Itararé promoveu uma cobertura multilíngue das manifestações contra Temer dentro dos jogos. Foram reportagens e artigos publicados em português, inglês, espanhol, francês, russo e alemão.

A entidade também participou da 19ª Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A atividade marcou os 25 anos de vida do órgão que agrega entidades da sociedade civil no campo de luta específico da comunicação. Na ocasião, a Secretária-Geral do Barão de Itararé, Renata Mielli, assumiu a coordenação do FNDC.

Ainda no âmbito do FNDC, o Barão de Itararé ajudou a construir o Dia Nacional de Luta contra o Golpismo Midiático, ocorrido no dia 5 de maio. Ocorreram atos em diversos estados país. Na capital paulista, os movimentos sociais promoveram um enterro simbólico dos meios de comunicação que utilizaram do jornalismo para dar sustentação ao golpe no país.

A confraternização anual do Barão de Itararé tem a proposta de reunir os ativistas, militantes e simpatizantes que participam da luta pela democratização da comunicação para trocar ideias e rever amigos. O Café dos Bancários oferece uma carta diversificada de cervejas, bebidas, petiscos e sanduíches.

Serviço

Confraternização de fim de ano do Barão de Itararé

Quando: 8 de dezembro, a partir das 18h

Onde: Café dos Bancários (Rua São Bento, 413)

Entrada franca.

0 comentários: