sexta-feira, 8 de abril de 2016

'Veja' arquiva folha corrida de Jovair

Por Altamiro Borges

O novo herói dos golpistas é o deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), que nesta quarta-feira (6) deu parecer favorável ao impeachment da presidenta Dilma. O relator da tal "comissão especial" leu quase 130 páginas para justificar o estupro da democracia. "Uns vão me chamar de herói, outros de vilão e golpista. Esses rótulos não me preocupam", afirmou logo no início da leitura do calhamaço. Como pau-mandato do correntista suíço Eduardo Cunha, ele demonstrou pouca intimidade com o seu próprio relatório. Em vários momentos, tropeçou nas palavras e pareceu não compreender os termos jurídicos do parecer. Mesmo assim, Jovair Arantes - famoso por suas ligações com notórios bandidos - foi poupado pela mídia golpista. A revista Veja, por exemplo, optou por "arquivar" velhas denúncias que publicou contra o agora impoluto e ético "relator do impeachment".

Cadê a lista da Andrade Gutierrez?

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A chamada “lista da Odebrecht” sumiu do noticiário depois de ter apavorado o mundo político e forçado a disposição das cúpulas partidárias para cortar logo a cabeça de Dilma Rousseff e liquidar com a espadada da Lava Jato. Foi na esteira de sua divulgação que o PMDB resolveu desembarcar do governo e engrossar o cordão do impeachment. Agora, se Lava Jato quiser dar alguma prova de que não se tornou uma ação partidária, deve entregar à opinião pública uma “lista da Andrade Gutierrez”. E não só a de doações legais, que foram até mais generosas para o PSDB, mas também aquela que beneficia todos ou quase todos os partidos, com caixa 1 ou caixa 2.

O ato dos jornalistas contra o golpe

Por José Cassio, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Não podia imaginar que, depois de 40 anos, eu teria de recorrer novamente à mídia internacional para saber o que está acontecendo no meu país”.

O professor (ECA/USP) Laurindo Leal Filho se referia a meados da década de 70 quando tinha de sintonizar a Rádio BBC de Londres para saber notícias sobre o golpe de Estado ocorrido no Chile e que consistiu na derrubada do regime democrático constitucional e de seu presidente, Salvador Allende.

MST exige punição dos criminosos do PR

Do site do MST:

Na tarde desta quinta-feira (07 de abril), famílias do MST, organizadas no Acampamento Dom Tomas Balduíno, no município de Quedas do Iguaçu, região central do Paraná, foram vitimas de uma emboscada realizada pela Policia Militar do Estado e por seguranças contratados pela empresa Araupel.

No ataque covarde promovido pela PM e por seguranças da Araupel, foram assassinados os trabalhadores rurais, Vilmar Bordim, de 44 anos, casado, pai de três filhos e Leomar Bhorbak, de 25 anos, que deixa a esposa grávida de nove meses. Também foram feridos mais sete trabalhadores e dois detidos para depor e já foram liberados.

O perfil dos golpistas fica mais "claro"

Por Dennis de Oliveira, no blog Quilombo:

A cada momento que passa, vai ficando nítido o perfil da maioria dos que defendem o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. Os fatos listados abaixo são emblemáticos.

1- Capa da IstoÉ: uma montagem farsesca para sustentar uma visão machista

A foto que deu origem a capa foi uma montagem (do site Pragmatismo Político)

Na semana passada, a revista IstoÉ lançou uma capa com a manchete “As explosões nervosas da presidente”. O tom da capa e da matéria que remonta a ideia de uma “histeria” atribuída a mulheres que se recusam a se submeter a um ordenamento masculino gerou revoltas em várias organizações feministas. A própria Presidência da República lançou uma nota de repúdio a capa da revista reclamando do tom misógino e machista. (clique aqui para ler).

Máfia da merenda goza da proteção da mídia

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Em 2009, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE) iniciou investigação sobre pagamento de propinas envolvendo ao menos dez fornecedores de merenda para a rede pública de educação de São Paulo e de pelo menos 13 municípios.

O relatório, feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou que a terceirização do serviço custava quase quatro vezes mais do que se o serviço fosse feito pela própria prefeitura. Durante a pesquisa, os técnicos da empresa também concluíram que a qualidade dos alimentos servidos às crianças não era adequada. Além disso, o Conselho de Alimentação Escolar descobriu, em inspeções feitas entre 2006 e 2007, que em várias escolas e creches o armazenamento dos produtos da merenda era precário, sendo que alguns alimentos já estavam fora do prazo de validade e outros, em estado de decomposição. Depois de algumas notinhas publicadas na imprensa, o Ministério Público anunciou que a apuração correria sob segredo de Justiça. Não há notícias de que alguém tenha sido punido e as pequenas notinhas sumiram da imprensa.

Sergio Moro é aprendiz de Mussolini

Por Jeferson Miola, no site Carta Maior:

Alguns personagens soturnos, celebrizados na arena pública brasileira pelos holofotes da mídia, precisam ser decifrados. O cínico e ousado juiz Sérgio Moro é um deles.

Quem leu o ensaio “Considerações sobre a Operação Mani Polite”, que Moro publicou em 2004 com base em estudos sobre a operação Mãos Limpas na Itália dos anos 1990, pensa que naquele experimento está a fonte definitiva de inspiração do justiceiro. Ali ele descreve os procedimentos arbitrários empregados na Lava Jato: prisão prévia ao julgamento; delação obtida através da extorsão psicológica e moral de investigados presos por meses sem julgamento; inversão do ônus da prova; arbítrio jurídico-policial; ideologização das investigações, e uso da mídia para banalizar o autoritarismo jurídico-policial.

Jornalistas defendem a democracia em SP

Por Joana Rozowykwiat e Railídia Carvalho, no site Vermelho:



O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo voltou a ser trincheira de resistência democrática. Nesta quinta-feira (7) o histórico auditório Wladimir Herzog foi palco de um ato contra o golpe em curso no país. As intervenções dos convidados responsabilizaram as grandes empresas de comunicação pelo clima de instabilidade e perseguições no país.Maria Inês Nassif afirmou que “o jornalismo é parte desse clima horroroso”. Para ela, o Brasil paga pelos erros de ter se curvado ao monopólio da mídia.

A máfia da merenda e a estranha promoção

Por Henrique Beirangê, na revista CartaCapital:

Acusado de tentar obstruir as investigações que envolvem o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB), na máfia da merenda, o servidor Alexandre Sampaio Zakir foi promovido hoje. Ele deixa o posto de chefe de gabinete do tucano para assumir a Secretaria Geral da Administração da Alesp. No cargo, ele será responsável pelo ordenamento de despesas, contratações, licitações de até 500 mil reais, assinatura de convênios e do gerenciamento operacional da Casa.

Janot é o jacaré da derrubada de Dilma

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Uma breve reflexão sobre o que teria feito o sr. Rodrigo Janot mudar, aparentemente, de forma radical de opinião: de quem defendia, no dia 28 de março, a posse de Lula como ministro da Casa Civil e hoje, 7 de abril, diz que isso não pode acontecer.

Janot mudou?

Em meados do ano passado, era voz corrente que Dilma Rousseff reconduziria Rodrigo Janot à chefia da Procuradoria Geral de República por algum tipo de freio à Operação Lava Jato. O que, os dias mostraram, era uma suposição totalmente falsa.

A fábula da delação da Andrade Gutierrez

Por Renato Rovai, em seu blog:

A construtora Andrade Gutierrez fez acordo de delação premiada com os investigadores da Lavajato e relatou que houve repasse de recursos legais para a campanha de Dilma que teriam referência em comissionamento de obras.

Não se vai entrar aqui no mérito de se isso é verdade ou mentira.

Até porque parece evidente que essas grandes empreiteiras não doam milhões aos partidos apenas porque são republicanas e querem o fortalecimento da democracia.

Golpistas arrancam faixas em Minas Gerais

Por Aloísio Morais

Desde o último sábado, dois notórios militantes do movimento pelo golpe aparecem em fotos no Facebook se vangloriando de terem arrancado faixas que convocavam a população de Belo Horizonte para a manifestação do dia 18 de março, saindo da Praça Afonso Arinos e seguindo até a Praça da Estação. No dia seguinte, eles devem ter ficado bastante frustrados, porque o ato reuniu cerca de 60 mil pessoas, principalmente jovens, que até as 22 horas ouviram discursos de políticos, de representantes de movimentos populares e dezenas de músicos em defesa do governo. 

Emboscada contra MST deixa dois mortos

Do jornal Brasil de Fato:

Por volta das 15h desta quinta-feira (7), uma emboscada contra o acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, região centro do Paraná, deixou dois mortos e pelo menos 6 feridos, conforme informações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com o Movimento, seguranças e jagunços da madeireira Araupel participaram da ação, junto com a Polícia Militar.