domingo, 31 de janeiro de 2016

Os bancos lucram em plena crise

Por Altamiro Borges

Os poderosos banqueiros devem adorar a cavalgada golpista da oposição midiática-partidária para “sangrar” o governo Dilma e “matar” o ex-presidente Lula. Enquanto o circo pega fogo, eles seguem abocanhando altos lucros e ficam distantes dos holofotes da imprensa e das atenções da sociedade. E isto em plena crise econômica, reflexo da bancarrota do capitalismo mundial e dos erros do próprio governo. Milhares de trabalhadores são demitidos, os salários perdem valor, a União arrecada menos tributos... e os agiotas financeiros continuam enriquecendo. Nesta semana, o noticiário econômico divulgou, sem maior alarde, que o Bradesco, segundo maior banco privado do país, obteve um lucro líquido de R$ 17,2 bilhões no ano passado.

Alckmin: “sem ética” e sem transparência

Por Altamiro Borges

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) tem aquela cara de sonso, de “picolé de chuchu”, mas é bastante ardiloso. Não é para menos que comanda o Estado mais rico da federação há quase 15 anos – lógico, com a ajuda da mídia chapa-branca, do Judiciário aparelhado, do Legislativo subserviente e com os votos da “classe média” alienada e masoquista. O início do seu quinto mandato no Palácio dos Bandeirantes, porém, tem sido desastroso: crise da água, violência da polícia, ocupação das escolas “reorganizadas” e várias denúncias de corrupção – a última delas sobre a da fraude nas merendas escolares. Sua situação só não é mais dramática graças à blindagem da imprensa amiga, que sediada em São Paulo evita fazer qualquer alarde com os graves problemas do Estado.

Locutor da RBS merece uma cusparada?

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o locutor Alexandre Fetter convocou os ouvintes do seu programa na Rádio Atlântida, pertencente à sonegadora RBS (Rede Brasil Sul) – que também é dona do jornal Zero Hora, de emissoras de tevê afiadas da TV Globo e de outros empreendimentos empresariais –, a agredirem o ex-presidente Lula. “Ninguém cospe no Lula, velho? Que troço desesperador. Ninguém dá uma cuspida no Lula, um sujeito desses é digno de uma cusparada”, rosnou o puxa-saco dos patrões. Ameaçado de sofrer um processo, o valentão logo se acovardou – a exemplo dos playboys fascistas que agrediram Chico Buarque e do “terrorista chic” João Pedrosa – e divulgou uma nota marota se desculpando.

O Globo investe contra o presidente da CUT

Por Altamiro Borges

A famiglia Marinho, que ergueu o império midiático da Globo graças às benesses da ditadura militar, partiu para o tudo ou nada. Além da caçada implacável para “matar” Lula, ela parece decidida a destruir os movimentos sociais que elegeram o ex-líder operário e permitiram o início de um novo ciclo político no Brasil. Pelo seu ódio de classe, ela sempre satanizou o sindicalismo, as entidades estudantis, os sem-terra, os sem-teto e todos os movimentos que lutam pela ampliação da democracia e dos direitos sociais. Mas agora, no clima de radicalização política que toma conta do país, a famiglia Marinho explicita que quer dizimá-los. Na edição deste domingo (31), o jornal O Globo coloca como alvo dos ataques a Central Única dos Trabalhadores (CUT), fundada por Lula.

Documentos do Guarujá desmontam a farsa

Do site do Instituto Lula:

Como os adversários de Lula e sua imprensa tentam criar um escândalo a partir de invencionices. Entenda, passo a passo, mais uma armação contra o ex-presidente.

Abril de 2005

Marisa Letícia Lula da Silva assina o “Termo de Adesão e Compromisso de Participação” com a Bancoop – Habitacional dos Bancários de São Paulo.

A cláusula 1a. do Termo de Adesão diz: “O objetivo da Bancoop é proporcionar a seus associados a aquisição de unidades habitacionais pelo sistema de autofinanciamento, a preço de custo”.

O que isso significa?

Que Marisa Letícia tornou-se associada à Bancoop e adquiriu uma cota-parte para a implantação do empreendimento então denominado Mar Cantábrico, na praia de Astúrias, em Guarujá, balneário de classe média no litoral de São Paulo.

Como fez para cada associado, a Bancoop reservou previamente uma unidade do futuro edifício. No caso, o apartamento 141, uma unidade padrão, com três dormitórios (um com banheiro) e área privativa de 82,5 metros quadrados.





O "Conselhão" e as soluções para o Brasil

Editorial do site Vermelho:

A primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES, mais conhecido como Conselhão) do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, ocorrida na última quinta-feira (28), teve pelo menos dois traços marcantes.

O primeiro sinaliza ao país a forte disposição do governo para reencontrar os caminhos do desenvolvimento. O outro é a amplitude do diálogo com a sociedade brasileira.

O vexame terminal da imprensa golpista

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Inacreditável.

I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL!

A gente fica pensando até onde chegará o provincianismo golpista e sabotador da mídia e de seus aliados em setores autoritários do Estado.

No dia seguinte à realização do primeiro encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, após mais de dois anos sem se reunir, e que contou com a presença dos principais empresários, dirigentes políticos e intelectuais do país, a manchete da Folha é sobre um sítio que Lula "frequentou", e que teria sido reformado pela Odebrecht.

FHC usa apartamento em Paris. E daí?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:


É estarrecedor o que está acontecendo neste país. Virou manchete na Folha de São Paulo deste sábado que dona Marisa, esposa de Lula, comprou um bote para sua família usar no lago de um sítio em Atibaia que um amigo e sócio de um de seus filhos empresta.

Lula acreditou na conciliação de classes

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

De 15 para 16 de setembro de 2006. Uma equipe da Polícia Federal prende “aloprados” do PT com dinheiro vivo em um motel de São Paulo. Eles supostamente tentavam comprar um dossiê contra José Serra, candidato do PSDB ao governo de São Paulo.

O jornalista investigativo Amaury Ribeiro Jr. diz que foi uma ação de contra-inteligência. Algo comum nos bastidores de campanha. Você joga uma isca, a campanha adversária morde e, além de posar de vítima, você tem um argumento para tentar “virar” a eleição de última hora.

A dose diária de purgante da rádio CBN

Por Osvaldo Bertolino, em seu blog:

A Central Brasileira de Notícia (CBN), nome oficial da rede de rádio do Grupo Globo (antiga Organizações Globo), é, sem dúvida, o braço mais agressivo da mídia brasileira. A começar pelo seu alcance, com emissoras espalhadas por todo o território nacional. Depois porque ela condensa em sua programação, instantaneamente, toda a sujeira que a direita produz. Uma torpeza levantada por algum veículo da mídia é imediatamente amplificada, ampliada e recheada pelos apresentadores, repórteres e comentaristas da rede.

Os lucros do Facebook em uma terra sem leis

Por Vinicius Wu, na revista Fórum:

O Facebook acaba de divulgar seus resultados referentes ao ano de 2015. Os números impressionam e nos dão uma ideia de como as redes sociais digitais estão nos conduzindo à conformação do maior monopólio de informação e comunicação da história da humanidade, em meio à perplexidade e paralisia de governos e organismos internacionais.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg ampliou em 44% seu volume de negócios e chegou a faturar U$ 17,9 bilhões em 2015. Somente no quarto trimestre, o Facebook movimentou US$ 5,6 bilhões, registrando um aumento de 57% nos negócios. Já são mais de 1,5 bilhões de usuários da rede no mundo, quase a metade dos seres humanos que acessam a internet em todo o planeta.

A importância de defender Lula

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Num ano político que se inicia com a dupla investigação contra Luiz Inácio Lula da Silva, começa a se construir uma reação mais ampla, por parte de setores da sociedade brasileira que já compreenderam que a pressão sobre Lula está longe de atender qualquer finalidade jurídica.

Apenas busca retirar da cena política a principal liderança popular construída pelo país após a democratização. Pretende-se fazer isso pela destruição - com métodos covardes - da imagem pública de Lula, através de uma conhecida combinação de espetáculos midiáticos que, sem demonstrar provas nem fatos, têm a finalidade de produzir na população aquele sentimento perverso de que: "aí tem tem coisa!"