sábado, 18 de novembro de 2017

Temer lança o programa "Menos Médicos"

Do site de Dilma Rousseff:

O presidente usurpador decidiu assinar um decreto proibindo a criação de cursos de medicina no Brasil por um período de cinco anos.

É exatamente o contrário do que o Brasil precisa. O governo golpista está cometendo com este decreto um atentado contra a saúde da população.

O Brasil tem no máximo a metade do número de médicos de que necessita. E a esmagadora maioria dos milhares de médicos brasileiros em atividade trabalha nas capitais e nos grandes centros urbanos.

Quando criamos o programa Mais Médicos, que o governo golpista esvazia pouco a pouco a cada dia, 700 municípios brasileiros não tinham nenhum médico, 1.900 municípios tinham apenas um médico e outras tantas cidades só contavam com um médico alguns dias por semana.

Parte fundamental do programa Mais Médicos previa a formação de pelo menos mais 11 mil médicos até este ano, e isto se daria com a criação de cursos de medicina, privados e públicos, em municípios do interior que não recebiam atendimento adequado de profissionais de saúde. Foi o que fizemos, criando cursos em 36 cidades que até então não tinham faculdades de medicina públicas ou privadas.

O Mais Médicos tratou de atacar o déficit de profissionais nas periferias das capitais e das maiores cidades brasileiras, no interior, nos departamentos de saúde indígena, nas comunidades quilombolas e nos assentamentos da reforma agrária. Colocamos 18.240 médicos em unidades básicas de saúde, por todo o Brasil. Em 2015, o programa atendia uma população de 63 milhões de brasileiros que, se não fosse por isto, não teriam acesso a médico algum.

Contratamos 11 mil médicos cubanos e, por isso, somos gratos ao Governo e ao povo cubanos pela solidariedade. Contratamos também médicos de alguns outros países. Não havia número suficiente de médicos brasileiros para participar do programa e a maioria preferira ficar nas áreas onde já se concentravam. Por isso, a importância de criar novos cursos e novas vagas para estudantes de medicina, sobretudo no interior.

Agora, aplicam a emenda do teto de gastos e cortam, sem dó nem piedade, os recursos para melhorar o atendimento à saúde da população, comprometendo o futuro do Brasil. Ao mesmo tempo, gastam alguns bilhões com a compra de votos para lhes garantir a impunidade e outros tantos bilhões com a propaganda enganosa sobre o seu governo.

Nós fizemos o MAIS MÉDICOS, programa aprovado pela população atendida. O Governo golpista, fiel à sua vocação antipopular, coloca em prática o “Menos Médicos”.

0 comentários: