domingo, 13 de agosto de 2017

PSDB sofre penhora por dívidas de Serra

Por Altamiro Borges

O PSDB está vivendo o seu inferno astral. O partido que ajudou a promover o “golpe dos corruptos” pensava que a quadrilha de Michel Temer seria apenas uma “pinguela” que facilitaria o seu assalto ao poder – já que nas urnas a sigla foi derrotada nas quatro últimas eleições presidenciais. Mas o plano golpista deu chabu. Os postulantes tucanos estão na rabeira em todas as pesquisas. Para piorar, as bicadas no ninho são cada dia mais sangrentas. Geraldo Alckmin foi traído por sua criatura, o prefake João Doria. Aécio Neves até que se livrou da cadeia, com a ajuda dos seus amigos da Polícia Federal e do Judiciário, mas virou pó e não aspira mais nada na sua carreira. E o eterno candidato José Serra? Este deu calote até em suas contas de campanha.

Segundo matéria da Folha desta sexta-feira (11), “a Justiça de São Paulo determinou a penhora de 30% do faturamento dos diretórios estadual e municipal do PSDB por conta das dívidas de campanha de José Serra a prefeito em 2012. A apreensão dos valores foi solicitada pela empresa Campanhas Comunicação Ltda, do marqueteiro Luiz Gonzalez, que afirma ter R$ 8,4 milhões a receber por serviços prestados naquela eleição. Considerando juros, correção monetária, multa e honorários advocatícios, a empresa teria um crédito a receber de R$ 21,5 milhões. A penhora foi determinada pelo juiz Mario Chiuvite Junior, da 22ª Vara Civil, e confirmada pelo Tribunal de Justiça, que não aceitou o recurso impetrado pelo partido”.

“Além da penhora do faturamento, a Justiça aplicou uma multa de 10% sobre o valor atualizado do débito por considerar que o PSDB praticou ‘ato atentatório à dignidade da Justiça’ ao descumprir ordem judicial para indicar bens a serem penhorados para a quitação da dívida”. O advogado dos tucanos, Guilherme Ruiz Neto, afirma que estas sentenças foram arbitrárias: “O partido tem o direito de se valer de todos os meios legais para defender seus interesses. A multa representa um cerceamento ao direito de defesa”. José Serra perdeu a eleição de 2012 para Fernando Haddad no segundo turno. O processo foi aberto em 2015 depois que o PSDB parou de pagar as prestações acordadas e as negociações para a retomada foram interrompidas.

Na sequência, as bicadas ficaram ainda mais violentas no ninho. A defesa do “Careca” – como o grão-tucano foi batizado nas planilhas de propina da Odebrecht – alega que os diretórios municipal e estadual do PSDB são responsáveis pela dívida. Já a direção do partido argumenta que o comitê financeiro da campanha de José Serra gozava de total autonomia na realização de gastos, “sendo o único órgão responsável pelas dívidas”. Mas o juiz Luis Felipe Ferrari Bendeli, da 22ª Vara Cível, não aceitou a desculpa dos caloteiros. “Os comitês financeiros das campanhas não são pessoas jurídicas dotadas de personalidade própria, mas meros entes despersonalizados criados com a destinação única de fazer a movimentação financeira da campanha”. Na sua sentença, ele concluiu que “as dívidas são contraídas em nome do candidato e do partido”.

Em tempo: Atualmente, ninguém mais se entende no poleiro sujo dos tucanos. João Doria, Geraldo Alckmin, Aécio Neves e José Serra se odeiam e querem se matar. A briga atingiu até o instituto da sigla, segundo uma notinha postada na revista Época nesta sexta-feira (11): “Não é conveniente convidar o presidente do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE), e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), José Aníbal, para o mesmo evento. Aníbal ficou furioso ao saber que Jereissati tem pretensões de tirá-lo do comando do instituto, que é a fundação ligada ao partido. Aníbal diz para quem quiser ouvir que não sai de lá. Pelo jeito, não é só a disputa entre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, João Doria, que anima o ninho tucano”.

*****

Leia também:

PSDB abandona José Serra, o caloteiro!

Repatriação lavou propina de Serra?

Delação contra Serra some das manchetes

A bolinha de papel do Serra

Serra escapa do “trensalão tucano”

#GloboGolpista esconde José Serra!

Propinas e o enriquecimento de Serra

'Veja' ataca Doria; Alckmin contra-ataca

Doria está disposto a destruir Alckmin

Picado pela mosca azul, Doria trai Alckmin

João Doria choca o discurso para 2018

O ovo e o parlamentarismo

A propaganda enganosa do PSDB na TV

PSDB, o dono de São Paulo

As rasteiras do 'João Traíra' no Alckmin

0 comentários: