segunda-feira, 14 de março de 2016

O que é mesmo que estão querendo?

Foto: Jornalistas Livres
Por Tarso Genro, no site Sul-21:

A denúncia feita pelos promotores de São Paulo, que contém o pedido de prisão preventiva do Presidente Lula – de um dos seus filhos e da dona Marisa – pareceu abrir um clarão de lucidez nos meios jurídicos, em setores políticos menos sectários e em boa parte da inteligência do país. Demonstra, também, o grau de partidarização daquele órgão de Estado, a tragédia de parte do nosso ensino jurídico e a escassa capacidade que vem demonstrando um setor daquela corporação, de compreender a importância das suas funções no Estado de Direito, que é diferente daquelas exercidas pela instituição num Estado policial, no qual, Governo e Estado, se confundem no monopólio da violência sem lei.

Por que os tucanos apanham na Paulista?

PSDB perde as ruas para a extrema-direita

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O dia 13 começou como se esperava: a Globo dava ampla cobertura para atos de rua em Brasília, BH, Rio e nas capitais do Nordeste. Era como se fosse um “esquenta”, para chamar a massa de classe média ao grande ato da tarde, na avenida Paulista.

Com exceção do Rio de Janeiro (onde nitidamente mais gente foi às ruas dessa vez), nas demais cidades o comparecimento não saiu do que se esperava: a classe média em fúria dava as caras – num misto de delírio, autoritarismo e ódio longamente semeados pela Globo/Veja e pelo próprio “líder” da oposição, Aécio Neves (um anão político que pôs em risco a estabilidade democrática, ao não aceitar a derrota nas urnas em 2014).

A nova rede da legalidade democrática

Por Eduardo Maretti, Helder Lima, Paulo Donizetti de Souza e Vitor Nuzzi, na Revista do Brasil:

No final da noite de 4 de março, ao discursar na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar que, no governo, é a economia que tem de estar subordinada à política, e não o contrário. Também tornou a dizer que não adianta fazer ações apenas com o objetivo de agradar o mercado financeiro. De fato, os recados dados pelo “mercado” têm demonstrado que o poder econômico, definitivamente, entrou em cena para influir no processo político, o que inclui derrubar a presidenta reeleita em 2014, Dilma Rousseff.

Bolsonaro, os 'Power Rangers' e a tragédia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A direita no Brasil, que nunca teve pudor do estado de miséria e abandono a que relegou seu povo por 500 anos, parece ter perdido mesmo a vergonha de seus caricatos instrumentos.

O artigo do “porta-voz da juventude” Kim Kataguiri e Jair Bolsonaro se reuniram ontem, um com texto, a Folha, e outro posando para fotos, em Brasília, na idade mental de adoradores dos Power Rangers.

É hora do tudo ou nada

Por Breno Altman, em seu blog:

Não tenhamos ilusões: a ofensiva conservadora, comandada pelo núcleo duro da burguesia brasileira e seus braços de comunicação, unificou as camadas médias contra o governo, o PT e a esquerda, como ficou demonstrado nas manifestações antidemocráticas desse domingo.

Nestas condições, o dia 18 de março, data para a mobilização nacional contra o golpe, deve ser entendido por todos nós como a hora da verdade.

A foto da babá e a ex-amante de FHC

Por Renato Rovai, em seu blog:

Cláudio Pracownik, cuja foto com sua esposa, a babá e os dois bebês viralizou nas redes sociais no dia de hoje é vice-diretor de Finanças do Flamengo.

Mas não só.

Ele também é sócio diretor do Banco Brasil Plural.

Sobre os protestos: mais do mesmo!

Foto: Jornalistas Livres
Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Pouco importa que, segundo o Datafolha, tenha tido mais gente nessa manifestação de hoje em São Paulo do que no outro “recorde de público”, em março do ano passado. Naquela época, a manchete era que a manifestação na avenida Paulista “só perdeu para as Diretas-Já”. Hoje foi “superou as Diretas-Já”. Sorry, mas não se derruba um governo porque um Estado não se sente representado por ele. Somos uma federação de 26 Estados, além do Distrito Federal. E inegavelmente não existe uma onda tomando o País pelo impeachment de Dilma. Podem espernear e gritar: não há clima no país para derrubar Dilma.

Lava Jato acaba quando Dilma for derrubada

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                      
De cara, informo que sou daqueles que não veem nada, absolutamente nada, de meritório na Operação Lava Jato. Nem mesmo a narrativa segundo a qual a operação tem logrado êxito na recuperação de dinheiro desviado da Petrobras me convence.

Comparado com o estrago que faz na economia brasileira, inibindo investimentos e desempregando dezenas de milhares de trabalhadores, a Lava Jato conseguiu, se é que conseguiu mesmo, restituir uma ninharia aos cofres públicos.

A farofada na praia da Paraty House

Por Renan Antunes, de Paraty, no blog Diário do Centro do Mundo:

Falando em protesto, a segunda farofada contra a grilagem da praia Santa Rita pelos herdeiros do magnata da Globo Roberto Marinho foi pacífica e divertida.

A Marinha não contou o número de participantes e os Marinhos não estavam lá.

Os organizadores usaram o grupo de whatsapp “Rolezinho Santa Rita” para convocar manifestantes, conseguindo lotar a escuna Paraty Ser Feliz.

Manifestação amplia a pressão sobre Dilma

Da revista CartaCapital:

A impressionante manifestação realizada no domingo 13, que reuniu 500 mil pessoas em São Paulo segundo o Datafolha e centenas de milhares em outras cidades, de acordo com levantamentos da Polícia Militar, aumentou a pressão sobre o governo Dilma Rousseff e sobre o PT. Não por conta apenas da grande concentração de pessoas, mas pelo contexto em que os protestos se deram.

Desde que foi reeleita, Dilma enfrentou outras quatro manifestações, nenhuma tão grande quanto essa, é verdade, mas desta vez ela e seu governo parecem cada vez mais isolados, com dificuldades de responder à ofensiva oposicionista – e também dos aliados que aparentam estar desembarcando de seu governo.

Lula: Inocente ou culpado?

Por Guilherme Mello, no site Brasil Debate:

O ex-presidente Lula tem sido alvo de uma série de acusações, amplamente difundidas na imprensa e oriundas de autoridades do judiciário. Em todos os casos, há um questionamento acerca das relações que Lula manteve com as grandes empreiteiras brasileiras após sua saída da Presidência da República.

As acusações visam a demonstrar que Lula recebe propina sob diversas formas com o objetivo de beneficiar as empreiteiras, se tornando um homem rico ao praticar atos de corrupção. Tirando aqueles que, por qualquer motivo, já têm sua opinião formada previamente, a questão que fica na cabeça de muitas pessoas é: Será Lula inocente ou culpado das acusações?

Grito na Paulista “Fora Aécio, vagabundo”

Do blog Viomundo:

Antes, era um sorriso só dentro da van.

O presidente do PSDB, Aécio Neves, ao lado do governador Geraldo Alckmin, tendo como escudeiro o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, fiel aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Mais tarde eles se juntariam ao presidente do Democratas, Agripino Maia.

Só entre os que acabamos de citar há numerosos escândalos: lista de Furnas, Lava Jato, propina da OAS, do Detran do Rio Grande do Norte, escândalo da merenda…

Pouco depois da chegada ao destino, as feições rapidamente mudaram.



Mídia usa atos para insuflar golpe final

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

Após os atos deste domingo (13) convocados por movimentos ligados à direita conservadora, a mídia uniformizou o discurso para dizer que “a megamanifestação” emparedou o governo da presidenta Dilma Rousseff.

Assim como fez durante toda a semana, a imprensa insuflou as manifestações buscando dar um caráter de um apoio unânime da população contra o governo.

Lula e o ministério da repactuação nacional

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Duas tentativas seguidas de prender Lula em um intervalo de menos de uma semana (Moro, em 04-03; Conserino, em 10-03).

Invasão de uma plenária do PT no Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema nesta 6ª feira, 11/03, por destacamento da PM fortemente armado.

Ataques com pixações na sede da UNE e do PCdoB, faixas de apoio a Lula queimadas no Rio.

Onde estavam os negros na Paulista?

Por Maria Carolina Trevisan, no site dos Jornalistas Livres:

Entre as milhares de pessoas que invadiram a avenida Paulista neste domingo (13/3), quase não havia negros. Assim como aconteceu há um ano, a grande maioria dos negros que foram ao coração de São Paulo – e a outras capitais brasileiras – estava trabalhando. Eram babás ou ambulantes (ou policiais militares). Esse quadro trata de reproduzir a posição subalterna dessa parcela da sociedade brasileira, desde a escravidão até hoje.

"Vagabundo". Aécio engole seu veneno!

Por Altamiro Borges

O cambaleante Aécio Neves vai dormir de ressaca na noite deste domingo. Ele imaginava que seria o grande herói das marchas golpistas, que derrubariam Dilma e o levariam, inevitavelmente, ao Palácio do Planalto. O tucano não esperava, porém, ser xingado de "vagabundo", "oportunista", "corrupto" e outros palavrões quando chegou, acompanhado pelo governador Geraldo Alckmin e por outros falsos moralistas, na Avenida Paulista. A comitiva teve que deixar o local às pressas, temendo agressões. A mídia chapa-branca até tentou ofuscar a cena constrangedora, mas Aécio Neves sentiu na pele o ódio dos fanáticos que ele mesmo ajudou a chocar!