sábado, 5 de agosto de 2017

Temer, Aécio e o filme da Lava-Jato

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

“Polícia Federal – A lei é para todos”, o filme que conta bastidores da Lava Jato, estreia nos cinemas em 7 de setembro. O longa destaca cenas de ação, histórias da força-tarefa e personagens que ganharam relevância a partir das investigações.

O filme é inspirado no livro homônimo de autoria de Carlos Graieb e Ana Maria Santos.

A obra mostrava apenas o passo a passo da investigação. Agora, vai mostrar os esforços da elite brasileira para vender ao grande público que havia um esquema de lavagem de dinheiro e desvios para pagamento de propina para executivos da Petrobrás armado por Lula e Dilma Rousseff.

O elenco tem antipetistas famosos e fanáticos como Antonio Calloni, Flávia Alessandra, Bruce Gomlevsky, Marcelo Serrado, João Baldasserini, Rainer Cadete e Ary Fontoura.

Ambientado no Paraná, estado onde nasceu a operação, o longa parte do ponto de vista do delegado Ivan (Antonio Calloni, outro antipetista fanático), que coordena a força-tarefa em conjunto com o Ministério.

Contudo, após os últimos acontecimentos, o produtor-laranja Tomislav Blazic – os verdadeiros produtores não querem aparecer – revela que a salvação de Aécio Neves e Michel Temer impôs mudanças na produção – os produtores temem perder dinheiro.

Agora, o longa terá uma cena em que delegados da Polícia Federal fazem campanha eleitoral para Aécio Neves e outra na qual Michel Temer fica livre de investigações após comprar, à luz do dia, 263 deputados federais.

A mudança mais clamorosa do filme, porém, será no título. Antes, “Polícia Federal – A Lei É Para Todos”; agora, o título será “Polícia Federal – A Lei NÃO é para todos”.

O primeiro trailer do filme, já modificado, acaba de ser divulgado. Assista no vídeo [aqui] e, em seguida, leia nota complementar sobre esta matéria. Leia, também, um apelo do Blog aos seus leitores

***

Nota explicativa

Infelizmente, apesar de a salvação de Temer e Aécio mostrar que a lei, no Brasil, nunca foi e continua não sendo para todos, as alterações no filme apresentadas neste vídeo não passam de uma brincadeira com a dura realidade do país. O filme continuará mentindo ao dizer que, no Brasil, a lei é “para todos”

***

Salve o Blog da Cidadania

O Blog da Cidadania faz parte da história política do Brasil. As primeiras manifestações contra a mídia durante o governo Lula surgiram através desta página. Representações contra a mídia, contra institutos de pesquisa, contra Gilmar Mendes e contra Sergio Moro, idem. E o post que fez a Lava Jato adiar o sequestro de Lula por uma semana.

O Blog da Cidadania incomoda. Diante disso, seu autor foi sequestrado pela operação policialesca antipetista apelidada de “lava jato” e iniciou-se uma perseguição sem tréguas ao editor desta página, que teve seu trabalho como trader inviabilizado por perda de clientes decorrente da difamação engendrada pela ofensiva oficialista contra si.

Em seguida, a página começou a sofrer ataques virtuais. Há algumas semanas, o Blog foi invadido e seu conteúdo apagado. Os técnicos conseguiram recuperar quase tudo, mas perderam os últimos seis meses de postagens, que serão reinseridas artificialmente no banco de dados da página, futuramente.

O Blog precisa de recursos para se modernizar e se manter. Os custos para manter-se no ar – servidores dos bancos de dados e da estrutura do site, memória para suportar os acessos, técnicos back end e front end, telefones, deslocamentos etc. demandam milhares de reais por mês.

O trabalho do editor desta página pagava esses gastos, mas a ofensiva da Lava Jato contra si, a campanha feita pela mídia conservadora expondo Eduardo Guimarães no Jornal Nacional e outros telejornais várias vezes acabaram com seus negócios comerciais. Ajude o Blog a pagar seus gastos. Faça uma doação. Qualquer valor ajuda.

PARA DOAR COM CARTÃO OU BOLETO CLIQUE AQUI

PARA DOAR VIA CONTA CORRENTE ENVIE E MAIL PARA edu.guim@uol.com.br

1 comentários:

Lado B Livros disse...

A vida imita arte, a arte imitada a vida? Do que jeito que vão as coisas, tudo parece uma novela interminável. Aliás, livros também não faltam: O Príncipe, uma biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht, ler ou não ler, eis a questão)