domingo, 31 de julho de 2016

Fascistas agridem Letícia Sabatella



Por Altamiro Borges

Os atos deste domingo (31) favoráveis ao impeachment de Dilma - e que, na prática, dão respaldo ao "golpe dos corruptos" e ao covil de Michel Temer - foram menores do que previram as seitas que os convocaram. É certo que houve cisão neste campo minado, com alguns grupos - como o Movimento Brasil Livre (MBL) - cancelando a sua participação na reta final já prevendo o fiasco. Mesmo assim, eles voltaram a expressar forte carga de ódio e preconceito. Em São Paulo, por exemplo, um boneco gigante de um militar pregou a volta da ditadura. A cena mais asquerosa, porém, ocorreu em Curitiba. Uma horda fascista hostilizou a atriz Letícia Sabatella, xingando-a de "puta" e de outros impropérios.

Os primeiros golpes de Rodrigo Maia

Por Altamiro Borges

Seguindo os passos do pai, o ex-prefeito Cesar Maia, o novo presidente da Câmara Federal adora um factoide. Neste domingo (31), Rodrigo Maia (DEM-RJ) ganhou as manchetes da mídia chapa-branca ao defender a candidatura do Judas Michel Temer na eleição presidencial de 2018. "Se o Michel for confirmado presidente e o governo chegar a 50% de ótimo e bom, é ele que será o candidato do nosso campo, quer queira, quer não”, disse à imprensa. O demo sabe que o usurpador foi considerado ficha-suja pela Justiça Eleitoral, o que inviabiliza sua candidatura pelos próximos oito anos. Mesmo assim, ele fez as suas previsões mirabolantes para ganhar capa nos jornalões e destaque nas telinhas de tevê. Ao mesmo tempo, porém, o neoliberal convicto desfecha os primeiros golpes na Câmara Federal.

Os "coxinhas" e as demissões no Judiciário

Por Altamiro Borges

Segundo vários relatos da mídia, as marchas golpistas pelo "Fora Dilma" sempre tiveram a expressiva presença dos servidores do Poder Judiciário. Muitos trajavam camisetas e carregavam cartazes com mensagens de apoio ao "justiceiro" Sérgio Moro e à sua midiática Operação Lava-Jato. Eles também revelavam insatisfação com as medidas de ajuste fiscal do governo Dilma. Agora, porém, diante das notícias sobre os planos da equipe econômica do Judas Michel Temer, muitos já devem ter percebido que serviram de massa de manobra para o "golpe dos corruptos" que vai arrochar ainda mais o setor. Neste domingo (31), a edição nacional do jornal espanhol El País divulgou uma informação que deve apavorar muitos "coxinhas" do serviço público.

As viagens de luxo do Judas Michel Temer

Por Altamiro Borges

Enquanto a mídia chapa-branca faz um baita esforço para vender a imagem de que o Judas Michel Temer é político austero, preocupado com os gastos públicos, alguns repórteres ainda cumprem o seu papel e mostram exatamente o oposto. É o caso do premiado jornalista Rubens Valente, autor do livro "Operação Banqueiro". Na Folha golpista deste domingo (31), ele publica documentos que revelam as luxuosas viagens do usurpador quando ele ainda era o "vice decorativo" de Dilma Rousseff. Dá até para imaginar como será a farra do covil golpista caso o Senado aprove o impeachment definitivo da presidenta eleita pela maioria dos brasileiros. Confira abaixo a reportagem:

Não foi por falta de aviso

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

- Avise à imprensa que vou cortar direitos trabalhistas.

- Avise também que vou acabar com a universalidade do SUS.

- Não esqueça de avisar sobre a decisão de rifar o pré-sal e privatizar a Petrobras.

- É bom que a imprensa saiba que a universidade pública e gratuita subiu no telhado.

- Não esqueça de avisar a todos os veículos de comunicação que vou buscar o Michelzinho na escola.

Temer e Serra tentam sabotar o Mercosul

Do site Vermelho:

O Uruguai deu por encerrada a sua gestão à frente da presidência do Mercosul, após cumprir mandato de seis meses. A transferência do comando do bloco deveria ser feita a Venezuela, mas não ocorreu por conta de uma sabotagem do governo de Michel Temer (PMDB), que foi acompanhado por outro país que sofreu golpe parlamentar, o Paraguai.

“O governo da República Oriental do Uruguai informa que, tendo vencido o período de seis meses consagrado nos artigos 12 do Tratado de Assunção e 5 do Protocolo de Ouro Preto, finalizou sua presidência pro tempore do Mercosul”, diz o comunicado divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores do país.

Quem desmoraliza a justiça brasileira?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Quem desmoraliza a justiça brasileira é a própria justiça brasileira.

Ou, para sair do plano impessoal: são os juízes brasileiros.

Não adianta fingir indignação com Lula por recorrer a um tribunal internacional. É mais decente olhar para o espelho e dizer: “Onde foi que erramos? Que podemos fazer para recuperar a dignidade perdida?”

Temer faz do Brasil a república de bananas

Por Tadeu Porto, no blog Cafezinho:

Alguns fatos se apresentam como uma facada, causando feridas difíceis de estancar e superar. É o que podemos verificar, por exemplo, hoje com a notícia de que a Petrobrás decidiu, deliberadamente, abrir mão de um campo altamente produtivo do Pré-sal por míseros 2,5 bilhões de dólares.

Os números podem até parecer positivos a priori, todavia, a título de comparações, a nossa estatal vendeu a sua prima norueguesa um pedaço da maior descoberta recente do mundo do petróleo por um preço que se equivale a cifras presentes em estádios esportivos pelo mundo. Em outras palavras, se a Petrobrás quisesse comprar a vista os estádios Stade de France e Wembley ela poderia até conseguir, mas sem ficar com troco algum.

Luta contra retrocessos une categorias

Da Rede Brasil Atual:

A Conferência Nacional dos Bancários acontece neste fim de semana, em São Paulo, em um momento delicado da história. Não se pode chamar de clima de anos 1990, quando o movimento sindical gastava saliva, energia e recursos para convencer suas bases a lutar muito para não perder direitos e empregos. Tampouco se pode comparar com os ambientes de campanhas salariais férteis vividos a partir de 2003. Desde então, até o ano passado, as negociações salariais foram marcadas, ano após ano, por aumentos reais de salário, aumento da renda e, sem a sombra do desemprego que marcara o final século passado e o início deste. Essa era de novas conquistas, porém, vive um impasse – com crise política, aperto econômico e o país ainda sem saber como será virada esta página. A tentativa de golpe ainda está em curso.

Temer 2018, na Folha e no Estadão

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Eu ia cortar a parte de cima do recorte da capa do Estadão, mas achei que o papagaio, o assassino de aluguel e o sadismo das irmãs combinavam com a manchete do jornal. Como com o editorial “Mosca Azul” da Folha, que não por simples coincidência também trata das delirantes ambições eleitorais do presidente interino.

Temer quer aposentadoria aos 70 anos

Do Jornal GGN:

O ministro da Casa Civil Eliseu Padilha informou ao jornal O Globo, segundo edição deste sábado (30), como o governo do interino Michel Temer (PMDB) pretende levar a reforma da Previdência à votação. O principal ponto polêmico - quem será atingido, e como - já foi definido: a reforma vai valer para quem tiver até 50 anos. Quem tiver mais de 50 quando as mudanças forem promulgadas, terá de "pagar um pedágio", ou seja, esticar em até 50% o tempo de trabalho. Isso quer dizer que se faltavam 10 anos para a aposentadoria, será necessário ao trabalhador continuar por outros cinco anos.

Quem é o juiz que transformou Lula em réu?

Por Laura Capriglione, no site Jornalistas Livres:

O juiz que assina a decisão de transformar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em réu é Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília. Leite é conhecidíssimo, mas não por sua eficiência. Bem ao contrário.

Juiz da Operação Zelotes, que apura esquema de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão responsável por julgar os autos de infração da Receita, o juiz que transformou Lula em réu teve a capacidade de ser denunciado pelo próprio Ministério Público Federal.

O desafio progressista em Porto Alegre

Por Jeferson Miola

A eleição municipal de 2016 será um round privilegiado para a continuidade da luta democrática e para a politização do povo brasileiro contra o golpe de Estado que está em curso no Brasil.

Por 16 anos o PT conduziu a Administração Popular [AP] de Porto Alegre, juntamente com o PCdoB e o PSB – quando este ainda integrava o campo democrático e popular. Este período que vai de 1989 a 2004 representou um ciclo extraordinário de inovações urbanas e de modernização democrática da cidade com a concretização de direitos de cidadania para a maioria da população.

Serra expurga e aparelha o Itamaraty

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Diplomata que é, o embaixador Fernando Igreja está endossando a versão oficial para sua destituição do cargo de Chefe do Cerimonial do Itamaraty: rotineira e anteriormente prevista. A destituição ocorre às vésperas do início das Olimpíadas, quando dezenas de autoridades estrangeiras já estão chegado ao Brasil, demandando serviços de recepção e apoio da diplomacia brasileira, agora afetados pela troca de comando. A destituição de Igreja, conhecido entre os colegas pela atuação impecável e diligente, faz parte do expurgo geral de ocupantes de cargos comissionados importantes, nomeadas antes do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

O detalhe que falta a Temer

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

Com o governo provisório no terceiro mês e uma perspectiva cada vez maior de permanência, a lua de mel de Michel Temer com os integrantes da aliança que o levou ao poder atravessa seu melhor momento. Parecem todos felizes.

Especialmente após um fim de semana em que a “grande imprensa” os presenteou com boas notícias, oferecidas de bandeja pelo instituto Datafolha, do jornal Folha de S.Paulo. Há maneira melhor de acordar no domingo e saber que “cresce o otimismo com a economia”, como garantiu o matutino em manchete? Ou de ir dormir assistindo ao programa Fantástico, da TV Globo, e ouvir que “metade dos brasileiros prefere o presidente em exercício à presidente afastada” e que “para 50% dos entrevistados, Michel Temer deve continuar no mandato até 2018”?