segunda-feira, 13 de junho de 2016

Intelectuais boicotam a mídia hegemônica

Por Lu Sudré, na revista Caros Amigos:

“O grande partido da elite brasileira hoje é a imprensa. Eles não fazem uma cobertura equivocada, são claramente promotores do golpe”, declara Gilberto Carvalho, ex-ministro do governo Lula e Dilma, em entrevista à Caros Amigos.

Recentemente, Carvalho recebeu um convite do jornal Estado de São Paulo para entrevista sobre a atual conjuntura política, que, segundo a jornalista responsável pela matéria, seria um bom espaço para que o petista tornasse pública sua opinião. Sem pensar duas vezes, negou. “Não achei adequado dar espaço e colaborar com um veículo desses, que só solicitou a entrevista para justificar um suposto equilíbrio, uma pseudo imparcialidade”, afirma.

Bolsa-empresário e o desmonte da EBC

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

O capitalismo brasileiro tem aversão ao risco e adora uma boquinha. Segundo publicou a Folha de S. Paulo, os cinco principais programas de estímulo à indústria brasileira vão consumir, em isenções fiscais, R$ 52 bilhões até o final do ano. E tudo indica que os beneficiários não cumpriram as contrapartidas, tais como investimentos, atualização tecnológica e inovação. Simplesmente embolsaram o que deixaram de pagar em impostos. Já os cerca de R$ 500 milhões destinados à EBC para fazer comunicação pública e governamental, o governo provisório acha um absurdo e ameaça fechar a empresa para evitar “gasto supérfluo”.

A onda de ódio e preconceito em debate


Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A onda de ódio e preconceito na sociedade será tema da 8ª edição do Ciclo de Debates Que Brasil é Este?, marcada para o dia 4 de julho, às 19 horas, na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83), em São Paulo. Estão confirmadas as presenças dos seguintes debatedores:

A democracia de papel (moeda) do Senado

Por Antônio Albano de Freitas, no site Brasil Debate:

Diz lá no início de nossa Constituição Federal de 1988 que todo o poder emana do povo, e que este o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da própria Constituição (Art. 1º. parágrafo único).

Com a permissão de alguns números, no entanto, vamos levantar hipóteses acerca deste exercício de poder e representatividade, em específico, para o caso dos 81 senadores que votaram pela admissibilidade do processo de impeachment da presidente, agora afastada, Dilma Rousseff.

O Globo quer a revogação da CLT

Foto: Caio Santos/Jornalistas Livres
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Dois posts atrás, citei os dados da matéria de Max Leone, em O Dia, com uma tenebrosa avant-première da reforma previdenciária urdida pelo Governo Temer.

Há outra, porém, aguardando apenas a confirmação do usurpador no cargo de Presidente que ele jamais atingiria pelo voto.

É a trabalhista, que hoje é “exigida” por O Globo em, como disse um amigo, um pornográfico editorial.

A reforma trabalhista.

Temer ataca símbolos do “petismo”

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No domingo 12, o governo de facto de Michel Temer completou um mês. Por alguma razão, vem sendo qualificado pelos adeptos do impeachment (golpe) como “governo de salvação nacional”. Mas que medidas o governo interino tomou para ser brindado com esse título?

Se formos perguntar aos conservadores o que Temer fez de bom nos primeiros trinta dias de sua usurpação, certamente elencarão ataques a símbolos do petismo e à presidente Dilma.

Golpe contra a liberdade de imprensa

Por Breno Altman, em seu blog:

A Secretaria de Comunicação Social do governo interino de Michel Temer resolveu, no final de maio, cancelar verbas publicitárias para sites e blogs considerados simpáticos ao Partido dos Trabalhadores.

Não foram os únicos procedimentos destinados à degola dos setores de imprensa confrontados com o novo bloco de poder. A demissão ilegal do presidente da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), suspensa liminarmente pelo STF, também integra o portfólio de providências para minar veículos de informação críticos ao impeachment.