segunda-feira, 30 de maio de 2016

Greve dos petroleiros e o capacho de FHC

Ilustração: Bira/Fup
Por Altamiro Borges

O Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) aprovou nesta segunda-feira um indicativo de greve geral de 24 horas para 10 de junho. Conforme informa a convocatória da entidade sindical, "esta data marcará a primeira grande mobilização nacional que as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizarão contra o governo ilegítimo de Michel Temer". O objetivo da paralisação da aguerrida categoria será denunciar "os ataques à Petrobras, ao pré-sal e aos direitos e conquistas da classe trabalhadora, que estão sendo desmontados pelos golpistas".

Tucano golpista e pai preso. Haja cinismo!

Por Altamiro Borges

Na sessão de horrores da Câmara Federal que aprovou a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma, em 17 de abril, o deputado Caio Nárcio (PSDB-MG) foi ao microfone, enrolado em uma bandeira brasileira, e gaguejou: "Por um Brasil aonde [sic] o meu pai e meu avô diziam que decência e honestidade não era [sic] possibilidade, era [sic] obrigação.... Verás que um filho teu não foge à luta". Aplaudido por seus comparsas, o tucano votou a favor do "golpe dos corruptos". Já nesta segunda-feira (30), o pai homenageado, o ex-deputado federal Nárcio Rodrigues, foi preso em Belo Horizonte acusado de corrupção da pesada. Haja cinismo!   

'Michelzinho' será alvo de uma CPI?

Por Altamiro Borges

O jornal Estadão publicou nesta segunda-feira (30) que o já famoso "Michelzinho", o filho de apenas sete anos do golpista que assaltou o Palácio do Planalto, já acumula uma fortuna de R$ 2 milhões em imóveis numa área nobre da capital paulista. De imediato, a notícia agitou as redes sociais. Sobraram piadas sobre a "meritocracia" do herdeiro, sobre os "laranjas" mais famosos da política brasileira e outras mais agressivas. O alvo da maioria das chacotas não foi o pirralho, mas sim o pai - o Judas Michel Temer. Um tuiteiro mais sério propôs a imediata criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional para apurar as origens do rico patrimônio de "Michelzinho".

Nunca dantes o STF foi tão pequeno

A cobertura jornalística do #5BlogProg

Governo Temer já está na 'corda bamba'

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

O governo provisório de Michel Temer completa 19 dias hoje (30), mas a semana começa, como a terminou a passada: com o presidente interino envolvido em apuros, sendo protagonista de situações negativas no cenário político e tendo de conviver com vaias e impopularidade por conta dos impactos das medidas econômicas anunciadas. Temer conseguiu passar num único teste ao longo da semana, no Congresso Nacional, com a aprovação da proposta de alteração da meta fiscal do governo. Mas, em poucos dias de mandato, ele já precisou trocar um ministro, reverter embrulhadas e declarações desconfortáveis de integrantes da sua equipe e ainda recuar de decisão e voltar a criar uma pasta que havia suprimido: a da Cultura.

Temer e Gilmar se unem para salvar o golpe

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Jeferson Miola

Na tarde do dia 28 de maio, o presidente-usurpador Michel Temer interrompeu seu descanso na residência em São Paulo e, portanto, a convivência com a “bela, recatada e do lar” esposa Marcela [como diz a revista Veja] e com o filho Michelzinho, para antecipar o regresso a Brasília.

Estaria tudo normal não fosse o dia 28 de maio um sábado e se, além disso, o presidente-usurpador tivesse compromissos de governo em Brasília no próprio sábado e no domingo.

O fascismo do Estadão contra Greenwald

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

No dia da Parada Gay em São Paulo, o Estadão pariu um editorial em que tirou do armário seu fascismo, seu antijornalismo e sua vocação para a delação.

“O jogo sujo da desinformação” faz uma defesa canhestra do interino e dá uma bandeira enorme, inapelável, do quanto incomoda a denúncia do golpe lá fora.

“O Brasil, sua democracia e suas instituições estão sendo enxovalhados no exterior por uma campanha de difusão de falsidades cujo objetivo é denunciar a ‘ilegitimidade’ do presidente em exercício Michel Temer”, começa o negócio.

Embalos de sábado à noite de Temer-Gilmar

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ontem, sábado – e à noite – Gilmar Mendes foi ao encontro de Michel Temer.

Em casa, no Palácio do Jaburu.

Gilmar é o relator do pedido de impugnação da chapa Dilma-Temer no TSE.

Gilmar é o homem que bloqueou a posse de Lula como ministro de Dilma, última tentativa de fazer frente á máquina impixista que Eduardo Cunha – aquele que o STF, onde está Gilmar – esperou “fazer o serviço” para afastar por desvio de poder.

O golpe sem disfarces

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

As conversas gravadas por Sérgio Machado, e até o momento divulgadas pela Folha de S.Paulo, imprimem novo ritmo e novo rumo à manobra golpista que afastou Dilma Rousseff e entregou o governo interino a Michel Temer, o arguto professor de Direito Constitucional que rasga a Constituição.

Na semana passada permitia-me prever a provável separação entre o poder togado e o poder parlamentar, unidos pelo e no golpe. A hipótese agora se fortalece, e a confirmação vem da própria mídia nativa. Não folheava os jornalões desde a aprovação do impeachment pela Câmara e a partir de segunda 23 passei a ler suas sessões políticas.

Temer coloca a raposa no galinheiro

Por Marcelo Auler, em seu blog:

Sem dúvida, é Fantástico. Talvez nem tanto o programa em si, mas a reportagem apresentada na noite deste domingo (29/05) mostrando que o presidente Michel Temer, ao nomear Fabiano Silveira para o ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, não fez nada mais do que colocar a raposa para cuidar do galinheiro.

Se antes era difícil entender os motivos que levaram o governo a acabar com o que dava certo, a Controladoria Geral da União (CGU), agora tudo se clareia. Na verdade, quiseram apenas tumultuar, com mudanças desnecessárias que serviram de provocações junto aos servidores – os quais, no domingo, segundo o jornal O Globo, anunciaram uma paralisação, nesta segunda-feira (30/05) para forçar a saída da raposa, ops, de Fabiano. Certamente, o novo governo imaginava que tumultuando conseguiria tirar o foco do objetivo principal que já não consegue esconder: evitar punições dos atuais governistas que frequentam as listas sujas da Lava Jato.

Golpista confesso, Estadão ataca blogueiros

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Um antro golpista que agride há mais de século a democracia brasileira se deu a comentar o 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais e a fazer considerações desairosas sobre centenas de blogueiros presentes ao evento e sobre milhares deles que, sob represália da malta golpista que ascendeu ao poder, acabaram não comparecendo.

Antes de prosseguir, vale explicitar qual dos sentidos do substantivo masculino “antro” coincide mais exatamente com a intenção de usá-lo como adjetivo. Segundo o Houaiss, a palavra tem sete conotações:

Conspiração e golpismo do STF e da PGR

Por Aldo Fornazieri, no Jornal GGN:

Numa democracia séria, a cúpula do PMDB, incluindo Temer, Eduardo Cunha, Sarney, Romero Jucá, junto com Aécio Neves e outros personagens sombrios do conglomerado que se articula em torno do PSDB estariam presos e julgados por conspiração contra o Estado e contra a democracia. Até mesmo juízes do STF e o Procurador Geral da República estariam sendo investigados e sob o risco de prisão por conspiração. As gravações de Sérgio Machado não deixam dúvidas de que houve uma ampla e criminosa conspiração contra o Estado e contra a ordem democrática. Se não forem derrubados e presos nos próximos meses em consequência da luta política e da desobediência civil em curso terão que ser presos e julgados num futuro governo democrático.

Temer e o manual do perfeito midiota

Por Luciano Martins Costa, no site Brasileiros:

Caro midiota.

Sinto muito, mas o governo enterino, aquele que viria salvar o País da corrupção, acabou antes de começar.

A sucessão de vazamentos de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado coloca sob suspeição absolutamente todos os líderes do golpe que você chamou de impeachment.

Com a homologação da denúncia do executivo arrependido, cria-se uma situação jurídica e política que justificaria com mais assertividade a destituição do presidente provisório do que a circunstância usada como causa para o afastamento da presidente eleita, Dilma Rousseff.

Resistir ao golpe e aos retrocessos!

Por Jandira Feghali

Parece filme de comédia, tipo pastelão, mas é um terror da pior espécie que assistimos no país. A chegada do governo interino é uma afronta a todas as conquistas democráticas nos últimos 13 anos. Acabaram com tudo em 6 dias, varrendo direitos e protagonismos sociais para debaixo do tapete deles já altamente imundo.

Lula encara Merval e anuncia ação judicial

Do site Vermelho:

Por meio do advogado Cristiano Martins, o ex-presidente Lula pediu retratação ao jornalista Merval Pereira, do Globo, sem prejuízo de outras ações penais, depois que ele afirmou, a partir da delação de Pedro Corrêa, que a Petrobras foi "assaltada por uma quadrilha de políticos liderada por Lula".

"Há mais de 2 anos, Lula e seus familiares estão sendo submetidos a inequívocas devassas e outras arbitrariedades", diz a nota. "A despeito disso, como não poderia deixar de ser, nada foi encontrado. Não existe qualquer valor atribuído a Lula, no Brasil ou no exterior, como mencionado, proveniente desses atos ilícitos, simplesmente porque, como já dito, ele não teve qualquer participação e muito menos foi beneficiado por tais práticas."

Um Supremo Tribunal da Farsa?

Por Juarez Guimarães, no site Carta Maior:

Frente a um Congresso Nacional enxovalhado por denúncias de corrupção e a um golpista interino que já assume com esmagadora rejeição da opinião pública, o sistema judiciário que vai da Lava-Jato a Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal passou a ser a principal peça de legitimação do golpe. Se é verdade que até a mais violenta ditadura ou regime de exceção procura uma razão jurídica para cobrir a sua ilegitimidade, é preciso identificar que a singularidade da situação brasileira é exatamente que o processo de judicialização está desde o início no centro da sua viabilização e legitimação. Este foi exatamente o ponto da retórica do representante dos EUA em reunião da OEA: a legalidade prova que o impedimento da presidenta pelo funcionamento maduro das instituições da democracia não é golpe!