sábado, 20 de fevereiro de 2016

Umberto Eco e a "legião de imbecis"

Umberto Eco
Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Não, você não é obrigado a conhecer Umberto Eco.

Talvez o único contato direto que tenha tido com uma obra do recém falecido escritor italiano seja aquele filme estranho, baseado em um livro de sua autoria… como é mesmo o nome?… tinha flor no título, não?… passou um tempo atrás no Corujão… com o cara que fazia o 007… sim! o Sean Connery… e tinha um monte de monge… enfim. Digo contato direto porque sua produção influenciou o pensamento no século 20 e, portanto, a minha e a sua vida indiretamente.

O MPF se tornou um partido político?

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Já são três citações sobre Aécio Neves na Lava Jato.

A primeira foi quando o doleiro Alberto Yousseff passou informações detalhadas sobre as propinas de Furnas para Aécio. O Procurador Geral da República Rodrigo Janot mandou arquivar.

Ontem, o Ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal) acatou novo pedido de Janot e arquivou o inquérito aberto para apurar as menções do delator Ceará a Aécio alegando contradições nos depoimentos.

Endereço une FHC, a ex-amante e a Globo

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A Globo alega, em uma “nota oficial” ridícula lida ontem no JN, que não sabia das ligações de FHC e da Brasif com Miriam Dutra – ex-amante do ex-presidente.

Certo. Sejamos hipócritas. Vamos fingir que acreditamos. Miriam trabalhou 35 anos na Globo, e foi enviada a Barcelona para ficar escondida do público. A operação contou com ajuda de ACM, Bornhausen e de uma empresa (Brasif) que era concessionária de espaços públicos nos aeroportos – durante o governo FHC.

Cuba e as novas relações com os EUA

Por Max Altman, no site Opera Mundi:

Um dos temas mais fascinantes da política internacional é de como Cuba se irá desenvolver nos próximos anos política, ideológica e economicamente depois do restabelecimento de relações com o seu inimigo regional, os Estados Unidos. Cientes da validade de um dos principais lemas ideológicos - “o socialismo nasceu da miséria para acabar com ela” -, a liderança e o povo cubano dispõem-se a criar as condições para um desenvolvimento sustentável capaz de garantir o progresso e o bem-estar de sua população sem violentar os princípios e os valores do socialismo. Terão êxito nesta formidável empreitada?

Desliga a Globo que o Brasil melhora

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                              

Com palestras dos jornalistas e blogueiros Paulo Henrique Amorim e Miro Borges, dia 3 de março, no auditório da CUT-RJ, às 18h, direção da central no Rio lança campanha para esclarecer a população o quanto a Globo faz mal ao país.

Tradicional inimiga das causas populares e democráticas, a Rede Globo, líder do monopólio midiático brasileiro, tem se superado cada vez mais em termos de manipulação da informação, da mentira e do assassinato de reputações. Tudo em nome dos seus interesses políticos e comerciais.

Procura-se uma boia para FHC

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Leandro Fortes, em sua página no Facebook:

A mídia ainda não achou um jeito de tirar Fernando Henrique Cardoso da enrascada em que a jornalista Mirian Dutra o meteu.

A tese de que a relação com a amante é uma questão de foro íntimo só faria sentido se:

1) O presidente da República e, por extensão, o Brasil, não tivessem sido feitos reféns da Rede Globo, por oito anos, sabe-se lá a que preço, para que essa amante ficasse escondida na Europa;

Caixa de isopor e pés fora da cozinha

Por Emiliano José, na revista Caros Amigos:

Há uma foto clássica de Lula: leva sobre a cabeça uma caixa grande de isopor. Seguindo-o, parte da comitiva que o acompanhava sempre por dever de ofício, e familiares, Marisa inclusive. Praia de Inema, na Bahia. Não se soubesse a qualificação dos demais, e Lula seria tomado pelo menor dos empregados daquela trupe, mais assemelhada a um grupo de farofeiros. Ou grupo acostumado a churrascos domingueiros.

FHC e Globo se tornaram um único escândalo


Da revista Fórum:


Baseada em apurações feitas pela mídia livre – com o silêncio da imprensa tradicional diante das recentes informações que envolvem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sua ex-amante Mirian Dutra, a mansão da família Marinho em Paraty e a Brasif, empresa de Jonas Barcellos – a Fórum montou um passo a passo das últimas descobertas desse assunto e de como elas se relacionam entre si.

Sigilos de Alckmin e cúmplices de Pinochet

Por Victor Farinelli, no site Carta Maior:


No ano de 2003, o Chile criou sua segunda Comissão da Verdade. Diante da carência de informações consideradas na primeira versão – a chamada Comissão Rettig, de 1991 – foi realizada essa segunda, que ficou conhecida como Comissão Valech, já que foi organizada pelo arcebispo Sergio Valech, da Paróquia da Solidariedade.

Porém, o resultado final da Comissão gerou uma certa polêmica, já que o informe final serviu somente para identificar mais algumas vítimas do terrorismo de Estado, mas não para identificar os autores dos crimes. Isso aconteceu porque os militares entrevistados exigiram sigilo para poder entregar a informação sobre operações secretas, o paradeiro dos corpos, entre outras coisas. Foi imposto, dessa forma, os mesmos 50 anos de silêncio que o governador Geraldo Alckmin colocou sobre os documentos públicos da administração paulista.

A crise política e a ofensiva da direita

Por Joana Rozowykwiat, no site Vermelho:

De acordo com o cientista político Armando Boito, a crise política brasileira se origina da ofensiva do campo neoliberal ortodoxo contra os governos neodesenvolvimentistas do PT. A investida da direita, que serve ao capital internacional, busca reimplantar o programa que vigorou na década de 90. Tal processo político, avalia ele, reflete um conflito distributivo – de apropriação da riqueza -, que opõe classes e frações de classes no Brasil.

A história da fazenda de 20 dólares de FHC

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:


Será que com o escândalo Mírian Dutra a imprensa vai, finalmente, investigar os negócios de Fernando Henrique Cardoso?

Creio que não, mas cumpro o meu dever de apurar e não faltam coisas estranhas nos negócios do ex-presidente.

A começar por uma informação, apurada pelo site jurídico Conjur de que a Fazenda Córrego da Ponte foi comprada por apenas 20 dólares:

O "golpe da reorganização escolar" em SP

Do site da UJS:

Entenda porque os estudantes iniciarão nova onda de mobilização em defesa da educação pública paulista.

Algo de muito estranho acontece em São Paulo. Além do escândalo de desvio da merenda, uma série de manobras do governador Geraldo Alckmin (PSDB) indica a tenebrosa tentativa de sucateamento da educação pública. Por meio de uma “reorganização disfarçada”, o governo paulista tenta passar por cima da decisão da Justiça, que após a ocupação de 213 escolas, suspendeu o projeto que fecharia ao menos 94 unidades e transferiria 311 mil estudantes.

Para derrubar o mito do juiz "apolítico"

Suprema Corte dos EUA: lá todos os juízes são
ligados às ideias dos dois maiores partidos
Por Flávio Siqueira. no site Outras Palavras:

A morte de Antonin Scalia, um dos nove juízes da Suprema Corte dos EUA, trouxe para o debate discussões sobre como, quando e quem será selecionado para ocupar a sua vaga na Corte. Scalia era o fiel da balança republicano que desempatava o placar de quatro juízes republicanos e quatro democratas. Até sua morte, a corte tinha uma maioria conservadora. Agora, Obama tem a chance de deixar mais um legado de sua gestão ao nomear um democrata e reverter a posição política majoritária do tribunal.

O "triplex" dos Marinho e o Miriamgate

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Acontecem coisas tão surreais no Brasil que um leitor desatento, ao ler o título do post, acharia que se trata de algum tipo de ironia ou palhaçada de blogueiro sujo.

Não é.

É sério.

Algumas informações já foram dadas em blogs, como o Viomundo, mas eu vou organizá-las de outro jeito aqui.