sábado, 25 de novembro de 2017

Enquanto isso, no submundo do golpe...

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Artigo recente assinado pelo conceituado jornalista Luis Costa Pinto, além de confirmar que os golpistas são capazes de tudo no clima de anarquia institucional que reina na República pós-golpe, tem potencial para aumentar em doses cavalares a indignação das pessoas com um mínimo de senso de justiça e apreço à democracia.

Na escuridão do Jaburu, ou nos demais locais de Brasília onde acontecem encontros secretos e fora da agenda reunindo gente dos três poderes preocupada com o futuro de Temer depois que ele descer a rampa do Planalto, trama-se um estupro jurídico tão simples como aterrador.

A ideia, feita sob medida para livrar o pescoço de Temer da espada da justiça comum, na qual as chances de terminar seus dias na cadeia são grandes, é aprovar uma PEC estendendo o foro privilegiado para os ex-presidentes da República. Os destacados coveiros da democracia que protagonizam esse casuísmo sem vergonha já definiram até o período para o monstrengo vir ao mundo: no fim de 2018, logo depois das eleições. Isso, se elas ocorrerem.

Eis o passo a passo da conspirata: 1) Acelerar a condenação de Lula pelo TRF-4, para que ele não possa ser beneficiado pela mudança na lei; 2) Condenar também o quanto antes o ex-presidente Collor, para salvar as aparências e não fazer de Lula é a única vítima da exclusão; 3) Mesmo sem nenhuma denúncia aceita pela Justiça contra Dilma, para os arquitetos desse arranjo, tudo bem se ela vier a se beneficiar. Seria um efeito colateral absorvido em nome da causa maior de poupar Temer.

Mas, como diria o genial Garrincha, “faltou combinar com os russos”. E se Lula conseguir atravessar a tormenta, garantir o direito de disputar a eleição e vencê-la? Haveria, então, ambiente favorável na sociedade para prosperar proposta tão vil?

Claro que não. A euforia popular desencadeada pela vitória do maior líder de massas do país, embalada pela expectativa de revogação das medidas antipopulares e antinacionais de Temer, certamente frustraria os planos dos golpistas.

Por isso, trata-se de uma operação casada conduzida pelo estado-maior da quadrilha que assaltou o governo sem voto. Sem a inabilitação de Lula, nada feito. Neste caso, só restaria a Temer responder pelos seus crimes na 1ª instância da justiça. Daí para a cadeia seria um pulo.

A cada pesquisa apontando a liderança cada vez mais folgada de Lula, mais assombrados ficam os que sabem ser impossível derrotá-lo nas urnas. O projeto visando a salvação do pescoço de Temer, via extensão da prerrogativa de foro para ex-presidentes da República, é mais um obstáculo erguido pelos conservadores para impedir a eleição de Lula.

Resta saber se serão capazes de conter a roda da história movida pela maioria do povo brasileiro.

0 comentários: