terça-feira, 16 de agosto de 2016

Multidão exige Fora Cartes no Paraguai

Por Leonardo Wexell Severo, de Assunção

Uma multidão tomou as ruas de Assunção nesta segunda-feira (15), data em que aniversaria a capital paraguaia, para defender “a imediata anulação do julgamento dos camponeses de Curuguaty e a renúncia do presidente Horacio Cartes”.

Portando bandeiras paraguaias, faixas e cartazes, trabalhadores do campo e da cidade, estudantes, mulheres e indígenas se concentraram em frente ao Tribunal de Justiça - onde desde a decretação da sentença do caso Curuguaty, há um mês, foi erguida a “Barraca da Resistência” - para exigir a libertação dos sem-terra condenados a até 35 anos de prisão.

WhatsApp, privacidade e autoritarismo

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O STF, por meio do ministro Ricardo Lewandowski­, suspendeu, no mês passado, a proibição, que durou algumas horas, decretada por uma juíza do Rio de Janeiro, de funcionamento do WhatsApp em todo o território nacional. Espera-se que a sábia decisão regulamente definitivamente a questão, não apenas com relação ao aplicativo em questão, mas também a outros semelhantes, e evite que parte da Justiça continue procurando chifre em cabeça de cavalo e passando ridículo aos olhos do mundo.

A decisão da juíza e sua suspensão pelo STF se desenvolvem no âmbito da contradição entre indivíduo e sistema descrita por George Orwell, em seu profético livro 1984.

Serra tentou comprar voto contra Venezuela

Por Jeferson Miola

O chanceler legítimo do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, denunciou que o chanceler usurpador do Brasil, José Serra, tentou comprar o apoio do seu país para impedir a presidência pro tempore da Venezuela no Mercocul.

A notícia, publicada no jornal Ladiaria, é um escândalo que desmoraliza o Brasil no mundo.

Nin Novoa demonstrou profunda indignação com José Serra, que “viria ao Uruguai com a pretensão de suspender o transpasso [da presidência pro tempore do Uruguai para a Venezuela] e que, além disso, se se suspendesse [o transpasso], nos levariam nas suas negociações com outros países, como querendo comprar o voto do Uruguai”.

'Escola sem partido': pedagogia da mordaça

Por Rodrigo Gomes, na Revista do Brasil:

Ao chegar na escola em que trabalha, o professor de Biologia é chamado à sala da diretoria. O diretor informa que ele está suspenso. Dois policiais o aguardam para levá-lo a prestar esclarecimentos na delegacia. O motivo? A aula do dia anterior, sobre a teoria da evolução, do inglês Charles Darwin, contrariou as crenças de alguns alunos e seus pais. O enredo, fictício, pode se tornar uma cena factível no futuro da educação brasileira, se o projeto denominado Escola Sem Partido virar lei. A ideia inspira dois projetos em tramitação no Congresso, em sete Assembleias Legislativas e 12 Câmaras Municipais.

Globo vira garoto de recados de Cunha

Do site Vermelho:

A Globonews resolveu passar o recado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara, aos parlamentares ameaçando fazer delação premiada caso a votação da cassação de seu mandato, marcada para 12 de setembro, não ocorra depois das eleições municipais, ou seja, em novembro.

Segundo a Globonews, Cunha mandou recado por meio de seus aliados de que se a votação ocorrer na data agendada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ele firmará um acordo de delação premiada na Lava Jato, podendo comprometer parlamentares e governo de Temer.

Eduardo Cunha e os 260 ladrões

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Uma das armações do Mensalão foi achar 40 réus, nem um mais, nem um menos.

Era tudo que a mídia queria para usar a expressão Lula e os 40 ladrões.

Pensei nisso ao ler neste final de semana trechos de mais uma delação premiada de Júlio Camargo.

Não havia, a rigor, novidade. Mas a reafirmação de absurdos choca.

As Olimpíadas e o presidente clandestino

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Michel Temer decidiu fugir do encerramento dos Jogos Olímpicos.

Possivelmente virá ao Rio, mas para uma transmissão “privê” do comendo olímpico para o o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que representará Tóquio, sede dos jogos de 2020.

Uma semana depois, ao que espera efetivado com presidente do Brasil, Temer vai à reunião do G-20, na China.

Esperteza do mercado e o fator Temer

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 - a arte de prever o pensamento médio do mercado

O mercado trabalha sob a ótica do investidor racional, o que toma suas decisões baseado em análises e na lógica. Não é assim. No mercado, há um efeito manada similar ao que acomete o público comum em relação a eventos de repercussão.

Há vários tipos de análises no mercado.

A mais consistente é a chamada análise fundamentalista - que se debruça sobre os fundamentos da economia e da empresa analisada. A boa análise permite ao analista prever como a economia estará daqui a algum tempo. Mas não é suficiente para prever o chamado pensamento médio do mercado. É o pensamento médio que, em última instância, define o valor da ação.

Pokémon Go e o fim da privacidade

Por Jonas Valente, na revista CartaCapital:

O lançamento do jogo Pokémon Go está cercado de expectativa e tem resultado em inúmeras discussões nas redes sociais. As polêmicas são proporcionais ao sucesso. Uma reportagem publicada no início do mês registrava mais de 100 milhões de downloads.

De um lado, críticos questionam a futilidade e o tempo desperdiçado caçando os bichinhos virtuais em todos os lugares. De outro, frenéticos defensores se deleitam com o sistema de realidade aumentada que permite misturar o mundo virtual à realidade enxergada pelo usuário.

Sérgio Moro e os tratados internacionais

Por Pedro Breier, no blog Cafezinho:

Sérgio Moro aceitou denúncia contra 14 pessoas no âmbito da 31ª fase da operação Lava Jato, chamada 'Abismo'. Entre os acusados estão Léo Pinheiro, da OAS, Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras, e Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT.

Já analisamos aqui a relação desta fase da Lava Jato com a nova rodada de privatizações que virá com o governo Temer.

Na decisão que recebeu a denúncia este trecho chama a atenção:


Temer adota comitê de pureza racial

Por Laura Capriglione, no site Jornalistas Livres:

Reedição constrangedora de práticas nazistas e do regime racista do Apartheid da África do Sul, o governo golpista de Michel Temer avançou definitivamente o sinal, atropelando os direitos humanos da comunidade afrodescendente.

Não poderia ser mais vergonhosa a decisão de uma tal Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, submetida ao ministro golpista do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo de Oliveira, de criar um tribunal racial para checar se são mesmo negros os autodeclarados negros, que se candidatam em concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

Pobre país idiotizado pela mídia

Por Bepe Damasco, em seu blog:                  

Está ficando difícil ser otimista quanto ao futuro do Brasil.

O que esperar de um país onde boa parte de sua população vive a repetir, tomando como verdades absolutas, as idiotices, manipulações, mentiras e canalhices divulgadas pelo monopólio da mídia?

O que esperar de um país cujo déficit de consciência democrática faz com que um golpe de estado tramado e executado pela bandidagem da política seja assistido passivamente pela maioria da sociedade?

Temer tem três espadas sobre a cabeça

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Começou a campanha eleitoral e ela coloca mais pedras no sapato de Michel Temer. Nesta segunda-feira acabou o prazo para o registro de candidaturas e nesta quarta começa o tempo oficial da propaganda dos candidatos. Embora o pleito seja municipal, para a escolha de prefeitos e vereadores, deputados e senadores precisam estar nas bases, fidelizando eleitores e cabos eleitorais, dos quais vão precisar para se eleger em 2018. Com o Congresso esvaziado, o interino poderá ficar sem chão, mesmo depois de efetivado. Não conseguindo quórum e votos para aprovar as medidas fiscais, acabará de vez sua lua de mel com as forças do mercado, cada dia mais indóceis com a condução do governo que, ao fazer bondades para obter apoio político deixa, de entregar a mercadoria prometida.

A Carta Testamento de Getúlio Vargas

Do site do Fórum-21:

O Brasil enfrenta um momento histórico de extrema gravidade. Um golpe de estado institucional está prestes a ser consumado, afastando definitivamente uma Presidenta da República eleita com mais de 54 milhões de votos.

E muito do que está em jogo hoje guarda semelhanças profundas com outra conjuntura trágica ocorrida há sessenta e dois anos, quando forças anti-democráticas com idênticos interesses anti-povo e anti-nacionais levaram o Presidente Getúlio Vargas a dar um tiro no próprio peito.