segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Lula lidera apesar do massacre da imprensa

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Se eu fosse um barão da imprensa, marcaria um encontro com meus pares para discutir um asssunto de integral interesse para todos.

Como, massacrando Lula continuamente, selvagemente, ele dispara nas pesquisas de voto e aparece sempre em primeiro lugar? Nosso jornalismo de guerra é tão incompetente assim?

Agora mesmo.

O último DataFolha mostra que Lula cresceu em todos os cenários. Bate em todos os potenciais adversários. E com facilidade.

Que mais a mídia tem que fazer?

Esconder ao máximo a notícia, por exemplo. Foi o que fez a Folha. A manchete do jornal deu o subfato: Marina lidera nas simulações de segundo turno.

Desde quando segundo turno é mais importante que primeiro? A resposta, no caso, é a seguinte: desde que Lula esteja na frente no primeiro.

Lula, de certa forma, é o Rasputin da mídia. Adeptos do czar Nicolau 2.o planejaram matar Rasputin pela influência que ele exercia sobre a czarina Alexandra. (E, por meio dela, sobre Nicolau.)

Dois czaristas atraíram Rasputin para um encontro numa taverna. Deram-lhe veneno suficiente para matar um cavalo.

E nada. A resistência assombrosa de Rasputin é um dos grandes mistérios da história.

A força de Lula diante do massacre jornalístico é quase que digna de Rasputin.

A explicação para o fenômeno parece se dividir em duas.

Uma é a dimensão de Lula. Provavelmente não houve nunca no Brasil um líder popular tão reverenciado pelos brasileiros mais simples como Lula.

Lula colocou os pobres na agenda nacional. Nem seus adversários mais raivosos são capazes de negar isso.

A segunda metade da explicação reside na incompetência da imprensa. Ou mais precisamente: em sua falta de credibilidade.

Só quem acredita em tudo pode crer que Lula seja o que jornais e revistas dizem que ele é.

Por exemplo: ele não era o chefe máximo do Petrolão? Não comandou o assalto à Petrobras?

A delação da Odebrecht desmoraliza tudo que o jornalismo de guerra publicou em acusações contra Lula no assim chamado Petrolão.

Os barões da mídia fracassaram contra Lula. Talvez reste o recurso ao veneno capaz de matar cavalo que foi usado contra Rasputin.

Mas lembremos: Rasputin resistiu.

0 comentários: