domingo, 13 de março de 2016

Habib's causa diarreia golpista

Por Altamiro Borges

A rede de fast food Habib's, que possui 430 lojas no país e mais de 22 mil funcionários, revelou toda a falta de caráter da burguesia. No período da bonança econômica, ela cresceu e elevou seus lucros. Mesmo rejeitando o governo Lula por razões de classe, ela evitou fazer terrorismo político. Agora, com o agravamento da crise, ela escancara o seu ódio e aposta na cruzada golpista. Na véspera das marchas desde domingo, a empresa lançou a campanha "Fome de Mudança" de apoio explícito ao impeachment de Dilma. Suas unidades foram decoradas com as cores verde e amarela e distribuíram brindes para os clientes. Em comunicado oficial, o Habib's convocou os "homens e mulheres que possam fazer a diferença". Uma mistura de ativismo político e oportunismo comercial!

A foto símbolo do protesto dos coxinhas


As imagens das marchas golpistas

 Av. Paulista



Marta Suplicy é expulsa da Paulista

Por Altamiro Borges

A traição pode custar muito caro para a senadora Marta Suplicy. Segundo matéria do site HuffPost, a pré-candidata do PMDB à prefeitura de São Paulo foi duramente hostilizada na marcha golpista deste domingo (13). "A parlamentar foi praticamente expulsa quando concedia uma entrevista na Avenida Paulista, em frente à sede da Federação das Indústrias de São Paulo. Ela foi alvo de gritos como 'vira casaca', 'fora PT' e 'perua'. Por isso, ela teve que retornar ao edifício da Fiesp, que é presidida por seu companheiro de partido, Paulo Skaf". 

Moro e militares na tela da Globo

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O esquenta para as marchas golpistas começou nas páginas dos jornais paulistas. No decadente Estadão, um editorial mais violento do que o de 1964 criticava neste domingo os petistas, definidos como “quase marginais”, chamou sindicalistas de “turma de boas-vidas” e disse que seguidores de Lula são “desesperados” que atuam contra “a maioria de brasileiros honestos”.

A cronologia do golpismo no Brasil

Manifestação em S. José do Rio Preto, interior de São Paulo, apoia sonegação:
o mundo peculiar dominado pelo pensamento das elites
Da Rede Brasil Atual:

Neste domingo (13), os movimentos contra o governo, o ex-presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores e os avanços sociais voltam às ruas, com apoio da grande mídia, e inflados pelos atos da Polícia Federal e do Ministério Público no últimos dias.

Em 4 de março (sexta-feira), Lula foi conduzido coercitivamente para depoimento na Polícia Federal, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na quinta-feira (10), foi a vez do Ministério Público do Estado de São Paulo detalhar denúncia contra o ex-presidente, pedindo sua prisão preventiva.

Impeachment de Dilma: a pauta oculta

Bolsonaro em Brasília, 13/3/16
Por Cristina Fróes de Borja Reis, Tatiana Berringer e Maria Caramez Carlotto, no site Outras Palavras:

A condução coercitiva do ex-presidente Lula em 4 de março foi, até o momento, o episódio mais grave da atual crise econômica e política no Brasil. A crise nos coloca diante de uma ameaça, diretamente ligada à correlação de forças existente na sociedade: os interesses do grande capital financeiro, há muito questionados, podem retomar completamente o controle do jogo.

A direita está na rua. Cadê o povo?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Seja ou não com o estímulo de uma UDN de toga e de uma massa de propaganda midiática jamais vista, o fato é que a a classe média, tão acariciada pelos governos petistas, destila seu ódio nas ruas.

Não é novidade e os prédios de Copacabana já envergaram faixas iguais em 1964.

A Globo é vítima da própria loucura!

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

A edição desse jornal nacional que vai merecer o direito de resposta do Lula é o ponto culminante de uma politica editorial de confrontação.

É a declaração de guerra que faltava!

É o climax de política irreversível: derrubar a Dilma e prender o Lula.

Apelo a Lula: assuma um ministério!

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Caro amigo-irmão Lula

Escrevo-lhe sob a premência da situação política atual e a pedido de muitos amigos comuns. Direi poucas palavras.

Há o risco de que as conquistas sociais conseguidas para os mais vulneráveis de nosso país, graças a suas políticas de inclusão social produtiva, sejam anuladas e se percam. O projeto da macroeconomia global sob a pressão dos grupos neoliberais nacionais e internacionais, pode levar ao poder aqueles para os quais as grandes maiorias são peso morto da história e para às quais há apenas políticas pobres para os pobres. Esse projeto social do PT, de seus aliados e também da Igreja da libertação que encontra apoio no amor aos pobres do Papa Francisco, tem que ser salvo como ponto de honra, como imperativo ético e como sentido da mais alta humanidade.

Leitores cansados, jornais decadentes

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Só pode ser desespero. As manchetes diárias dos jornalões brasileiros revelam o estado de ânimo das elites temerosas de que tenhamos, a partir de 2018, mais oito anos de governos populares no Brasil. Levaram um ano tentando organizar a oposição partidária e influenciar as esferas judiciais na tentativa de depor a presidente Dilma Rousseff. Diante da dificuldade legal de levar à frente o intento, voltaram as baterias para o ex-presidente Lula, na tentativa de tirá-lo da próxima disputa presidencial.

Quem financia os protestos do dia 13?

Por Francisco Toledo, no site da Agência Democratize:

Em 2013, em uma das primeiras manifestações do Passe Livre a qual tive a oportunidade de cobrir como fotojornalista, acabei conversando com May Vivian, uma das lideranças do movimento na época, em São Paulo. Conversa vem e conversa vai, enquanto a manifestação caminhava, ela me disse: “O movimento faz vaquinha pra conseguir arcar com as faixas e as demais intervenções. Juntamos umas 20 pessoas, cada uma dá 20 reais, a manifestação tá pronta”.

A marcha dos aloprados golpistas

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Viralizou no Twitter a hashtag #MarchaDosCorruptos. Não acho que seja esta a melhor expressão para designar os protestos de amanhã pelo impeachment.

Marcha dos Aloprados reflete melhor o espírito da coisa, em minha opinião.

É certo que corruptos consagrados como Aécio e FHC estão por trás das manifestações, insufladas por companhias de mídia que sonegam, mentem, conspiram contra a democracia e escondem casas paradisíacas em praias que tornaram criminosamente particulares, para ficar apenas em algumas de suas boas ações.

Por que Lula está com um pé no Planalto?

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Em entrevista convocada nesta sexta-feira, 11, para negar boatos de que renunciará, Dilma Rousseff disse “que teria um grande orgulho” em contar com o antecessor no governo. Lula está mesmo com um pé no Palácio do Planalto e só não houve ainda uma decisão a respeito em função do pedido de prisão preventiva dele e das manifestações “Fora Dilma” marcadas para o domingo 13.

A presença de Lula em um cargo no Planalto cumpriria dois objetivos. Por um lado, afirma um ministro, uniria de vez Dilma, Lula e o PT para enfrentar o juiz Sergio Moro e a força-tarefa da Lava Jato. Para o núcleo duro governista, o objetivo de Moro e da Lava Jato seria fechar o PT, derrubar a presidenta e tirar o antecessor da vida pública.

Analisando as últimas notícias do golpe

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A animosidade da mídia e de setores da direita contra as trapalhadas dos promotores do Ministério Público de São Paulo chega a ser engraçada, se fosse possível rir de um movimento que está, literalmente, destruindo importantes alicerces morais e políticos que sustentaram o nosso país desde a redemocratização.

É uma situação tragicamente irônica: uma pretensa luta contra a corrupção, ao ser conduzida sem os devidos cuidados legais, sem a mais leve consideração acerca de suas consequências sociais e - o que é talvez o mais grave - hostil aos valores propriamente democráticos, está, na verdade, produzindo uma notória decadência moral, que é a emergência do fascismo (ódio político, intolerância e truculência).

Globo mente e censura defesa de Lula

Do site do Instituto Lula:

A VERDADE: A reportagem do Jornal Nacional NÃO PROCUROU a assessoria do Instituto Lula, na quinta-feira (10 de março) para comentar a denúncia dos procuradores do MP de São Paulo contra o ex-presidente LULA.

A MENTIRA: A mensagem de e-mail exibida no Jornal Nacional deste sábado é de um repórter da GloboNews, e não do JN ou de qualquer outra redação da REDE GLOBO.

As ameaças da direita não intimidam

Editorial do site Vermelho:

Os ataques da direita fascista contra organizações e partidos populares nunca ficam apenas na retórica, e sempre vão às vias de fato – à agressão física.

Nesta semana cresceu a fúria antidemocrática da direita, em visível preparação para a manifestação pró-impeachment marcada para este domingo (13).

Multiplicaram-se ataques predatórios do vandalismo fascista contra organizações populares. A sede estadual do Partido Comunista do Brasil, em São Paulo, amanheceu, neste sábado (12) com pichações contra o presidente Lula, a deputada federal Jandira Feghali e ao próprio partido.

Frente Brasil Popular convoca protestos

Por Rafael Tatemoto, no jornal Brasil de Fato:

As organizações e entidades que compõem a Frente Brasil Popular (FBP) realizaram um protesto na Praça da Sé, centro da capital paulista, na manhã desta sexta-feira (11). A manifestação ocorreu um dia após integrantes do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) terem anunciado um pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula (PT). Os movimentos rechaçam a medida.

As alternativas são piores que Dilma

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Diante de um novo fim de semana de mobilizações que pretendem ampliar a ofensiva contra o mandato que Dilma Rousseff conquistou nas urnas de 2014, não se pode perder a noção real das coisas nem a capacidade de distinguir o principal do secundário.

Nenhum dos difíceis problemas que o país enfrenta nos dias de hoje, seja na condução da economia, seja na falta de certezas políticas, pode esconder o fato de que nenhuma alternativa possível ao governo que tem um mandato a ser cumprido até 2018 representa uma opção mais adequada aos interesses dos trabalhadores e da maioria da população. Na melhor das hipóteses, as opções disponíveis são piores e mais nocivas.

Um golpe travestido de legalidade

Por Celso Vicenzi, em seu blog:

Dizer que há um golpe jurídico-midiático em ação no Brasil pode parecer exagero para boa parte da população acostumada a se informar com Veja, Globo e outros veículos tradicionais da mídia. Mas não há como esconder a perseguição obsessiva de um juiz de primeira instância para encontrar indícios de corrupção contra petistas, contra Dilma e Lula e, ao mesmo tempo, uma profunda apatia e omissão para investigar, por exemplo, Aécio Neves, delatado cinco vezes, ou FHC e seu instituto, que também recebeu verbas de empreiteiras, ou Eduardo Cunha, cujas provas de corrupção vieram até mesmo com o timbre do governo suíço.