terça-feira, 3 de maio de 2016

Alesp virou refúgio da máfia da merenda

Foto: Jornalistas Livres
Por Altamiro Borges

No final da tarde desta terça-feira (3), centenas de estudantes secundaristas ocuparam a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Eles exigem a imediata instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o desvio de milhões de reais da merenda escolar. Segundo inúmeras denúncias, o próprio presidente da Alesp, deputado Fernando Capez - que adora desfilar nas marchas golpistas "pela ética" - seria um dos líderes do esquema mafioso. Diante da falta de transparência de Geraldo Alckmin - que governa com base em documentos sigilosos -, da subserviência da maioria dos deputados estaduais - que sempre sabotou CPIs para investigar os crimes tucanos -, e do silêncio do Judiciário paulista - que parece um biombo do PSDB -, os estudantes resolveram agir, numa ação ousada e combativa. De imediato, o governador tucano-fascista acionou a tropa de choque da PM.


Janot quer investigar Aécio. Puro teatro!

Por Altamiro Borges

Acusado internacionalmente de ser um dos principais cúmplices do "golpe dos corruptos" no Brasil, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu fazer uma encenação bisonha. Nesta segunda-feira (2), ele finalmente solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação sobre as várias denúncias de corrupção contra o cambaleante Aécio Neves. Num gesto teatral, ele pediu na abertura do inquérito que o presidente nacional do PSDB preste depoimento em até 90 dias sobre as suspeitas de recebimento de propina de Furnas. Será que ainda dá para acreditar minimamente no senhor Rodrigo Janot, sempre tão servil e dócil diante dos tucanos de alta plumagem?

Estudantes exigem CPI do Merendão

Fotos: Mídia Ninja

Do blog Viomundo:

O esquema de fraude na merenda do governo Geraldo Alckmin (PSDB) veio à tona em janeiro deste ano.

Segundo o Ministério Público paulista, uma cooperativa de agricultores, a Coaf, assinou ao menos R$ 7 milhões em contratos com 21 prefeituras, além do governo estadual, somente entre 2014 e 2015, para o fornecimento de alimentos e suco para a merenda.

Vacilante, PSDB pede milagres a Temer

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Aécio Neves foi ao encontro de Temer levando um “documento programático” que mais parece um pedido ao “santo das causas impossíveis”. São as condições para o apoio do PSDB ao virtual governo do vice-presidente e constituem um programa de governo que o próprio PSDB não implementou em oito anos de FHC. Pedir tanto milagre pode ser uma senha para o recuo na decisão de participar do governo. Nas últimas horas voltou a circular a tese de que o apoio devia ser apenas parlamentar. Neste momento, o resultado do encontro Aécio-Temer ainda não é conhecido.

Agonia e êxtase do liberalismo decadente

Por Tarso Genro, no site Sul-21:

Piero Gobetti (1901-1926), autor entre outros de “La Rivoluzione Liberale”(abril de 1924), jornalista e intelectual antifascista faleceu muito jovem. Morreu no exílio francês, com seu estado de saúde agravado, depois de ter sido violentamente agredido por uma quadrilha fascista. A agressão prenunciava o que seria a ditadura de Mussolini, a partir do Golpe de Estado -progressivo e com apoio das forças da aristocracia industrial-latifundiária italiana- concretizado em 30 de outubro de 1922. Os Golpes de Estado - parece que só não sabem os juristas “liberais” e colunistas da grande mídia - nem sempre são golpes militares ou provenientes de ações armadas das forças de segurança.

Primeiros passos da ditadura pós-moderna

Por Renato Rovai, em seu blog:

Neste momento já não são mais nem poucos e nem tão discretos os sinais de que avança com força a constituição de um regime de força jurídico-midiático-policial no Brasil que deve ter o futuro governo Temer como parceiro, mas também como refém.

Três casos muito recentes merecem destaque e reflexão:

a) A invasão do Centro de Paula Souza pela PM de São Paulo, comandada pelo secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes, sem mandado judicial.

Sobre a noite escura no Brasil

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O golpe tem inspirado projeções bastante sinistras para o futuro próximo, em especial de aumento da taxa de coação estatal, diminuição das liberdades, aprofundamento do processo de criminalização das atividades políticas.

No entanto, essas coisas apenas serão uteis politicamente ao golpe se a mídia corporativa assumir uma hegemonia ainda maior da que já possui hoje, e puder controlar a narrativa de todos os fatos.

O impeachment como uma antirrevolução

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Sou um dos poucos que tem dito e repetido que a ascensão do PT e de seus aliados ao poder central do estado tem significado a verdadeira revolução pacífica brasileira que, pela primeira vez, ocorreu no Brasil. Florestan Fernandes escreveu sobre “A revolução burguesa no Brasil” (1974) que representou a absorção pelos empreendedorismo pós-colonial de um padrão de organização da economia, da sociedade e da cultura, com a universalização do trabalho assalariado, com uma ordem social competitiva e com uma economia de mercado de bases monetárias e capitalistas (cf.em Intérpretes do Brasil, vol 3, 2002 p. 1512).

Dilma já governa com a rua e resistirá

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A história apertou o passo no país e quem não entender isso será atropelado pela velocidade dos acontecimentos.

Esse é um tempo em que jornais de hoje amanhecem falando de um remoto mundo de ontem; tempo em que a tergiversação colide com a transparência; tempo em que nenhum discurso faz mais sentido dissociado da tríade: ‘rua’, ‘resistência’ e ‘organização’.

As sirenes da história anunciam confrontos intensos no front.

6 razões do trabalhador contra o golpe

Por Railídia Carvalho, no site Vermelho:

Como ficaria o Brasil sem a política de valorização do salário mínimo, iniciada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e consolidada pela presidenta Dilma Rousseff? Um impeachment contra Dilma e um eventual governo do vice Michel Temer atacam a Consolidação das Leis Trabalhistas, proteção do trabalhador brasileiro. Com Temer será o fim das políticas de inclusão social, que melhoraram a vida dos mais pobres, e o início da agenda de exploração sem limites do trabalhador.

Confira o que propõe o Plano de Michel Temer para os trabalhadores:

Michel Temer, o títere como convém

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

A rapidez de raciocínio de Michel Temer pareceu-me demonstrada na quarta-feira 20. Disse ele que a história do golpe prejudica a imagem do Brasil no exterior. Observação impecável. Prejudica muito. Além da conta.

Mundo afora, ganha substância a percepção de que o paraquedista do impeachment, arguto professor, prepara-se para assumir o comando de um governo inexoravelmente ilegítimo. A despeito de sua sagacidade, permito-me formular uma pergunta aos meus céticos botões: será que percebe sua condição de títere do momento?

Zezé 'Helicoca' Perrela e o impeachment

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Quando você pensa que o circo em torno do impeachment não poderia piorar eis que aparece Zezé Perrela. Ele é integrante da Comissão do Senado que julga Dilma.

A posteridade terá que decifrar, no futuro, como um homem como Perrela teve poder para remover alguém como Dilma.

Perrela virou senador por herança. Era suplente de Itamar Franco, morto em 2011.

Investigação sobre Aécio não vale nada

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Houve gente que me achou pessimista quando disse que a investigação sobre Aécio Neves solicitada ao STF por Rodrigo Janot não servia para nada.

Têm razão estes leitores, isso foi produto de um velho vício meu, fora de moda, de acreditar na isenção das instituições brasileiras.

Mas não porque possam, afinal, “andar” estas apurações.