segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Temer é recebido com protesto no RS

Do site Vermelho:

Recebido com protestos no Rio Grande do Sul, o presidente Michel Temer cometeu uma gafe cheia de simbolismo, ao trocar a moeda corrente do Brasil. Com um governo pautado pelo retrocesso, em discurso durante a cerimônia de entrega de ambulâncias a prefeitos, ele confundiu o Real com o Cruzeiro, numa volta a 1993.

Na sua primeira visita ao estado como presidente, Temer se deparou com um grupo de cerca de 150 manifestantes, que protestavam contra a política de ajuste fiscal dos governos federal e estadual do lado de fora do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.

Para dispersar a atividade, o grupo foi retirado do local pela Brigada Militar, que chegou a usar spray de pimenta, sob o argumento de que policiais teriam sido agredidos. A rodovia BR-116 chegou a ser bloqueada pelos manifestantes em duas ocasiões e liberada em seguida.

Com popularidade em baixa, Temer tem evitado o contato com o povo. Assim como na visita a cidades do Nordeste, em dezembro, o evento gaúcho foi fechado para o público.

Ponte para o passado

Depois de ser recepcionado com críticas, Temer cometeu o deslize. No discurso, disse que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, "em pouquíssimo tempo, anunciou a economia de 800 milhões de Cruzeiros, que significam novas UPAs, novas UBSs e também novas ambulâncias". A fala causou um burburinho no local. O Real substituiu o Cruzeiro como moeda corrente no Brasil em 1993.

0 comentários: