segunda-feira, 3 de abril de 2017

A terceirização e as falsas promessas

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

O “presidente” Michel Temer, ansioso para aprovar a terceirização sem limites antes que o Supremo Tribunal Federal pudesse opinar sobre os dois mandados de segurança impetrados pelo PT e pela Rede, sancionou a lei do jeito que veio da Câmara, sem nenhuma modificação que pudesse proteger os trabalhadores. A sanção foi divulgada na noite de sexta-feira, quando já não havia atividade legislativa ou dos tribunais em Brasília.

Está comprovado que a terceirização precariza as relações de trabalho e atende apenas a empresários gananciosos e inescrupulosos que pretendem lucrar mais pagando menos. O bando que está no poder quis agradar aos patrões desenterrando um projeto de 1998, do governo Fernando Henrique Cardoso, notório por não dar a mínima para a vida do trabalhador. Um governo marcado pela miséria e pelo desemprego.

Mas, se você é um dos ingênuos que acreditou na falácia da direita de que terceirizar será melhor, deixo aqui uma lista de promessas para que cobre de si mesmo quando elas não forem cumpridas. Imprima e guarde este post. Em seis meses a gente volta a conversar: se eu estiver errada, me cobre. Se não, só lamento por você e por todos nós.
1. A terceirização vai gerar empregos

2. A terceirização não vai afetar os direitos trabalhistas

3. A terceirização vai fazer você ganhar mais

4. A terceirização não vai precarizar as relações de trabalho

5. O trabalhador será mais valorizado pela empresa com a terceirização

6. A terceirização não vai empobrecer você e sua família

7. A terceirização vai garantir seu emprego pelos próximos anos

8. A terceirização é tão boa para o trabalhador quanto para o patrão

9. Rasgar a CLT é melhor para o trabalhador, porque vai tirar três férias por ano e o fim do FGTS vai virar aumento salarial

10. A terceirização vai fazer sua vida melhorar

0 comentários: