domingo, 3 de setembro de 2017

Somos todos Venezuela!

Por João Pedro Stedile, na revista Caros Amigos:

O povo brasileiro vem sendo bombardeado todos os dias por mentiras e manipulações da grande imprensa sobre a situação da Venezuela. As acusações vão desde um governo ditatorial, migração em massa, povo passando fome e até violência diária nas ruas da policia contra todos.

Vamos aos fatos. Desde que Chávez assumiu o governo pelas urnas em 1999, foram realizadas 18 eleições. Duas delas o governo perdeu. A oposição direitista governa três estados importantes... Foi o país do planeta que mais eleições realizou em toda história, em menor período.

Saíram do país no ultimo ano em torno de 30 mil venezuelanos para Colômbia, Espanha e Brasil. Mas há na Venezuela 3 milhões de colombianos e mais de 15 mil haitianos.

A Venezuela é um pais grande importador de alimentos, e quem importa são empresas privadas e o governo. Nunca se gastou tantos dólares em importação de comida como agora.

De abril a agosto de 2017, a direita adotou a tática ucraniana de produzir o terror, o medo, o caos, para provocar um golpe, tentando dividir as forças armadas e pedindo intervenção militar estrangeira! Adotou as mais diversas formas de violência física e social, seguindo os manuais da CIA. Tudo era praticado por jovens mercenários e lumpens, pagos em dólar. Mataram nesse processo 95 pessoas. Cinco foram mortas em confronto com as forças da ordem e 90 foram assassinadas pelos mercenários.

A resposta do governo foi convocar uma constituinte, para repactuar os poderes com a sociedade. O povo entendeu e somou-se de forma massiva, ainda que a participação não seja obrigatória, foram votar mais de 8 milhões de eleitores, a maior presença dos últimos vinte anos. Com a eleição da constituinte o povo derrotou politicamente o terror e a tática ucraniana.

A oposição retirou-se com seus mercenários, as ruas voltaram a ter tranquilidade e agora vai participar com seus euros e dólares das eleições para governadores marcadas para dia 22 de outubro próximo.

Mas o império não se aquietou e o panaca do Trump ameaçou com bloqueio econômico, naval e invasão militar! Santa paciência!, O imperador falastrão não conhece o povo da Venezuela, a America latina, nem as leis internacionais. Essa ameaça apenas serviu para coesionar ainda mais as forças armadas com o povo venezuelano. E uma agressão militar levaria a milhões de trabalhadores de toda America latina a se mobilizarem em defesa da Venezuela.

No fundo a disputa não é pelo governo Maduro, a disputa é pela renda petroleira, que durante todo século XX foi apropriada indevidamente pelas empresas estadunidenses e por uma minoria de oligarcas venezuelanos, que viviam como marajás! E isso acabou.

A obrigação de todos os militantes, de todas as pessoas de bem, de todos movimentos populares e partidos de esquerda, é defender o povo da Venezuela e o processo bolivariano.

Ou assumir que está do lado do império e de seus aliados mercenários dentro da Venezuela!

No Brasil, os movimentos populares e partidos políticos nos articulamos em mais de 60 entidades no Comitê pela Paz na Venezuela para nos manifestar e apoiar de todas as formas possíveis a paz naquele país. Você pode aderir, ( entre na página com mesmo nome), e promova atividades de solidariedade em seu espaço social de atuação.

Já os golpistas, sua imprensa e alguns oportunistas, seguem vomitando mentiras, como se tivessem alguma moral, de criticar algum governo de outro país.

A historia não falha, e no futuro as gerações saberão quem eram os golpistas e mercenários a serviço apenas do capital estrangeiro.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ontem fui MAIS Chaves, hoje sou MAIS Maduro. Sou contra o invasores Iankes e os GOLPISTAS. Vamos disputar no VOTO livre e soberano.