quarta-feira, 10 de maio de 2017

Curitiba, 10 de maio: Pela democracia!

Curitiba, 10/5/17. Foto: Mídia Ninja
Editorial do site Vermelho:

O mais recente desdobramento da luta pela democracia ocorre nesta quarta-feira (10), em Curitiba.
Está marcado para esse dia o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro.

Há um enorme falatório na mídia a respeito, alimentado por seletivos vazamentos de informações do processo, obtidas principalmente através de delações premiadas.

O que todos os democratas e pessoas preocupadas com o Estado Democrático de Direito precisam discernir, em meio a toda essa propaganda feita pelos golpistas, é que o que está em jogo são as liberdades conquistadas com muito custo.

Um julgamento como o que está se desenhando, no qual o juiz não mantém a isenção necessária que o procedimento exige, feito sob a pressão de setores cujo objetivo explícito é tirar Lula da disputa em 2018, pode resultar em uma amputação violenta da democracia, mais um golpe, como advertiu Dilma Rousseff.

Em primeiro lugar porque pode macular de forma definitiva o pleito de 2018, tirando da urna, sem qualquer prova sólida, alguém que detém 40% das intenções de voto nas últimas pesquisas de opinião.

Em segundo lugar porque feita essa violência em relação a um homem da estatura e força de Lula, o que não se fará (ou se fará com ainda mais força) com o homem e a mulher comum?

Uma condenação sem provas contra Lula sinaliza um tempo de arbítrio judiciário contra todos.
Joga-se em Curitiba, portanto, uma importante etapa da luta pelos direitos individuais em curso no Brasil.

Não é apenas a defesa de Lula que está em jogo. O que se pretende é a isenção e legalidade de seu julgamento, é a defesa de seu direito à ampla defesa com base nos fatos e não nas convicções de seus julgadores. O que está em jogo é o direito à presunção de inocência que protege qualquer cidadão acusado em um procedimento judicial.

É imperioso tomar as ruas de Curitiba nesta quarta-feira, em defesa de um pleito justo em 2018, que recomponha a democracia maculada pelo golpe de Temer e pela preservação dos direitos e garantias individuais.

0 comentários: